Foi um vinho tinto a destacar-se num dos concursos de vinhos mais importantes e prestigiados na Ásia: vinho tinto eleito melhor vinho nacional em Hong Kong.
Portugal consegue arrecadar medalhas de ouro em diversos concursos em todo o mundo. Da Europa à Ásia, são vários os eventos da área de vinho que reconhecem a qualidade do vinho português. Os elogios são mais que muitos, sendo sempre justos, pois destinam-se a valorizar o mérito e o árduo trabalho das produtoras nacionais.
Recentemente, na Ásia, foi um vinho português a destacar-se num dos concursos de vinhos mais importantes e prestigiados do continente asiático. Quer saber mais?
Vinho tinto eleito melhor vinho nacional em Hong Kong
Ano 2020
Dadas as circunstâncias deste ano tão atípico, fruto da pandemia que tem causado estragos no mundo inteiro, há quem não tenha muitas razões de queixa… Pegões tem obtido resultados extraordinários num ano tão singular.
Apesar de serem muitos menos concursos a realizarem-se em 2020, a verdade é que desde janeiro já conseguiram mais de 150 prémios e bastantes troféus. Entre os que mais se destacam, estão o de “Cisne de Ouro” (que é o de melhor vinho tinto de todo o mundo), atribuído na Rússia, ao Adega de Pegões Aragonez.
Outra grande conquista foi o de melhor vinho Português atribuído ao Adega de Pegões Syrah, num concurso realizado na Coreia. Mas há mais boas notícias vindas da Ásia…
O concurso
Este evento é um dos mais emblemáticos concursos de vinhos que se realiza anualmente na Ásia. Os resultados deste ano foram anunciados no dia 12 de novembro. Foram concedidas 115 medalhas de ouro, além de 472 medalhas de prata e 503 de bronze, havendo ainda 13 medalhas verdes.
O país que mais se destacou foi a Austrália (23 medalhas de ouro, 98 de prata, 99 de bronze e 6 troféus conquistados!…).
Saiba mais sobre o concurso, aqui.
Leia também:
- Tintos e brancos! 13 medalhas no Wines of Brazil Awards
- Queijo nacional conquista prémio nos “Oscars” da gastronomia
- Tintos e brancos do Continente conquistaram 48 medalhas de ouro em 2020
- Não é Tinto! É um branco nacional e venceu a medalha de ouro em Itália
- Tinto nacional arrecada medalha de ouro em Bruxelas
O vinho
Um vinho da Península de Setúbal, região caracterizada por um microclima distinto, com condições endafo-climáticas ótimas. Este vinho é uma produção distinta de uma vindima extraordinária.
O Adega de Pegões Grande Reserva 2017 tem na sua composição as seguintes castas: Syrah (35%), Touriga Nacional (30%), Aragonez (20%) e Alicante Bouschet (15%). Este vinho realizou um processo de envelhecimento de 12 meses em pipas de carvalho francês e, posteriormente, passou 24 meses em garrafa, antes do vinho ser lançado no mercado.
É um néctar com potencial de envelhecimento, com uma evolução positiva de alguns anos. É um vinho que encanta ao primeiro olhar, seduz pelo aroma e conquista na boca, pelos seus frutos vermelhos e pretos bem maduros e pela compota. É um vinho cheio de taninos macios, que apresenta um fim de boca longo.
Este vinho harmoniza particularmente bem com Caça, Carnes grelhadas e Queijos. Deve ser conservado num local fresco, escuro e com a garrafa deitada. No momento de servir, deve procurar ser servido a 18ºC.
Saiba mais sobre o vinho, aqui.
A produtora
Além da distinção deste ano, há que mencionar que no passado já havia conseguido distinção semelhante com o seu Alicante Bouschet, em 2017.
A região de Pegões beneficia de condições edafo-climáticas privilegiadas, estando presente entre duas reservas naturais, a do Estuário do Tejo (a Noroeste) e a do Sado (a sudoeste), tendo a poente a Serra da Arrábida e a nascente de Barros Alentejanos.
Estas condições, aliadas ao clima e ao solo, ajudam a perceber que os seus vinhos apresentam características ímpares, próprias de um terroir que só existe em Pegões.
Factos de Pegões
– É uma adega moderna e competitiva com reconhecimento a nível nacional e internacional. Conta com mais de 500 distinções e prémios em concursos mundiais de vinhos.
– Em 2014, foi considerada pela “associação mundial de jornalistas e escritores de vinho e licores” como:
– 4ª melhor empresa de vinhos em Portugal
– 37ª melhor empresa de vinhos no mundo inteiro
– Pegões apresenta uma área vinícola de 1117 hectares.
– A produção é em média de 11.000.000 kg de uva (70% tinta e 30% branca).
NCultura
Se leu o presente artigo e gostou reaja a ele e faça um comentário!
Se tem um particular interesse neste tema, conheça outros artigos sobre vinho, há diversos artigos do género no NCultura. Se tem paixão pelo mundo dos vinhos e da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…