Saiba quais são os 10 erros mais comuns ao utilizar o microondas. É indiscutível que o microondas se tornou num eletrodoméstico essencial que revolucionou a vida doméstica, desde que começou a ser comercializado. São anos e anos de uma utilidade inegável, durante os quais este eletrodoméstico se revelou uma preciosa ajuda para agilizar os afazeres domésticos.
Apesar de ser um eletrodoméstico que permite de que se usufrua de diversas vantagens, há muitas pessoas que cometem frequentemente erros ao usar este precioso aparelho. Quer saber quais são esses erros?
Microondas
Vantagens
Uma das maiores vantagens do microondas é a rapidez com que nos garante comida. O forno de micro-ondas, por exemplo, permite fazer em poucos minutos comida rápida (fast-food), saudável e saborosa, por isso tornou-se indispensável.
Em apenas 2 ou 3 minutos, as sobras do frigorífico são aquecidas. Os alimentos cozinhados no microondas preservam as suas qualidade (nomeadamente minerais e vitaminas), pois são cozinhados na própria água contida dos alimentos. Além disso, os alimentos são expostos ao calor por pouco tempo. Em poucos minutos, é possível descongelar diversos alimentos de forma segura, evitando assim a proliferação de bactérias.
Economiza tempo, mas também os objetos que usa. Se guardou a refeição num prato fundo, pode aquecer no mesmo prato e, depois, levar o objeto para a mesa. Se tivesse que reaquecer no fogão eram muitos mais os objetos que teria de usar… e lavar!
Desvantagens
A capacidade reduzida para aquecer comida. Normalmente, só se consegue aquecer a comida para uma pessoa (duas no máximo). A estratégia para contornar esse inconveniente é fazer o aquecimento em pratos distintos, de forma faseada.
Usar a potência máxima pode levar a que alimentos ricos em gordura (ou com baixo teor de água) fiquem sobreaquecidos (ou mesmo queimados). Exagerar no tempo de aquecimento pode tornar os alimentos muito secos.
Há alimentos “proibidos” que podem explodir: salsichas, tomates ou ovos rompem abruptamente. O microondas não aquece de forma uniforme, podendo ficar a comida fria numas partes e muito quente noutras.
10 erros mais comuns ao utilizar o microondas
Há diversos erros que são cometidos, quando se usa o microondas. Alguns podem prejudicar o eletrodoméstico (podendo mesmo avariá-lo!), outros prejudicam os próprios alimentos; entre outros problemas. Evite estes erros!
Usar recipientes inadequados
Se quer prolongar a vida do microondas, deve evitar colocar nele determinados recipientes, nomeadamente os que são de inox, metais ou com folha de alumínio, pois isso estraga o aparelho, causa estalidos, leva ao surgimento de raios (tipo relâmpagos), podendo mesmo originar uma explosão ou descarga elétrica.
Determinados recipientes de plásticos são inadequados
Há recipientes de plástico que libertam substâncias nocivas, contaminando os alimentos que ingerimos. Os que são adequados ao microondas contêm normalmente essa informação.
Ovos inteiros cozinhados
É um erro famoso, mas muito frequente. Há sempre um elemento da família que o comete. Tentar cozinhar ovos inteiros (com casca) no microondas é um erro tremendo, pois o ovo irá explodir! Limpar não será nada agradável.
Potência mais alta para sempre!
É um erro comum colocar o microondas na potência máxima e deixá-lo sempre assim. Cada alimento tem as suas características e a potência máxima pode prejudicar a qualidade de determinados alimentos, podendo estragá-los ou alterar o sabor deles. Procure nas instruções as recomendações para os diferentes alimentos.
Recipientes quadrados ou retangulares não são bons
É comum aquecer comida em recipientes quadrados ou retangulares, não é? Estes não são os mais indicados, pois não garantem um aquecimento uniforme. Opte, por isso, por recipientes redondos, nomeadamente um prato!
Aquecer pedaços de carne de grandes proporções
Aquecer lombo assado, por exemplo, é um desafio não superado. A carne está gelada por dentro, embora por fora esteja a escaldar. A temperatura não aquece o interior de um pedaço de carne muito grande. Convém, por isso, cortar a carne em pedaços pequenos, para conseguir um aquecimento uniforme.
Alimentos com casca fina
Aquecer ou cozinhar alimentos com casca fina como tomates, batatas ou linguiças é um desafio, pois a casca fina visa proteger o seu interior, tanto do frio, como do calor. Deve, por isso, perfurar com um garfo a pele destes alimentos (várias vezes!), para criar vapor no seu interior (que, depois, não pode ser libertado). Perfure várias vezes com a ajuda de um garfo e, depois sim, aqueça à vontade.
Leia também:
- Como limpar o microondas eficazmente. Tome nota!
- Coloque o pano de cozinha no micro-ondas. Perceba porquê.
Recipiente destapado
As tampas são importantes, mas muitas vezes desvalorizadas. O microondas vem com tampa por alguma razão!… Devem ser usadas no aquecimento dos alimentos, no microondas. Além de ser um gesto mais higiénico, previne os salpicos para o aparelho e serve, ainda, como um escudo que protege a comida dos raios emitidos pelo aparelho.
Aquecer água
Como normalmente está na potência máxima, a água fica a ferver e isso leva a que surjam distrações, fruto de um uso mecanizado e diário do microondas. Resultado? Queimaduras. Até podem ser ligeiras, mas se com o susto virar o copo de água a ferver sobre si, podem tornar-se mais graves. Se pretende aquecer água, faça-o por pouco tempo de cada vez e repita o processo as vezes que forem necessárias.
Deixar a limpeza do microondas para amanhã
A limpeza regular é essencial! Idealmente, deve ser feita, após qualquer utilização. Mas, no mínimo, deve fazer uma limpeza por semana. Os resíduos ou líquidos acumulados nas paredes do microondas podem levar a que os outros alimentos que vamos aquecer ou cozinhar sejam contaminados.