Aldeias pitorescas e uma cidade fantástica. Reunimos um conjunto de encantadores locais no Alentejo todos eles perto de Évora.
Existem diversos destinos turísticos formidáveis no nosso país. A região do Alentejo é particularmente rica em locais fantásticos. A beleza natural do Alentejo é verdadeiramente deslumbrante. Não faltam razões para visitar esta região, reconhecida como uma das mais belas de Portugal.
Há um pouco de tudo no Alentejo, por isso existem diversos motivos que podem levar-nos a visitar esta região. Além da boa comida e do vinho de excelência, existem lugares memoráveis.
Nesta região, há uma Natureza que se apresenta de forma encantadora. Existem no Alentejo locais que apresentam um conjunto de atrações imperdíveis. No Alentejo, existe um património arquitetónico riquíssimo, do melhor que se pode encontrar em Portugal.
Nesta região, existem diversos monumentos que encantam todos os que a visitam, portugueses e estrangeiros. Há castelos, pontes, igrejas, casas senhoriais, palacetes, entre outras construções formidáveis.
Entre as cidades mais populares desta região está Évora, uma autêntica pérola do Alentejo. As grandes cidades são destinos que atraem com facilidade um número vasto de pessoas. Contudo, existem aldeias que são encantadoras e que merecem a nossa visita.
Reunimos um conjunto de aldeias que estão próximas de uma grande cidade do Alentejo, Évora. As aldeias que escolhemos proporcionam experiências distintas, que apresentam uma beleza incomum e originam momentos extremamente agradáveis.
10 encantadores locais no Alentejo de visita obrigatória
Évora
Esta cidade é uma das mais populares do Alentejo. Esta é uma região particularmente rica, existindo nela diversas aldeias (ou vilas pequenas) que apresentam diferentes tipos de atrações que encantam todos os que a visitam.
Reunimos um conjunto de aldeias e vilas que se encontram a uma curta distância de Évora, num percurso de carro nunca superior a 1h30.
1 – Evoramonte (Estremoz)
Evoramonte é uma aldeia encantadora que se encontra no alto de uma colina. Esta aldeia fortificada tem no seu centro medieval o seu ponto mais elevado. Nesse ponto, ergue-se um Castelo fantástico que tem muitas histórias para contar. Trata-se de uma construção do século XVI. Existe ainda uma torre de menagem que merece a nossa atenção.
Se nos aventurarmos pelo interior desta aldeia, ainda podemos encontrar outras atrações. É sensato visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, uma construção do século XVI. Outro templo merecedor de uma visita é a Igreja de São Pedro, construída no século XV. O Santuário da Misericórdia é outra das diversas atrações que poderá encontrar em Evoramonte (ou Évora Monte).
2 – Aldeia da Orada (Borba)
Orada é uma aldeia que encanta todos os que a visitam. Esta aldeia ribeirinha está presente junto à albufeira de Pedrógão. Orada é uma pequena aldeia que se encontra em Borba. A aldeia teve como principal atividade económica a extração de minério. Foi devido a essa atividade que o crescimento da aldeia se fez, com naturalidade.
A Aldeia da Orada tem vários pontos de interesse. Muitos gostam de realizar uma visita obrigatória à antiga mina, que agora se encontra inundada. Por isso, este é um bom local para fazer mergulho. A Capela de Nossa Senhora dos Prazeres é uma construção religiosa que se encontra entre os maiores pontos de interesse.
3 – Ouguela (Campo Maior)
A aldeia Ouguela integra o concelho de Campo Maior e faz parte da freguesia de São João Batista, mais precisamente. Esta aldeia é pequena e tem poucos habitantes. São menos de 100 pessoas a habitar esta aldeia!
O castelo de Ouguela é uma atração local, que tem muita história. Esta construção data de 1300 e serviu como uma das praças-fortes que defendia o Alto Alentejo das invasões castelhanas.
O castelo de Ouguela esteve envolvido em diversas batalhas, nomeadamente na Guerra da Restauração, na Guerra da Sucessão Espanhola e na Guerra das Laranjas. Na aldeia Ouguela, poderá viver uma experiência relaxante, sendo um destino perfeito para quem pretende fugir da agitação das grandes cidades.
4 – Vila de Frades (Vidigueira)
Vila de Frades tem perto de 1000 habitantes e integra parte da Vidigueira. Este destino encantador é considerado a “capital” do vinho de talha. A produção do vinho de talha tem muita história e vem dos tempos dos romanos.
Existem outros produtos tradicionais da região que são bastante populares e saborosos. Entre os maiores destaques estão: o azeite, os enchidos, o pão e o queijo. Por isso, visitar Vila de Frades pode revelar-se uma viagem gastronómica de excelência. Aqui, poderá encontrar diversas iguarias fantásticas.
No entanto, existem diversas atrações neste destino, a Villa romana de São Cucufate é uma das mais populares. O Museu da Casa do Arco é um espaço cultural imperdível. A Igreja Matriz de Vila de Frades é um templo encantador. O Palacete do Mestre Conceição Silva é uma construção fantástica. A Adega de Vila de Frades é outro espaço que é bastante procurado por quem visita Vila de Frades.
5 – Elvas
Este é um destino fantástico que irá maravilhar todas as pessoas que o visitam. Elvas é a maior cidade fortificada da Europa. Elvas apresenta assim uma beleza incomum e trata-se de um espaço com muita história.
Todos os amantes de história ficarão fascinados com o castelo de Elvas. Passear pelo centro histórico revela-se uma experiência deslumbrante. As ruelas brancas que se ramificam deixarão os românticos verdadeiramente deliciados. Existem outras atrações que se podem encontrar em Elvas. As mansões extravagantes destacam-se entre elas.
No entanto, os amantes das construções religiosas poderão encontrar algumas igrejas fantásticas. As muralhas de Elvas servem como autênticos miradouros, pois permitem contemplar vistas deslumbrantes que ficam na nossa memória.
6 – Aldeia da Luz (Mourão)
A antiga aldeia da Luz foi desmantelada e submersa na sequência da construção da albufeira de Alqueva. A Nova Aldeia da Luz encontra-se a apenas 2 km da antiga aldeia. Esta aldeia foi construída em 2002, surgindo um novo plano para a Aldeia da Luz.
No entanto, mantiveram-se os traços e caraterísticas da aldeia da Luz primitiva. Nesta aldeia da Luz, existe um Museu que tem guardados diversos registos da antiga aldeia e das suas gentes. Portanto, a memória sobre a antiga aldeia da Luz está bem protegida. Existe ainda uma coleção etnográfica e de peças arqueológicas.
Nesta aldeia, também se pode encontrar uma Praça de Touros. Existe ainda um Lavadouro público nesta aldeia que serve de Miradouro sobre a Barragem do Alqueva. Outra grande atração que se pode encontrar na aldeia da Luz é a Igreja Paroquial do Sagrado Coração de Jesus.
Um outro destaque desta aldeia é uma réplica da Fonte Santa que existia na antiga aldeia da Luz. Nesta aldeia, também se encontram várias estações arqueológicas de diferentes períodos.
7 – Monsaraz (Reguengos de Monsaraz)
A aldeia de Monsaraz revela-se um destino formidável que pode ser encontrado no topo de uma colina, junto ao Guadiana. O Castelo que se encontra em Monsaraz é o ex-libris local. Esta construção servia como ponto de vigia. Era a partir do castelo que se observava a fronteira com Castela.
As ruas estreitas de xisto são perfeitas para passear tranquilamente. As paredes caiadas de branco concedem um charme especial à vila medieval. Por aqui, poderá encontrar diversos pontos nos quais é possível ter vistas arrebatadoras sobre a paisagem alentejana e sobre a albufeira de Alqueva.
Entre os grandes destaques de Monsaraz estão ainda o Menir do Outeiro. Realizar uma visita à Igreja Matriz de Santa Maria da Lagoa encantará os admiradores das construções religiosas. O Centro Náutico de Monsaraz é outra atração que encanta quem visita Monsaraz. A Praia Fluvial de Monsaraz revela-se um ponto de passagem obrigatória nos dias de verão.
Leia também:
- 7 tesouros escondidos no Alentejo esperam por si
- Safira, uma aldeia alentejana que não existe
- Alentejo: 6 locais para visitar no Inverno
8 – Melides (Grândola)
Esta aldeia deslumbrante pertence ao concelho de Grândola. Melides apresenta vários pontos de interesse que serão do agrado de todos os que visitam este destino encantador.
Entre as diversas atrações de Melides, estão os seus atrativos históricos e arqueológicos, nomeadamente: a Necrópole de cistas das Casas Velhas, o Dólmen da Pedra Branca e as Ruínas Romanas. A Igreja de S. Pedro é uma construção religiosa que se destaca entre as atrações que podem ser encontradas em Melides.
9 – Flor da Rosa (Crato)
Flor da Rosa está localizada nas proximidades da vila do Crato, nas imediações do Mosteiro. Esta aldeia alentejana é bastante conhecida pelo seu artesanato (onde se destaca a olaria e as peças em granito).
O artesanato local tem por base técnicas ancestrais. A importância do artesanato nesta aldeia é tão clara que uma das atrações de Flor da Rosa está na escola de olaria que se encontra por lá.
10 – Comporta
Os ricos e famosos escolhem a Comporta para passar férias. A popularidade chegou a personalidades internacionais, como Madonna. A cantora que viveu em Portugal até há pouco tempo tem uma megavilla na Comporta.
Além de encantar a rainha da pop, a Comporta deslumbra todos os que escolhem este destino para passar férias. A Comporta tem diversos locais maravilhosos, várias atrações e uma beleza singular e inconfundível. Além disso, não faltam hotéis de excelência, muito em estilo de fazenda, espaços encantadores com piscinas e mordomias infinitas.
Há ainda restaurantes formidáveis, nomeadamente de peixe. A proximidade com a Península de Troia, que se encontra a 20 km, torna a Comporta num destino de excelência.