Vieram de um conto de fadas! Conheça quais são os destinos portugueses que foram colocados entre as melhores joias escondidas da Europa! O European Best Destinations (EBD) é uma autoridade na área do turismo, sendo uma referência para viajantes de todo o mundo que pretendam viajar pela Europa. São muitas as listas que apresentam sobre os melhores destinos europeus, de acordo com diferentes características.
No presente artigo do NCultura, iremos partilhar a lista providenciada pelo EBD das Melhores Joias Escondidas. São destinos de sonho que proporcionam experiências memoráveis, bem distintas de tudo o resto. Estes destinos permanecem fora do radar dos destinos mais procurados dos países a que pertencem, mas não deixam de ter os seus inúmeros encantos.
Viagem às melhores joias escondidas da Europa (3 portuguesas)
18 – Sorano (Toscana – Itália)
Em Sorano, pode viver uma experiência completa. Pode degustar dos bons vinhos locais e descobrir as especialidades culinárias da região. O artesanato local é encantador, conquistando todos os viajantes curiosos que por lá passam, pois encontram algo bem diferente do que é proporcionado pelas grandes cidades italianas, nomeadamente: Florença, Roma e Milão. Recomendação (EBD) para se ficar hospedado: Agriturismo Biologico Sant Egle.
17 – Ilha Skiathos (Grécia)
Nesta ilha, poderá respirar o ar puro do mar, enquanto contempla uma paisagem deslumbrante e sente o perfumado cheiro dos pinheiros. Recomendação (EBD) para se ficar hospedado: The Water.
16 – Foix (Ariege – França)
Situada no sopé dos Pirenéus, esta cidade de 10.000 habitantes revela-se um encantador destino de férias. Entre os encantos de Foix, estão o seu formidável castelo medieval e a sua beleza natural. Pode até visitar Carcassonne, que é outra maravilha da região. Ela foi classificada pelo EBD como uma das mais belas cidades fortificadas da Europa! Recomendação (EBD) para se ficar hospedado: L’Arche des Chapeliers.
15 – Portovenere (Ligúria – Itália)
Portovenere é uma pequena vila de pescadores que é encantadora e foi classificada pela UNESCO como Património Mundial. Ela é considerada como uma das mais bonitas aldeias de “Cinque Terre” na Ligúria, Itália. Recomendação (EBD) para se ficar hospedado: “Grand Hotel Portovenere”.
14 – L’ile Louet (Carantec – Morlaix – Bretanha – França)
L’ile Louet é uma pequena ilha situada em Carantec, na baía de Morlaix, na Bretanha. Como costuma estar lotado, se pretende passar a noite nesta pequena ilha administrada pelo escritório de turismo de Carantec, deve reservar com antecedência. Recomendação (EBD) para se ficar hospedado: “Hôtel de Carantec”.
13 – Portoferraio (Livorno – Ilha de Elba – Itália)
Na Toscana, Itália, é possível encontrar uma das joias escondidas na Europa que o EBD selecionou: Portoferraio, uma cidade com um clima perfeito, todo o ano. O porto de Portoferraio foi desenhado de modo a proteger do vento a cidade de Portoferraio. Aproveite a estadia para tirar fotos a uma das suas atrações, as coloridas casas de pescadores. Recomendação (EBD) para se ficar hospedado: “Hotel Mare”.
12 – Sami (Kefalonia – Grécia)
Outra das joias europeias é a Ilha Kefalonia. Neste lugar mágico, há inúmeros encantos, sendo a Caverna Melissani um dos mais atrativos espaços turísticos. O poço de luz que se encontra na gruta, perfura a abóbada e abre-se para um bosque selvagem. É uma experiência memorável. Recomendação (EBD) para se ficar hospedado: Vila de Sami.
11 – Ilha Procida (Itália)
Procida encontra-se localizada na Baía de Nápoles, sendo uma das mais belas ilhas da Europa. As casas coloridas representam apenas um dos seus vários atrativos. Estas casas foram pintadas por pescadores, usando nelas a mesma cor apresentada nos seus barcos de pesca. Recomendação (EBD) para se ficar hospedado: Sirene e Kallos.
10 – Ilhota de Vila Franca do Campo (São Miguel – Açores – Portugal)
O Ilhéu de Vila Franca do Campo encontra-se voltado para a ilha de São Miguel, que é a principal ilha do Arquipélago dos Açores. Esta pequena ilha encontra-se a apenas 1 km da costa, sendo na verdade a parte visível de um incrível vulcão subaquático. As águas cristalinas e a pequena praia tornam esta joia escondida num autêntico tesouro. O EBD recomenda que se aproveite a visita ao Ilhéu de Vila Franca para se fazer um passeio de observação de baleias e de golfinhos. Recomendação (EBD) para se ficar hospedado: Vila Franca do Campo.
9 – Crovie (Aberdeenshire – Escócia)
Crovie é um destino peculiar, uma pequena vila com uma estrada e 50 casas que se encontram de frente para o mar. Esta vila está situada no norte da Escócia, na região de Aberdeenshire. Algumas dessas casas, que serviram de habitação, funcionam hoje como casas de férias. Recomendação (EBD) para se ficar hospedado: “49 Crovie Village”.
8 – Torquay (Devon)
Torquay é um dos destinos mais belos da Riviera Inglesa, um local parecido com Cannes ou Nice, na Riviera Francesa. Neste destino, podemos usufruir de um clima agradável, respirar ar puro e saudável, além de se ficar deslumbrado com a paisagem. Recomendação (EBD) para se ficar hospedado: ” The Osborne Apartments”.
7 – Adishi (Georgia)
Adishi é uma pequena vila que apresenta uma autenticidade incomum. Nesta vila isolada, que pode ser encontrada nas montanhas da Geórgia, pode viver experiências de esqui, bem no coração da Natureza. Adishi não tem elevadores de esqui ou marcações, por isso revela-se o lugar perfeito para quem rejeita pistas batidas. Recomendação (EBD) para se ficar hospedado: “Panorama guesthouse Mata C.”
6 – Sirmione (Lombardia – Itália)
Sirmione é outra das joias mais escondidas presentes em Itália. Sirmione situa-se na Lombardia, mais precisamente numa península no Lago de Garda. Um passeio pelos seus jardins revela-se uma experiência encantadora. Passear no seu cais possibilita a experiência de contemplar uma paisagem deslumbrante. Outra experiência recomendada pelo EBD é nadar no belo Lago de Garda. Recomendação (EBD) para se ficar hospedado: “Hotel Marolda” ou “Villa Cortine Palace Hotel”.
5 – Sistelo (Portugal)
Sistelo é uma das 7 maravilhas de Portugal. “O Pequeno Tibete Português”, como é popularmente conhecida esta aldeia de 300 habitantes, encontra-se no parque nacional da Peneda Gerês. O Castelo Sistelo é uma das suas muitas riquezas, existindo outros monumentos nacionais de relevo, além de algumas das melhores paisagens de Portugal. Recomendação (EBD) para se ficar hospedado: “Casa do Ramiscal – Eido do Pomar”.
4 – Cefalu (Sicília – Itália)
Cefalu é exemplo de um destino que respira autenticidade. Uma das riquezas locais de Cefalu é o seu porto de pesca medieval. Quem visita Cefalu fica encantado com a sua cidade velha. Outros espaços imperdíveis são a sua catedral e a praia, que é seguramente uma das praias mais bonitas da Sicília. Recomendação (EBD) para se ficar hospedado: “Hotel Kalura” ou B&B Olas de Mar.
3 – Agüero – Huesca (Espanha)
Estar cercada por formações rochosas gigantescas (de 200 m de altura!) é uma das características desta deslumbrante vila. As montanhas de “Los Mallos” são espetaculares. Bastante estimadas por alpinistas e por fotógrafos e instagramers que procuram paisagens deslumbrantes e invulgares. A igreja de Santiago (construída no século XII) é um monumento imperdível. Os vitrais são maravilhosos e retratam cenas da Bíblia. A sua beleza encanta todos os visitantes. Recomendação (EBD) para se ficar hospedado: “Hotel Sancho Abarca”.
2 – Ilha das Flores (Açores – Portugal)
A ilha das Flores é um destino de sonho, que permite uma maior ligação à Natureza. Aqui, poderá viver, verdadeiramente. Apreciar as coisas boas da vida, as mais simples, as mais belas. Aqui, poderá realizar diversas atividades memoráveis, desde a observação de golfinhos e baleias, a mergulho e à observação de cetáceos, além de caminhadas, degustação de produtos locais… Nadar nas piscinas naturais de Santa Cruz, nas praias das Lajes das Flores e da Fajã Grande ou junto às cascatas Poço de Bacalhau e Ribeira Grande são exemplos de experiências maravilhosas que se podem viver na Ilha das Flores. Recomendação (EBD) para se ficar hospedado: “Casa Pedras Brancas” ou “White Exclusive Suites & Villas”.
1 – Bohinj (Eslovênia)
Bohinj é um destino de sonho, pela Natureza, pelo desenvolvimento sustentável (a Comissão Europeia atribuiu o prémio EDEN de melhor destino de turismo sustentável na Europa a Bohinj), pela autenticidade. Bohinj está situado no coração dos Alpes Julianos, no Parque Nacional Triglav, que é um dos maiores parques nacionais da Europa e mais bonitos. Aqui, poderá viver experiências singulares.
Quem ama a Natureza tem aqui umas férias de sonho, podendo fazer caminhadas nas montanhas, realizar passeios a cavalo ou, simplesmente, aproveitar a rica gastronomia local, onde pode saborear produtos locais e caseiros de elevada qualidade. Recomendação (EBD) para se ficar hospedado: “Bohinj Eco Hotel”. O texto deste artigo é baseado nas informações presentes no artigo “MELHORES JOIAS ESCONDIDAS”. O mesmo pode ser visitado, aqui.
Leia também:
- Foi a melhor praia da Europa e é portuguesa
- 20 destinos baratos na Europa
- É português um dos mais bonitos rios da Europa
NCultura
Estes são lugares espetaculares que parecem mesmo saídos de um conto de fadas. São as autênticas joias escondidas da Europa, e agora que sabe onde se situam, já as pode ir visitar! Já visitou algum destes lugares ou tenciona ir? Dê-nos a sua opinião nos comentários! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e viagens no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…