É uma das redes sociais mais populares. No entanto, apesar da sua popularidade, existem diversas funcionalidades do Facebook desconhecidas pela maioria das pessoas, mesmo por quem usa diariamente esta plataforma digital. O Facebook é uma rede social bastante intuitiva. No entanto, parece querer “esconder” inúmeras funções que até podem revelar-se de grande utilidade para a maioria dos utilizadores. Há diversas funcionalidades que se encontram escondidas. No presente artigo do NCultura, reunimos as 10 funcionalidades do Facebook mais úteis.
10 funcionalidades do Facebook que muitos desconhecem
1 – Os acessos indevidos à conta
Esta funcionalidade do Facebook permite saber se as pessoas acederam à nossa conta sem a devida autorização. Por isso, esta é uma ferramenta muito útil em termos de segurança e privacidade. Só tem de ir a Definições (por via da seta invertida que se situa no canto superior direito).
Toda a informação relacionada encontra-se menu do lado esquerdo. Entre em “Segurança e início de sessão”. Irá encontrar todos os dispositivos usados para aceder à sua conta do Facebook no separador “Onde tens sessão iniciada”.
Se reconhecer todos os dispositivos que acederam à conta, então não tem nada com que se preocupar. Se desconhecer algum, clique em “Não és tu?” nos 3 pontos verticais que aparecem do lado direito e siga as indicações do Facebook.
2 – A decisão do que acontecerá à sua conta após morrer
Esta ferramenta está presente nas Definições, no menu “Geral”. Se clicar em “Definições de homenagem” poderá decidir o que pretende que aconteça na sua conta após falecer. Além disso, pode ativar esta ferramenta de forma a proibir pedidos de amizade de pessoas que já tenham falecido.
3 – O backup desconhecido
Os backups são úteis nos telemóveis e computadores, mas também nas redes sociais. Ter a possibilidade de fazer o download de toda a sua informação e histórico do Facebook é algo valioso.
Esta funcionalidade é uma mais-valia. Só tem de aceder às Definições e carregar em “As tuas informações do Facebook” que se encontram no menu do lado esquerdo. Posteriormente, selecione a opção “Descarregar as tuas informações” para ficar com toda a informação.
4 – A publicidade
O Facebook oferece uma funcionalidade interessante que nos permite filtrar a publicidade que surge na plataforma, segundo as nossas preferências. Para o fazer, deve aceder às Definições e depois só tem de carregar em “Anúncios”, no menu do lado esquerdo.
5 – A autenticação de dois fatores
Esta é uma opção muito útil a nível de segurança. Esta funcionalidade encontra-se presente na maior parte das aplicações da atualidade. A autenticação de dois fatores permite ativar uma segunda opção de segurança no caso de aceder à conta num dispositivo novo.
O que esta ferramenta permite fazer é exigir a apresentação de um código aleatório, que deve gerar aplicações como o Google Authenticator. Para ativar esta funcionalidade, deve aceder às Definições e clicar em “Segurança e início de sessão” que se situa no menu à esquerda.
6 – As publicações que não são para todos
No Facebook, podemos fazer publicações apenas para um grupo restrito de amigos. Por isso, publicamos conteúdos que os outros ficam sem saber. Por isso, nesta rede social, pode filtrar o público que tem acesso às suas publicações.
Independentemente do motivo que leva a tomar essa decisão, a verdade é que se não quiser que uma ou mais pessoas tenham acesso à publicação que pretende publicar, então, antes da publicação, só tem de definir uma lista restrita com o nome (ou nomes) dessas pessoas.
Para o fazer, carregue em “Quem pode ver isto?” que se encontra no separador inferior da caixa de publicação. Em seguida, selecione “Amigos restritos” ou “Personalizar”. Desta forma simples, poderá definir as pessoas que podem e as que não podem ver a sua próxima publicação.
7 – Pedidos de amizade por aceitar
Há pedidos de amizade que ficam perdidos no Facebook… Esta plataforma permite que todo esse histórico que é produzido desde o dia em que criou a conta seja guardado. Por isso, se nunca aceitou um pedido de amizade de alguém, ainda o pode fazer.
Só tem de clicar no ícone (duas pessoas) dos “Pedidos de amizade” que se situa no menu superior, do lado direito. Depois, carregue em “Ver tudo”, presente no final da janela que surge e, posteriormente, clique em “Ver pedidos enviados”.
8 – O tempo que passa no Facebook
Esta funcionalidade permite saber quanto tempo passa por dia ou mês no Facebook. Prepare-se, porque os números podem assustar. Se quer saber quanto tempo passa nesta rede social, tem de usar a aplicação num dispositivo móvel.
Posteriormente, deve carregar no menu (3 linhas horizontais), em “Definições e Privacidade” e, em seguida, “O tempo que passaste no Facebook”.
Conheça outras dicas úteis:
- Aprenda a poupar água em casa e na cozinha
- Dicas para poupar nas viagens de verão
- Truques e dicas de culinária para poupar dinheiro
9 – As ligações que pode guardar
Tudo o que surge no mural, pode ser guardado num separador privado. Por isso, quando encontra uma notícia, uma receita, um vídeo engraçado ou uma oportunidade de emprego, que queira ver posteriormente, pode carregar nos 3 pontos horizontais da publicação em questão e, em seguida, deve selecionar “Guardar vídeo/ligação”.
10 – A caixa de mensagens oculta
Após se abrir o Messenger, podemos dar resposta às mensagens que se tem para ler. No entanto, há outra caixa de mensagens além dessa. Existe outro separador de conversas que alojam os pedidos de mensagem, “Message Requests“.
Neste encontram-se as mensagens que foram enviadas por desconhecidos, pessoas que não são amigas no Facebook. Nesta rede social, não é necessário ter amizade confirmada para lhe poder enviar uma mensagem. Por isso, devemos verificar se há mensagens nesta aba que se encontra do lado direito da caixa de mensagens normal.