As 10 maiores invenções da história

São coisas simples mas que tiveram a capacidade de mudar a humanidade para sempre. Descubra as 10 maiores invenções da história.

0
2126
Hugo Só - Involutus

Podemos lembrar-nos de inúmeras invenções, umas divertidas como os jogos que brincávamos quando éramos crianças, outras que são boas invenções como o frigorífico ou o micro-ondas, mas depois há aquelas que mudaram não só a nossa perspectiva do mundo, como impulsionaram o desenvolvimento da Humanidade. Hoje trazemos as 10 maiores invenções da história. São aquelas que não só nos ajudaram a criar as bases da sociedade em que vivemos, como nos tornaram no que somos hoje! Para o bem ou para o mal.

10. Canalizações

Canalizações
Canalizações

Acham estranho? Já imaginaram as vossas vidas sem canalizações? Agradeçam aos Romanos, não terem de sair de casa para ir buscar água, ou fazer as necessidades. O exemplo mais comum quando se fala da importância da canalização é o facto de se poder puxar o autoclismo sem deixar o mínimo rasto do que quer que seja! Este é sem dúvida um verdadeiro sinal da civilização.

  1. Internet
Internet
Internet

Hoje em dia não há ninguém que não passe algum tempo a navegar pela internet. No início só alguns tinham acesso mas hoje, apesar de ser relativamente recente, já faz parte das nossas vidas e o futuro deste tecnologia promete ser fantástico.

  1. Televisão
Televisão
Televisão

É uma das maiores invenções do século 20. O conceito nasceu nos anos 20, quando alguns cientistas competiam por dar vida a som e imagem em movimento. Philo Farnsworth foi quem tornou isto realidade e ficou conhecido como aquele que mudou a maneira como o Homem se relaciona com o mundo.

  1. Cimento
Cimento
Cimento

Os primeiros registos do uso de cimento remontam ao antigo Egipto e talvez tenha sido lá que os Romanos o tenham visto, para se tornarem mestres na construção utilizando o cimento. É o mais usado material de construção, formando as bases para pontes, estradas, edifícios, barragens e muito mais.

  1. Computador
Computador
Computador

A internet tornou o computador numa máquina fantástica mas por outro lado o que seria do ciber-espaço sem o computador? A invenção do computador e as suas origens, não estão bem detalhadas mas os historiadores acreditam que o alemão Konrad Zuse foi quem produziu o primeiro computador programável, o Z3. Desde então o computador tornou-se numa ferramenta de trabalho, de diversão e faz tanto parte da vida diária como escovar os dentes.

  1. Electricidade
Electricidade
Electricidade

Se conseguiram imaginar as vossas vidas sem canalizações, agora experimentem sem electricidade! Na semana passada falámos das origens da corrente eléctrica e a competição entre a corrente alternada e a corrente contínua, mas o importante é que a temos! E se há coisa, cuja importância é fácil exemplificar é esta. Dá-nos a possibilidade a nós de usarmos o computador para escrever este artigo e guardá-lo noutro computador para que vocês o possam ler!

  1. Antibióticos
Antibióticos
Antibióticos

Até aos finais de 1870, altura em que se começou a descobrir que certas substâncias inibiam o desenvolvimento de algumas doenças, o Homem tinha pouca protecção. Uma pequena lesão podia tornar-se fatal mas com os antibióticos conseguimos controlar os efeitos nefastos que alguns micro-organismos nos provocam.

  1. Fogo
Fogo
Fogo

Uma descoberta arqueológica recente, em Israel, veio provar que a primeira vez que o Homem criou fogo sem a ajuda de relâmpagos ou de incêndios aconteceu há 800 mil anos. Nessa altura os nossos antepassados passaram a ter aquecimento e a poder cozinhar os alimentos.

  1. Roda
Roda
Roda

Não se sabe onde apareceu a roda, mas há indícios do seu uso em meados do quarto milénio A.C., no entanto a sua origem será para sempre um mistério. Não só veio catapultar o desenvolvimento do transporte de bens, como também se tornou numa importante ferramenta de engenharia, sendo actualmente a ferramenta mais utilizada no mundo.

  1. A linguagem
Origem da escrita
Origem da escrita

A linguagem tinha que estar em primeiro lugar nesta lista! A nossa capacidade de comunicar, por escrita, por voz ou por gestos foi o maior impulsionador do desenvolvimento da nossa espécie. Todos os animais comunicam, e alguns com linguagens bastante sofisticadas, mas nós dominámos a linguagem e a comunicação e nenhuma outra invenção consegue competir com esta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here