Se precisa de sugestões para escapadinhas, não procure mais. Em Terena encontrará um destino fantástico, um segredo de sonho no Alentejo.
A vida das pessoas nas cidades (nomeadamente, nas grandes) é muito agitada. O rebuliço citadino torna-se desgastante, para o corpo e para a mente. No nosso quotidiano, existem várias solicitações, vários compromissos a realizar. Por isso, sentimos a obrigação de sempre em movimento (há deslocações constantes para: casa, trabalho, compras, escola dos filhos, atividades dos filhos). Essa realidade deixa-nos a agenda ocupada e o cansaço manifesta-se de diferentes formas.
Por isso, para recuperar energias, muitas famílias sentem necessidade de espairecer, de ficar uns dias noutros locais, para respirar novos ares, mais frescos, sem stresses. Realizar uma escapadinha é uma excelente forma de descansar, enquanto se conhece um pouco mais de Portugal.
Se precisa de sugestões para escapadinhas, não procure mais. Em Terena, encontrará um destino agradável e tranquilo.
Um segredo de sonho no Alentejo chamado Terena
Localização
Terena é uma pequena freguesia presente no concelho do Alandroal. Este destino encantador é também conhecido como São Pedro de Terena ou, simplesmente, São Pedro.
Terena é uma pérola perdida na bela região do Alentejo. Este é um destino perfeito para uma escapadinha de sonho. Terena tem todas as condições para uma estadia tranquila e agradável. Nesta freguesia, poderá encontrar diversas atrações.
Breve história
A história de Terena ajuda-nos a compreender a sua longevidade. A sua origem remonta à época romana ou cartaginesa. Foi nessa altura que as primeiras pessoas se fixaram no território que hoje conhecemos como Terena.
Segundo alguns investigadores, a sua origem poderá ser de Época Islâmica, sugerindo que, aquando do abandono do Castelo Velho do Lucefecit – com vestígios de ocupação do século X –, a população se tenha instalado aqui.
Segundo o geógrafo andaluz Ibn Said, em 1242, Hisn Talanna é interpretada como a “fortaleza de Terena”. No mesmo sentido, o primeiro foral fala de um povoado incipiente, Odialvidivez. Este é o nome islâmico dado à Ribeira do Lucefecit. No entanto, até ao momento, não há evidências arqueológicas que o confirmem.
Foram recolhidos diversos vestígios megalíticos pela região que são de tempos pré-históricos. Por exemplo, as xistosas Antas do Lucas servem para contar a história deste local encantador.
As pessoas que concederam o primeiro Foral a Terena foram o Cavaleiro D. Gil Martins e D. Maria João (respetiva esposa), algo que aconteceu no século XIII, em fevereiro de 1262, mais precisamente. Este momento fez com que o interesse em povoar esta terra fosse materializado.
Posteriormente, foi o Rei D. Manuel I a conceder o Foral da Leitura Nova. Esse momento histórico aconteceu no dia 10 de outubro de 1514.
Terena serviu a nação, desempenhando um papel importante na defesa fronteiriça do Guadiana. O castelo presente nesta localidade assegurava uma capacidade defensiva assinalável.
No ano de 1836, Terena passou a integrar o concelho de Alandroal- Consequentemente, o concelho de Terena foi extinto.
Descubra as melhores atrações de Terena
Os encantos das ruas
A experiência de passear nas ruas e ruelas de Terena é bastante agradável. Estas ruas permitem um passeio que tem como cenário uma paisagem encantadora, que retrata o que de melhor se pode encontrar no Alentejo. Esta beleza é tão singular que é apresentada com regularidade nas revistas e guias de viagem.
As ruas apresentam uma serenidade sedutora, onde cada recanto representa um encanto. A sua tranquilidade é muito importante para quem procura fugir ao rebuliço das grandes cidades.
As ruas de Terena ficam ainda mais atrativas com a presença do casario caraterístico, alvo de faixas coloridas. No cenário, o castelo altaneiro destaca-se, tornando o espaço ainda mais encantador.
Castelo de Terena
Esta construção emblemática é considerada o ex-líbris desta freguesia. O castelo de Terena chama a atenção de todos os que visitam este local. Trata-se de uma construção que torna esta pequena freguesia num regalo para os olhos de todos os que a visitam.
A Torre do Relógio
Esta construção é outra atração local. Este elemento arquitetónico destaca-se na paisagem.
O pelourinho
Este elemento é outro motivo de interesse. O encantador pelourinho é outro destaque da freguesia. Tem uma história com mais de 400 anos.
As ruínas
Os visitantes desta freguesia também devem visitar as ruínas da Ermida de Santa Clara. Esta atração é outro dos pontos obrigatórios para quem visita este destino. Existem por aqui outras ruínas merecedoras de uma visita, nomeadamente as ruínas do castro de Castelo Velho ou as ruínas romanas do povoado de Endovélico.
O enigmático Santuário do Endovélico seria um local de culto aos deuses venerados pelos lusitanos. Segundo os arqueólogos, este local serviria como oráculo, ou seja, aqui tentava-se prever o futuro.
A Barragem de Lucifécit
A Barragem encontra-se presente no noroeste de Terena. Esta atração é um ponto de interesse da região. A Barragem tem este nome, porque aproveita a Ribeira de Lucifécit, que se trata de um pequeno afluente do rio Guadiana.
Esta barragem serve para diferentes fins, nomeadamente para a rega de campos agrícolas, levando à formação de um espelho de água vasto que se situa bem próximo à estrada que liga Alandroal a Monsaraz.
O cenário junto à Barragem de Lucifécit revela-se absolutamente encantador. Muitos dos visitantes deste espaço aproveitam o momento para fotografar o local. A beleza é tanta que se sente a necessidade de eternizar o momento.
O Alqueva
Este grande lago do Alqueva é uma atração imperdível. Trata-se do maior lago artificial da Europa. Por isso, o Alqueva é considerado uma das grandes atrações da região. Este local é especial. Podendo ser visitado noutras estações, revela-se uma experiência distinta no verão, quando o calor aperta.
Nesta estação, revela-se uma atração perfeita para visitar. Torna-se inevitável dar um mergulho nas águas locais. As águas do Alqueva encontram-se sempre a temperaturas agradáveis. Refrescar-se nestas águas permite aos seus habitantes combater o calor intenso, tão caraterístico da região.
A albufeira abrange cinco concelhos do Alentejo e tem 250 quilómetros quadrados! A Barragem do Alqueva é uma construção imponente que orgulha os locais. Este espaço apresenta pequenos ilhéus e pequenos pedaços de terra que contribuem para a criação de um cenário verdadeiramente incomum.
A paisagem é absolutamente deslumbrante e assenta que nem uma luva no Alentejo, uma região que conjuga tranquilidade e beleza.
Eventos, Feiras e Festividades
Em Terena, celebra-se anualmente no Domingo e Segunda-Feira de Pascoela as Festas de Nossa Senhora da Boa Nova, realizando-se uma Romaria afamada e muito frequentada!
Também se realiza uma feira de Velharias em todos os primeiros domingos do mês. O evento decorre no Jardim da vila.
Construções religiosas
O Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova
Este templo é uma das construções religiosas que se pode encontrar em Terena. O Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova é uma das atrações imperdíveis nesta freguesia, principalmente para os amantes de arte.
Esta construção está presente nos arredores de Terena, sendo um dos seus monumentos mais surpreendentes. O Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova será a única Igreja-fortaleza de todo o país.
Este santuário está datado do século XIV. O templo foi construído seguindo uma planta em cruz grega com 3 pórticos góticos. Por isso, o Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova é um monumento único em Portugal.
A Igreja Matriz de São Pedro
Este templo é outra atração religiosa presente em Terena. Esta igreja é conhecida como Igreja Paroquial de Terena ou como Igreja de São Pedro. Este templo fica situado num dos pontos mais elevados da vila de Terena, cujo adro apresenta um amplo panorama. A Igreja Matriz de São Pedro é muito antiga, já existindo em 1394.
A Igreja da Misericórdia
Esta construção religiosa também é merecedora de uma visita. A Igreja da Misericórdia de Terena encontra-se integrada no conjunto arquitetónico designado por Edifício e Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Terena.
Este espaço serve de sede da irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Terena. O templo encontra-se presente na Rua Direita e está situado no centro histórico da vila de Terena.
A Capela de Santo António
Todos os que se deixam fascinar pelos encantos das construções religiosas também devem visitar este templo. A Capela de Santo António é outra atração religiosa que é de visita obrigatória!
A Ermida de Santo António está presente no Rossio da vila de Terena. Esta ermida apresenta linhas arquitetónicas simples. A Capela de Santo António revela o estilo popular alentejano, destacando-se pela fachada simples e pelo telhado caraterístico, de linhas radiadas, assinalado no terreiro fronteiro por cruzeiro popular.
Ermida de São Sebastião
Visitar a Ermida de São Sebastião revela-se uma experiência bastante agradável. Este monumento religioso ergue-se à saída da vila, estando à beira do caminho que leva ao célebre Santuário da Boa Nova.
Leia também:
- A pérola que se esconde no coração do Alentejo
- 5 lugares paradisíacos para descobrir no Alentejo
- 13 atrações fascinantes num passeio memorável pelo Alto Alentejo
Quer saber por onde comer em Terena ou no Alandroal?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Recanto do Fado
Morada: Caminho Municipal, Estrada 1108, 7250-135 Alandroal
Contactos: +351 963 801 268 / +351 962 675 466
Herdade dos Barros
Morada: Estrada Nacional 255, 7250-065 Terena
Contactos: +351 960 219 104 / +351 964 310 216
Adega dos Ramalhos
Morada: Largo Major Roçadas, 2 7250-113 Alandroal
Contactos: +351 268 449 490 / +351 961 648 971
Zé do Alto
Morada: Rua de Olivença, 26 7250-125 Alandroal
Contactos: +351 926 224 414
O Mercado
Morada: Mercado Municipal 7250-131 Alandroal
Contactos: +351 965 842 461
A Chaminé
Morada: Rua do Pinheiro, n.º12 -7250-132 Alandroal
Contactos: +351 268 449 335
A Maria
Morada: Rua João de Deus, 12 7250-142 Alandroal
Contactos: +351 268 431 143 / +351 963 945 937
Quer saber onde pode dormir em Terena ou Alandroal?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Herdade dos Barros
Morada: Estrada Nacional 255 7250 – 065 Terena
Contactos: +351 960 219 104 / +351 964 310 216
Monte dos Vicentes
Morada: Monte dos Vicentes – Terena
Contactos: +351 964 188 899
Casa de Terena
Morada: Rua Direita, 45 7250-065 Terena
Contactos: +351 268 035 556 / +351 926 627 364
Herdade Deluques
Morada: Herdade do Lucas 7250 – 066 Terena
Monte dos Vicentes
Morada: Monte dos Vicentes, 7250 – 065 Terena
Alandroal Guest House
Morada: Rua 5 de Outubro – Alandroal
Contactos: +351 961 324 529 / +351 918 899 936
Herdade D. Pedro
Morada: Herdade D. Pedro – Terena 7250-202 – Alandroal
Landroal Residencial
Morada: Rua Doutor António José de Almeida 7, Alandroal
Contactos: +351 268 449 662 / +351 933 607 730
Casas de Juromenha
Morada: Ribeira de Mures 7250-242 Juromenha – Alandroal
Contactos: +351 268 969 242 / +351 934 086 554
Casa de Campo Alcaide Pêro Rodrigues
Morada: Rua Alexandre Herculano, 43 7250-117 – Alandroal
Contactos: +351 268 431 280 / +351 962 876 066
Nave Terra
Morada: Herdade Nave de Baixo 7250-053 Mina do Bugalho
Contactos: +351 268 434 061/ +351 927 639 790