Já é possível ficar a conhecer o ‘mundo’ que existe debaixo de Loulé. É mais uma incrível atração turística do Algarve a não perder.
Em Loulé, a 230 metros de profundidade, há catedrais e galerias de sal que podem ser visitadas, de modo a ficar a conhecer que a beleza natural e a intervenção humana podem andar, harmoniosamente, de mãos dadas.
Nestas galerias, agora abertas ao público, existem formações geológicas com 230 milhões de anos! São 40 km de percurso que mostram uma cidade debaixo da própria cidade algarvia. Saiba todos os encantos que pode encontrar lá!
Um mundo oculto com 45 km debaixo de Loulé
A proposta que lhe fazemos é ousada, mas também imperdível. Falamos-lhe da única mina portuguesa visitável abaixo do nível do mar (a cerca de 30 metros abaixo do nível médio das águas do mar). Esta é ainda a única mina de sal-gema portuguesa com extração em túneis e não por salmoura.
Esta mina subterrânea de sal-gema tem tanto para mostrar que a visita guiada dura, aproximadamente, duas horas. O acesso é feito por um elevador que, em 3 minutos, chega à mina.
A origem da mina
Estávamos nos anos 50 do século XX e uma seca profunda levou a comunidade agrícola de Loulé que vivia da campina a ter de fazer sondagens para captação de água em aquíferos. Foi assim que foi descoberto um depósito subterrâneo de sal-gema…
Já nos anos 60, criou-se uma mina de extração de sal-gema, de modo que ela pudesse ser usada na indústria química. Mais tarde, abriram-se galerias e câmaras que permitiram aumentar ainda mais a extração de milhares de toneladas de sal-gema.
Após esta intensa exploração entre os anos 60 e o ano de 2018, a concessão da mina passou para a Tech Salt. A extração de sal-gema continua (aproximadamente 6000 toneladas por ano, usados para derreter camadas de gelo e neve no asfalto e para rações animais, embora o espaço contemple também outras funções, nomeadamente a de espaço expositivo, museológico e pedagógico.
2019
Assim, desde o ano de 2019 que decorrem nos dias úteis 4 visitas diárias à mina (apenas nos dias úteis), nas quais se assiste ao processo de desagregação dos blocos por roçadoras (que vieram substituir as explosões controladas) e a respetiva moagem até chegar ao produto final.
Estas visitas são possíveis graças a uma parceria entre a Tech Salt SA, concessionária das minas de Sal-Gema de Loulé, e a empresa turística Picturesque Journey. Durante o percurso, é possível cruzarmo-nos com 8 mineiros e com a restante equipa de apoio que torna toda a experiência ainda mais especial e distinta das visitas a outras minas.
O percurso pela mina
O trajeto interpretativo prolonga-se por aproximadamente 1,3 quilómetros. Através dele é possível ficar a entender melhor os processos de mineração antigos e atuais. Além disso, é explicada a importância geológica regional desta mina, assim como apresentados os muitos usos da sal-gema quer no passado, quer no presente.
Por exemplo, ficamos a saber que, durante algum tempo, a sal-gema era utilizada para a extração de sódio, o qual alimentava as indústrias agroquímicas. Porém, com o tempo, a sal-gema passou a ser importada, por ter um maior grau de pureza.
Informações úteis:
- Os bilhetes têm o custo de 25 euros por adulto e 15 euros para as crianças.
- Já grupos de 10 ou mais pessoas, pagam um bilhete individual com o custo de 20 euros.
Projetos futuros
As ideias de dinamização da mina prosseguem e, por isso, estão previstas outras ideias de aproveitamento do espaço, nomeadamente concertos, exposições e até debates televisivos.
Outra proposta da Tech Salt é organizar programas de turismo de saúde, recorrendo para isso à elevação de pó de sal para a atmosfera, o que pode ser benéfico para doentes asmáticos.
Se não residir perto de Loulé, provavelmente vai aproveitar para ficar alojado nesta bela cidade e, além de visitar a mina, ficar a conhecer muitos outros encantos desta região. Para isso, deixamos-lhe sugestões de onde pode dormir e comer com grande qualidade.
Qualquer altura do ano é boa para ir até ao Algarve, mas sem dúvida que a primavera e o verão são estações em que Loulé se torna mais agradável pelo tempo estar mais ameno e, assim, tornar-se mai agradável fazer este género de percurso, sobrando ainda tempo para ir até uma esplanada ou mesmo até à praia, apanhar uns banhos de sol e de mar.
Comece já a planear as suas férias do próximo ano e coloque na agenda as próximas sugestões de alojamento e de restauração em zonas próximas destas minas, como é o caso de Almancil, Quarteira e Boliqueime.
Quer saber onde pode dormir em Loulé?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Wyndham Grand Algarve
Morada: Avenida André Jordan, n. 39, Quinta do Lago, 8135-024 Almancil
Contactos: (+351) 289000300 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Luna Olympus Hotel Apartamento
Morada: Avenida da Marina, Lote H1, 8125-401 Quarteira
Contactos: (+351) 289302528 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Dom Pedro Vilamoura
Morada: Rua do Atlântico, 8125-478 Quarteira
Contactos: (+351) 289300700 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Hotel Quinta Jacintina
Morada: Urbanização Quinta Jacintina, Lotes 32 e 33, Garrão de Cima, Almancil, 8135-025 Contactos: (+351) 289350090 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Parque das Laranjeiras
Morada: Estrada de Vilamoura, Benfarras, 8125-017 Quarteira
Contactos: (+351) 289300970 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode comer em Loulé?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
O Retiro
Morada: N125, 8100-069 Boliqueime
Contactos: 289 366 339
Mais informações, aqui.
A Caravela
Morada: Largo do Mercado 17, 8125-507 Quarteira
Contactos: 289 312 280
Mais informações, aqui.
O Jacinto
Morada: Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro Edf. Costa Mar, LT2 LJ2, 8125-134 Quarteira
Contactos: 289 301 887
Mais informações, aqui.
Jorge do Peixe
Morada: R. Dom Dinis A, 8125-507 Quarteira
Contactos: 289 301 481
Mais informações, aqui.
São Gabriel
Morada: Estrada Vale do Lobo Quinta do Lago, 8135-106 Loulé
Contactos: +351 289 394 521
Mais informações, aqui.
“Em Loulé, a 230 metros de profundidade…”
“…a cerca de 30 metros abaixo da cota do nível do mar…”
Em que ficamos, 230 metros ou 30 metros???
Cândido, Loulé não fica ao nível do mar!
A superficie de Loulé está a 200 m acima do nível do mar! Para chegar ao primeiro piso da mina descemos 230 m, logo passamos 30 metros para baixo do nível do mar. Ou seja não devemos confundir cota ou altitude com profundidade! Altitude e cota podem ser positivas ou negativas se, respetivamente, estiverem acima ou abaixo do nível médio das águas do mar. A profundidade é relativa ao ponto de partida para o interior da terra desde um ponto,
Pena…que neste artigo, todos os hotéis e restaurantes recomendados são fora da cidade de Loulé.