Não quer dividir a sua praia com centenas e centenas de turistas? Veja a nossa seleção de 10 das melhores praias desertas portuguesas. Principalmente nos meses quentes, em que todos desejamos rumar à praia, os areais ficam a abarrotar e a privacidade é algo quase impossível de ter na maioria das praias portuguesas.
Contudo, é ainda possível encontrar ao longo do país alguns exemplares desertos ou, pelo menos, isolados quanto baste. É certo que grande parte destes areais não é vigiado e tem um acesso difícil. Porém, se tiver as devidas precauções e alguma força de vontade, estamos certos de que poderá passar momentos muito agradáveis nestes areais do nosso país.
Praia do Norte, Nazaré
Apesar da fama e popularidade que ganhou graças a Garret McNamara e o Canhão da Nazaré que o desportista surfou, esta praia continua calma, sobretudo frequentada por surfistas e praticantes de bodyboard.
O seu extenso areal é ótimo caminhar e relaxar numa escapadinha de fim de semana, por exemplo.
Praia da Gralha, São Martinho do Porto
Este areal encaixa perfeitamente na designação de praia deserta, não fosse este o destino certo para quem procura privacidade ao máximo.
Porém, há que ter em atenção o seu mar bravo, com correntes fortes, a que se soma o facto de não ter vigilância. Além disso, precisa de fazer uma longa caminhada, até alcançar o areal. Claro que o sossego e a tranquilidade compensa todo o esforço.
Praia da Almagreira, Ferrel
Em Peniche, fica este 1,5km de praia rodeada por falésia. O mar é agitado e pode dificultar os banhos e os mergulhos, mas se é fã de desportos náuticos, saiba que este é o local certo para os praticar.
Praia da Ursa, Sintra
Esta praia fica no Parque Natural de Sintra, perto do Cabo da Roca, a ponta mais ocidental de Portugal Continental. O seu acesso não é fácil e pode demorar cerca de uma hora a lá chegar.
A descida é longa e difícil, mas esta é “só”, para muitos, uma das praias mais bonitas do mundo. Escusado será dizer que a paisagem é mais do que recompensadora do esforço.
Praia da Adiça, Costa de Caparica
Na Costa de Caparica, existe esta praia muito procurada por naturistas, fruto da privacidade que permite.
Mais uma vez, o caminho até lá é difícil e acidente, mas o percurso está devidamente marcado. Invista em 15 minutos a pé e tenha acesso a várias horas de descanso e relaxe.
Praia do Ribeiro do Cavalo, Cabo Espichel
Já percebemos que a maior parte das praias desertas são sinónimo de acesso difícil e esta não é exceção.
Pode chegar lá de barco ou percorrendo um trilho pela serra da Arrábida. O descanso e a tranquilidade estão garantidos, numa praia que também é conhecida pelas suas atividades desportivas, desde logo o mergulho.
Praia Brejo Largo, Odemira
Esta praia selvagem fica na reserva natural, da Costa Vicentina. Trata-se de 1km de areal super indicado para os amantes da Natureza e praticantes de naturismo.
Além de repousar e usufruir da beleza desta praia, pode sempre aproveitar para praticar um pouco de pesca desportiva.
Praia de Cacela Velha, Vila Real de Santo António
Conhecida como Praia de Cacela Velha, de Cacela ou da Fábrica, esta mesma praia fica na extremidade poente da antiga Península de Cacela, a sul da aldeia de Cacela Velha, no Algarve. Faz parte do Parque Natural da Ria Formosa e trata-se de uma praia extensa, de águas tépidas e calmas e de uma beleza estonteante.
Embora possa seguir a pé, pode também aproveitar a boleia de alguns pescadores que, com as suas embarcações, fazem a travessia da Ria Formosa.
Praia da Ponta Ruiva, Vila do Bispo
Esta praia fica perto do Cabo de São Vicente. É um areal pequeno e isolado, enquadrado por uma série de rochas de tons avermelhados.
Por aqui podem encontrar-se, sobretudo, naturistas, surfistas e praticantes de bodyboard. Além disso, há sempre espaço para estender a toalha e relaxar.
Vila Franca do Campo, São Miguel
Saindo do Continente, também nos Açores, em Vila Franca do Campo, São Miguel, não faltam praias isoladas, banhadas por um mar calmo e quente. A temperatura e a calma agradam e convidam a banhos.
Porém, vale também a pena admirar a paisagem e as arribas das imediações, composta pela Prainha, Praia Grande de Água D’Alto, Praia do Degredo, a Praia da Vinha D’Areia, o Corpo Santo e a Praia da Amora.