Descubra qual o melhor para acompanhar comida picante. A comida picante é uma paixão. Quem gosta de comida picante gosta de ir explorando diferentes locais, à procura de um novo petisco para degustar. Há muitos restaurantes que servem comida picante e que se revelam uma desilusão, pois são apenas ligeiramente picantes e, quando assim é, quem gosta verdadeiramente de comida picante quase nem sente. Mas quem gosta de comida ligeiramente picante, em vez de uma cerveja gelada, pode optar por um bom vinho.
Mas qual escolher? Será o vinho tinto o melhor vinho para acompanhar comida picante? Ou será o branco?
Leia também: Vinho tinto: usos alternativos fantásticos
Vinho tinto ou branco? Qual o melhor para acompanhar comida picante?
Vantajosa
Em janeiro, celebrou-se o Dia Internacional da Comida Picante, mais especificamente no dia 16 de janeiro. A comida picante está na origem de diversos benefícios. A malagueta produz efeitos positivos para a saúde. Tal tem vindo a ser constatado em diferentes estudos, realizados por universidades localizadas em diversos pontos do planeta.
Numa Universidade norte-americana, a conclusão foi a de que a percentagem de homens que morreram era inferior à daqueles que habitualmente consumiam comida picante. Neste estudo, mais de 16 mil homens foram monitorizados ao longo de 19 anos.
Comer malaguetas também contribui para a redução do “risco de problemas cardiovasculares, ataque cardíacos e AVC”, pelo menos é o que defende um grupo de investigadores chineses.
Viciante
A comida picante pode não ser do encanto de toda a gente, mas toda a gente que se encanta fica verdadeiramente maravilhado, próximo do dependente. Ok, ok, a pimenta pode não ser tão viciante quanto a nicotina ou a cafeína, mas a verdade é que os efeitos neurológicos das suas propriedades levam a que se anseie constantemente por ela.
Harmonização
Nem sempre é fácil saber quais as melhores harmonizações de vinhos para determinadas criações gastronómicas. Um dos maiores desafios são as comidas mais condimentadas.
Qual será o melhor vinho para acompanhar as refeições mais picantes? Será branco, tinto, rosé ou espumante?
Para quem quer evitar beber a cerveja fresca e pretende um bom vinho para acompanhar comidas mais condimentadas, saiba que existem algumas dicas que podem ajudar a tornar a experiência gastronómica bem melhor.
Dicas
Os taninos que estão presentes no vinho contribuem para aumentar a sensação de calor. A adstringência do vinho é realçada pelo picante. Se não pretende um palato saturado e sobrecarregado, não deve optar por um vinho tinto comum. Para quem é um fervoroso adepto de tintos, a melhor opção é um vinho tinto jovem que não tenha passado pela madeira.
E por que razão se devem procurar vinhos com pouca madeira?
Quem gosta de comida picante pretende apreciar as características próprias deste tipo de comida. Contudo, estas características tão procuradas são abafadas por vinhos amadeirados.
O picante realça os aromas amadeirados do vinho e como resultado há uma sobreposição destes sobre o sabor da comida. Logo, quanto menos madeira o vinho tiver, melhor companhia é para a comida picante.
Doçura dos vinhos
O calor e a sensação de picante da comida mais condimentada equilibra na perfeição com um vinho mais doce. Logo, um vinho com um teor de açúcar residual mais elevado é o ideal.
Um vinho mais fresco também contribui para a sensação de equilíbrio. Por isso, é uma boa opção os vinhos que possuam um grau de acidez e frutado mais elevado.
Evitar vinhos mais alcoólicos
É uma mistura explosiva conjugar vinhos com elevado teor alcoólico com comida picante. Ambos contribuem para um aumento da sensação de calor. Quanto maior teor alcoólico tiver, mais efeitos terá o vinho no organismo. Deve ter isso em consideração e evitar vinhos mais alcoólicos, no momento em que estiver a comer algo muito picante.
O álcool contribui ainda para acentuar o picante, logo vai sobrecarregar e cansar o palato. Se pretende usufruir verdadeiramente de comida mais condimentada, então opte por vinhos menos alcoólicos.
Leia também: Vinho tinto combate a depressão e ansiedade
Recomendação
A maior parte dos vinhos tintos não é a mais indicada para harmonizar com comidas picantes. A aposta deve ser em vinhos com poucos taninos e adstringência, por isso os vinhos brancos ou rosés são os mais indicados para acompanhar este tipo de comida, mais condimentada.
Um vinho fresco e frutado e um pouco doce é a melhor opção para harmonizar com comida picante. Um vinho verde é uma boa opção. Tal como é uma excelente opção um vinho branco que possua um maior grau de acidez.
Espumantes
Para os amantes de comida picante (que não deve ser consumida em exagero!), o momento de apreciar este tipo de comida é especial e deve ser celebrado! Por isso, por que não optar por um espumante? Sim, também é uma bela opção. Até poderá ser surpreendentemente agradável a combinação entre o picante e a efervescência do espumante.