Conhecidas como o Machu Picchu português, as ruínas da Vila Romana do Prazo ficam em Freixo de Numão e oferecem uma paisagem incrível.
Estas ruínas da Vila Romana do Prazo ficam em Freixo de Numão, distrito da Guarda, e são uma atração imperdível para qualquer amante de arqueologia e de história.
Nas suas imediações, há ainda muito para ver, como o Museu da Casa Grande, situado num Solar Barroco do século XVIII. Lá, pode usufruir de coleções de arqueologia e etnologia, além de um quintal que preserva ruínas romanas, medievais e modernas, com bastantes exemplares da Idade do Ferro.
Curioso? Então, fique a saber tudo o que pode encontrar e, também, como chegar a este destino que até se pode revelar um ótimo ponto de passagem para as suas férias de verão.
Vila Romana do Prazo: o Machu Picchu português
As ruínas da Vila Romana do Prazo são chamadas por alguns de Machu Picchu português, pela paisagem envolvente e pela quantidade de vestígios arqueológicos que congregam, fazendo as delícias dos seus visitantes. Aqui, existiu uma Vila Romana, datada do século I ao início do século V d.C. Por aqui também terão passado povos pré-históricos de períodos como o paleolítico, o mesolítico e o neolítico.
A Vila é composta por uma série de pontos de interesse, muitos dos quais relacionados com um povoado que data dos III e II milénios a.C., ou seja, desde as Idades do Cobre e do Bronze. Eis alguns exemplos:
– Uma basílica paleocristã que funcionou até ao século XIII, tendo no século XV sido reabilitada como casa de campo;
– 22 sepulturas com ossadas de diferentes épocas;
– Uma “estela antropomórfica”;
– Um grande menir;
– Uma casa senhorial;
– Uma zona balnear;
– O Castelo Velho que funciona como miradouro.
Outros vestígios em estudo
Nas imediações das ruínas, haverá mais vestígios de interesse, alguns dos quais ainda em estudo, como é o caso das vilas rústicas do Prazo, do Rumansil, do Zimbro II, da Colodreira/Escorna Bois, entre outras.
A explicação para tal facto pode estar em aqui ter havido um castro romano, pois são várias as referências a divindades como Juno, Júpiter, Lares, Breaegui e Turocicis.
Também na Igreja Medieval do Prazo há diversas sepulturas dignas de interesse, que remontam a um passado bastante distante.
Os pontos de interesse naturais também existem, como exemplificam a Reserva Florística da Mela, o Forno-Anta da Colodreia e as cascatas de água do Pontão das Três Bocas.
Acessos
Para chegar até às ruínas da Vila Romana do Prazo, pode seguir duas vias distintas.
Se partir da freguesia de Freixo de Numão, siga pelo caminho do Tanque do Sapo.
Caso parta do Alto da Touca, deve seguir pelo caminho dos Bons Ares e pelo Alto de Santa Eufémia. A distância é de cerca de 3 km de ambas as freguesias.
Se é um apreciador de arqueologia e de história, aproveite estas férias para explorar estas ruínas, ainda pouco conhecidas e visitadas pela maior parte da população.
Deixe a praia e os mergulhos na piscina de parte por uns dias e deixe-se envolver por tudo aquilo de fantástico e de maravilhoso que a cultura traz a quem deseja ficar a saber mais sobre o seu país, o seu passado e as suas raízes.
Tenha também uma atitude cívica e nunca se esqueça que o território que está a pisar remonta a tempos muito distantes e, por isso, todos estes vestígios têm um valor incalculável, já que sobreviveram a guerras, temporais e ao tempo e permitem que fiquemos a saber mais sobre a história dos nossos antepassados, como eram e, sobretudo, como viviam. Só assim é possível construir a história de um país, pelo que são fundamentais o respeito e a preocupação em manter estas estâncias arqueológicas devidamente conservadas e preservadas.
Fotos: SIPA
Leia também:
- Vilarinho de Negrões, aldeia de rara beleza em Trás-os-Montes
- 20 das mais bonitas Cidades e Vilas de Portugal
- As aldeias e vilas mais bonitas do Alentejo
NCultura
Se leu o nosso artigo e gostou, deixe-nos o seu comentário com a sua opinião ou sugestão para mais artigos deste género!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Histórias no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das Curiosidades e Pessoas, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos que irá adorar!
Antes de mais o meu muito obrigada pela publicação, pois se trata de informações muito úteis. Adoro história .
A minha formação académica é em Antropologia Social. Tudo que respeite ao Homem de outras eras me deslumbra.