Descubra 10 factos desconhecidos do Rei Carlos III, o homem que mais tempo passou à espera da coroa…
O rei Carlos III assumiu o trono recentemente, na sequência da morte da sua mãe, a Rainha Isabel II. A monarca esteve 70 anos no trono e conseguiu cumprir este ano o seu Jubileu de Platina, um feito sem procedentes na história.
Do outro lado da moeda está o herdeiro. Carlos tornou-se no potencial sucessor que ficou mais tempo a aguardar pela Coroa. Carlos tinha 3 anos quando a sua mãe assumiu o trono. Após a morte do rei George VI, Isabel II ascendeu ao cargo mais poderoso do Reino Unido, passando 70 anos nessas funções.
A monarca tornou-se na pessoa com maior longevidade nessas funções. Teve 70 anos de reinado e faleceu com 96 anos. Carlos tornou-se Rei Carlos III no dia 8 de setembro de 2022. A sua vida enquanto Príncipe está cheia de factos e curiosidades irresistíveis.
10 factos desconhecidos do Rei Carlos III
-
O rei Carlos III escreveu um livro infantil
Muitos desconhecem que o rei Carlos III escreveu um livro infantil. O então Príncipe de Gales escreveu esta obra em 1980. O nome do livro é O Velho de Lochnagar. Esta obra é baseada em histórias que o Príncipe Carlos contava aos seus irmãos mais novos, nomeadamente aos príncipes André e Eduardo.
O Velho de Lochnagar é uma obra que se centra em torno de um velho que se desloca às cavernas que se encontram perto de Balmoral. O Velho vai à procura de um local tranquilo onde possa tomar um banho quente. Esse livro criado pelo então Príncipe Carlos foi transformado numa curta animação. O próprio Carlos foi o narrador nessa curta-metragem de animação.
-
Carlos foi o primeiro bebé Real do Palácio de Buckingham no século XX
A então princesa Isabel tinha 22 anos quando deu à luz Charles Philip Arthur George. Aquele que hoje é conhecido em Portugal como Carlos nasceu no dia 14 de novembro de 1948. O seu nascimento ocorreu seis dias antes do primeiro aniversário de casamento dos seus pais, Isabel e Phillip.
Os jornais relataram que Carlos era “um menino adorável, um bebé realmente esplêndido”. No entanto, Matthew Halton, jornalista da CBC Radio, lembrou aos ouvintes que o recém-nascido não seria rei tão cedo e recordou que “Se seu avô, o rei, e sua mãe, a princesa, viverem uma vida longa”, Carlos “pode muito bem ter (de esperar) 50 ou 60 anos antes de ascender ao trono”.
Ora, a história tratou de comprovar que Halton não estava errado. A rainha Elizabeth II morreu aos 96 anos, por isso Carlos “só” teve de esperar 73 anos para subir ao trono.
-
Carlos conheceu Diana após namorar a sua irmã mais velha
O então Príncipe Carlos tinha uma reputação de playboy quando tinha 20 anos. Uma jovem com “pedigree familiar” era considerada uma potencial princesa. Em junho de 1977, Carlos conheceu Lady Sarah Spencer, irmã de Diana (com quem veio a casa e a divorciar-se).
Esse momento aconteceu numa festa no Castelo de Windsor. Ambos foram depois a eventos de polo e tiro. Carlos foi à propriedade Spencer Althorp em novembro desse ano e foi aí que conheceu Diana, tinha ela apenas 16 anos.
Segundo Bedell Smith, na obra Diana in Search of Herself: Portrait of a Troubled Princess, uma biografia de 1999, Sarah revelou a um tabloide que não estava apaixonada pelo então Príncipe de Gales. Após passar férias a fazer esqui na Suíça com Carlos, em fevereiro de 1978, ela afirmou: “Não há dúvida de que eu não sou a futura rainha da Inglaterra. Acho que ele ainda não a conheceu.”
-
Carlos tinha apenas 9 anos quando recebeu o título de Príncipe de Gales
O então Príncipe Carlos foi a pessoa que manteve por mais tempo o título de “Príncipe de Gales”. No entanto, poderia ter mantido esse título por mais tempo, se tivesse sido nomeado mais cedo, algo que poderia ter acontecido.
Este título é apenas concedido a um herdeiro do sexo masculino. No entanto, não se trata de uma nomeação automática. Carlos passou de 3º herdeiro para 2º na linha de sucessão ao trono, após a morte do seu avô, algo que aconteceu em 1952. No entanto, Carlos só recebeu o título de Príncipe de Gales (e o seu título conjunto, Conde de Chester) em 1958, quando tinha 9 anos.
-
Há um sapo com o seu nome
O rei Carlos III tem uma espécie de sapo-arborícola equatoriano com o seu nome. Trata-se do ‘Hyloscirtus princecharlesi’. Esta espécie foi descoberta em 2012 e encontra-se ameaçada. Na revista Zootaxa, surge o nome dado à espécie como forma de homenagem ao Príncipe Carlos, como reconhecimento do seu trabalho de conservação da floresta tropical.
Esta temática é muito estimada por Carlos. Enquanto príncipe, ele dedicou muitas intervenções a abordar os perigos das mudanças climáticas. Carlos também criou o Prince’s Rainforest Project em 2007, uma campanha de caridade e consciencialização.
-
O rei Carlos III não é coroado no imediato
Após a morte Rainha Isabel II, Carlos como primeiro sucessor herdou o reino. No entanto, a coroação de Carlos não sucede no imediato.
Embora se tenha tornado rei assim que a sua mãe morreu, Carlos tem de aguardar algum tempo até ao momento da coroação. Esta é a designada “Operação Golden Orb” que foi planificada bem antes da morte de Isabel II. No entanto, ela não acontece imediatamente.
O Reino Unido vive primeiro o chamado período de luto, antes de se realizar a cerimónia religiosa extravagante e solene. Por exemplo, a coroação de Isabel II só ocorreu um ano após ela se ter tornado rainha.
-
A dúvida da manutenção do nome rei Carlos III
Ao longo do tempo, os monarcas escolherem para si um nome Real, como os Papas fazem. O nome escolhido pode ser diferente do nome de nascimento. Por exemplo, o avô de Carlos, George VI, foi batizado de Albert Frederick Arthur George.
Ao longo de grande parte da sua vida, foi Bertie (de Albert). Carlos foi o “Charles” mais famoso do Reino Unido por 7 décadas. No entanto, o facto dos dois reis Charles anteriores não terem ficado com bom nome na história britânica podia ter contribuído para Carlos optar por outro nome.
Enquanto o Rei Carlos I foi executado por traição (por causa das suas ações a monarquia foi abolida por algum tempo), o Rei Carlos II, seu filho, passou um tempo no exílio até que a monarquia foi restaurada, algo que só aconteceu 11 anos depois.
O Rei Carlos II era amado. No entanto, era conhecido como um pinga amor. O Rei Carlos II reconhecia pelo menos uma dúzia de filhos ilegítimos. Charles Stuart, também conhecido como Bonnie Prince Charlie, foi chamado de Charles II e foi ajudado pela rebelião jacobita na Escócia que tentou colocá-lo no trono.
O jacobitismo foi um movimento político que surgiu nos séculos XVII e XVIII na Grã-Bretanha e na Irlanda e tinha o objetivo da restauração do reinado da Casa de Stuart na Inglaterra e Escócia.
Segundo a BBC, Carlos optou por manter o seu nome. Manter o nome foi uma das primeiras decisões que o Rei Carlos III tomou após se ter tornado rei.
Leia também:
- Camilla Parker Bowles tem cada vez mais poder e poderá substituir Carlos III
- Rei Carlos III e o relacionamento com a Família Real
- Príncipe Harry humilhado por repetir hábito do pai
-
O nome de código de Carlos nos Serviços Secretos é “Unicórnio”
Os visitantes mais importantes dos EUA recebem nomes de código específicos. Carlos recebeu o nome de Unicorn. O nome é estranhamente apropriado. Este animal imaginado é o animal nacional da Escócia (que integra o Reino Unido).
O unicórnio faz parte do seu brasão há cerca de 600 anos. Roberto II ou III usaram unicórnios como parte das armas e do portão do Castelo de Rothesay (que está presente na Ilha de Bute, na Escócia). No final dos anos 1300, tratou-se do primeiro exemplo registado de um monarca escocês a usar o unicórnio como símbolo de força. Entre os primeiros títulos que o então Príncipe Carlos recebeu aos 5 anos, está o de duque de Rothesay.
-
Richard Nixon tentou arranjar casamento entre Carlos e a sua filha Tricia
Richard Nixon tentou aliciar Carlos a casar com Tricia, sua filha. Tricia teve o primeiro casamento ao ar livre na Casa Branca, em 1971. A filha mais velha do presidente Nixon casou-se no Rose Garden. No entanto, no verão anterior, Nixon tentou casar a sua filha com outro homem, o então Príncipe de Gales.
Richard Nixon tentou casar Tricia com o futuro rei de Inglaterra. Carlos tinha apenas 21 e na companhia da sua irmã (a princesa Anne que tinha 19 anos na época) realizou uma viagem não oficial a Washington, DC. Carlos dormiu no Quarto Lincoln.
Segundo consta na obra de Sally Bedell Smith, Prince Charles: The Passions and Paradoxes of an Improvable Life, uma biografia publicada em 2017, “O presidente providenciou tudo para que Tricia se sentasse ao lado de Carlos em todas as ocasiões, o que o incomodou”.
-
O rei Carlos III sabe tocar violoncelo
Muitos desconhecem esta faceta de Carlos, mas o Rei Carlos III é capaz de tocar violoncelo. Na verdade, Carlos aprendeu a tocar vários instrumentos. Quando era criança, Carlos aprendeu a tocar piano, trompete e violoncelo.
No entanto, é com o violoncelo que mostra maior competência, pois até chegou a tocar na Trinity College Orchestra, enquanto estudava.