Maravilhas naturais que merecem ser mais conhecidas por todos os portugueses. Confira 10 das cascatas naturais mais bonitas de Portugal.
O verão é ideal para passar férias. Esta estação quente tem no calor uma das razões que leva muitos viajantes a optar por ir para as praias, espaço onde se pode estender a toalha, apanhar banhos de sol e dar uns mergulhos.
No entanto, há que prefira explorar a vasta riqueza da natureza de outra forma, procurando outros locais para gozar as férias. Assim, aproveitam o bom tempo característico dos meses do verão para explorar as maravilhas naturais do país.
Em Portugal existem diversas cascatas que atraem muitas pessoas todos os anos. No território nacional existem cascatas naturais que são autênticas atrações turísticas. Elas são um dos muitos tesouros nacionais que podem e devem ser exploradas.
10 das cascatas naturais mais bonitas de Portugal
- Cascata Queda do Vigário, Alte, Algarve
- Fecha de Barjas (Tahiti), Gerês
- Cascata Poço do Inferno, Manteigas, Serra da Estrela
- Cascata Portela do Homem, Gerês
- Cascata Fraga da Pena, Coimbra
- Pulo do Lobo, Mértola, Beja
- Poço do Bacalhau, Ilha das Flores, Açores
- Cascata da Cabreia, Serra da Cabreia, Aveiro
- Cascata do Arado, Braga
- Cascata do rio Mourão, Sintra
10. Cascata do rio Mourão, Sintra
Esta bela cascata encontra-se perto de Lisboa. A Cascata do rio Mourão encontra-se em Sintra, mais precisamente entre a aldeia de Anços e Maceira. Após chegar à rua principal da aldeia de Anços encontrará toda a sinalização que necessita para chegar a esta deslumbrante cascata. Pode encontrar este monumento natural após seguir as indicações que estarão presentes no caminho.
9. Cascata do Arado, Braga
A maravilhosa Cascata do Arado encontra-se Braga. É no Parque Nacional da Peneda-Gerês que se encontra esta cascata, mais precisamente na aldeia de Ermida. Apesar do acesso a esta cascata ser um pouco difícil, o investimento de tempo e de energia é devidamente recompensado. Pois, neste local terá a oportunidade para se refrescar e para descansar depois da longa caminhada realizada.
8. Cascata da Cabreia, Serra da Cabreia, Aveiro
Esta cascata encontra-se em Serra da Cabreia, Aveiro. A Cascata da Cabreia tem 25 metros de altura e a vegetação densa que a circunda torna o cenário ainda mais memorável. Esta cascata é bastante atrativa, um autêntico paraíso natural.
7. Poço do Bacalhau, Ilha das Flores, Açores
O Poço do Bacalhau é um dos locais mais deslumbrantes da ilha das Flores. Ela está presente no concelho da Fajã Grande. O Poço do Bacalhau é uma queda de água enorme que desagua num poço que deslumbra todos os visitantes. O fácil acesso ajuda a tornar este espaço numa atração que encanta todas as pessoas. Todos aproveitam a oportunidade para banhos e mergulhos.
6. Pulo do Lobo, Mértola, Beja
Pulo do Lobo é a maior cascata natural do sul do território português. Esta cascata situa-se no rio Guadiana, perto da região de Mértola (Beja). O nome Pulo do Lobo surgiu devido às margens serem altas e cheias de pedras.
5. Cascata Fraga da Pena, Coimbra
A Cascata Fraga da Pena está próxima da aldeia de Benfeita. Este é seguramente um dos locais da Serra do Açor mais deslumbrantes. A Cascata Fraga da Pena corre num vale apertado, sendo uma cascata formada por duas lagoas maravilhosas.
4. Cascata Portela do Homem, Gerês
A Cascata Portela do Homem está presente no Parque Natural da Peneda-Gerês, sendo uma das melhores atrações locais. Existem várias cascatas no Gerês, sendo que esta cascata é mais procurada. A Cascata Portela do Homem apresenta águas cristalinas que são provenientes do rio Homem. Várias lagoas são formadas e apresentam uma água tão límpida e pura que se torna impossível de resistir ao mergulho…
3. Cascata Poço do Inferno, Manteigas, Serra da Estrela
Uma das principais atrações da Serra da Estrela é a Cascata Poço do Inferno. Para lá chegar é preciso passar por caminhos estreitos, subindo paralelo à Ribeira de Leandres. Nesta cascata a água é sempre gelada, independentemente da altura do ano em que se esteja. O percurso pedestre que rodeia esta deslumbrante cascata tem cerca de 2,5 quilómetros.
2. Fecha de Barjas (Tahiti), Gerês
Dar um mergulho nas águas tranquilas da Fecha de Barjas (também conhecida por cascata de Tahiti) revela-se uma experiência maravilhosa. As águas desta bela cascata provêm do rio Arado. Esta cascata é uma das maravilhas do Gerês. Para chegar a ela é necessário percorrer 5km na estrada que faz a ligação de Vilar de Veiga a Ermida, e depois virar em direção a Cabril. Após esse momento, siga o percurso até chegar a uma ponte de madeira. A partir desse momento é indispensável seguir a pé.
1. Cascata Queda do Vigário, Alte, Algarve
A Cascata Queda do Vigário consiste numa pequena queda de água que se encontra em plena serra algarvia. Em comparação com outras presentes nesta lista, pode ser menor, mas tem grande beleza.
Esta cascata encontra-se em Alte, no Algarve. Esta verdadeira maravilha natural está rodeada por vegetação e apresenta uma relva bem arranjada, por isso, o cenário é verdadeiramente encantador. O acesso até chegar a esta cascata é fácil. Basta que primeiro se siga as indicações para chegar à freguesia de Alte (presente no concelho de Loulé).
Posteriormente, deve contornar o cemitério da vila até encontrar o estacionamento local. Após estacionar o carro, deve seguir a pé, num percurso que demora cerca de 5 minutos.
Leia também:
- Aveiro é a cidade romântica portuguesa
- Portugal tem uma das cidades mais antigas da Europa
- 24 dos lugares mais assustadores do mundo (1 é português)
NCultura
Se leu “10 das cascatas naturais mais bonitas de Portugal” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…
Olá a todos! Eu gosto dos locais turísticos de Portugal, são muito belos e maravilhosos