Quinta-feira, Julho 31, 2025
NCultura Notícias
  • Início
  • Língua Portuguesa
    • Português
    • Poemas e Poesia
  • Histórias
    • História de Portugal
    • Curiosidades
    • Pessoas
    • Opinião
  • Receitas
    • Aperitivos e Petiscos
    • Receitas de Carne
    • Receitas de Peixe
    • Receitas Rápidas
    • Receitas Vegetarianas
    • Sopas
    • Bolos e Sobremesas
    • Truques e Dicas
  • Lifestyle
    • Moda e Beleza
    • Animais de Estimação
    • Limpeza e Arrumação
  • Viagens
    • Destinos e Viagens
    • Monumentos
  • Pensamentos
    • Pensamentos e Frases do Dia
    • Mensagens
  • Zodíaco
    • Horóscopo
    • Signos
  • Notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
NCultura Notícias
  • Início
  • Língua Portuguesa
    • Português
    • Poemas e Poesia
  • Histórias
    • História de Portugal
    • Curiosidades
    • Pessoas
    • Opinião
  • Receitas
    • Aperitivos e Petiscos
    • Receitas de Carne
    • Receitas de Peixe
    • Receitas Rápidas
    • Receitas Vegetarianas
    • Sopas
    • Bolos e Sobremesas
    • Truques e Dicas
  • Lifestyle
    • Moda e Beleza
    • Animais de Estimação
    • Limpeza e Arrumação
  • Viagens
    • Destinos e Viagens
    • Monumentos
  • Pensamentos
    • Pensamentos e Frases do Dia
    • Mensagens
  • Zodíaco
    • Horóscopo
    • Signos
  • Notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
NCultura Notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Publicidade
Início Notícias

“Vamos para Portugal”: turistas abandonam Maiorca e deixam ruas desertas

Protestos anti-turismo afastam visitantes de Maiorca e Portugal ganha destaque como destino alternativo.

Márcio Magalhães Por Márcio Magalhães
31/07/2025
em Notícias
0
"Vamos para Portugal": turistas abandonam Maiorca e deixam ruas desertas

"Vamos para Portugal": turistas abandonam Maiorca e deixam ruas desertas

FacebookTwitterPinterestWhatsApp
Publicidade
Publicidade

Artigos Relacionados

Fiscalização nas praias algarvias arranca na próxima semana

Fiscalização nas praias algarvias arranca na próxima semana

Julho 30, 2025
Cacela Velha volta a assustar: travessia perigosa na Ria Formosa termina em resgate e alerta urgente das autoridades

Cacela Velha volta a assustar: travessia perigosa na Ria Formosa termina em resgate e alerta urgente das autoridades

Julho 29, 2025
Nova variante da Covid-19 apresenta sintoma inesperado: o que deve saber sobre a Stratus

Nova variante da Covid-19 apresenta sintoma inesperado: o que deve saber sobre a Stratus

Julho 14, 2025
Alerta no Mediterrâneo: “Diabos do Mar” surgem na costa mediterrânica e podem chegar às praias portuguesas

Alerta no Mediterrâneo: “Diabos do Mar” surgem na costa mediterrânica e podem chegar às praias portuguesas

Julho 10, 2025

O paraíso mediterrânico de Maiorca, outrora sinónimo de verão, descontração e praias cheias de vida, está a atravessar uma transformação inquietante. O que antes era um convite aberto ao mundo, agora ressoa com palavras duras como “Voltem para casa” ou “Aqui vivem pessoas, não posts de Instagram”. As manifestações contra o turismo de massas, que têm agitado várias cidades europeias, chegaram com força à ilha espanhola — e estão a deixar marcas visíveis no sector turístico… e nas escolhas dos visitantes.

Publicidade
Publicidade

Em vez de multidões entusiasmadas a explorar as ruelas de Palma ou a mergulhar nas águas cristalinas de Port Soller, muitos turistas estão a evitar a ilha, assustados com o clima de hostilidade. Portugal, tranquilo e acolhedor, começa a emergir como um destino alternativo cada vez mais procurado por quem quer férias com calor, cultura e hospitalidade — mas sem o sentimento de “indesejado”.

“Os turistas que nos interessam estão a ir embora”: o alerta do setor em Maiorca

As palavras não podiam ser mais claras. Miguel Pérez-Marsá, presidente da Associação de Vida Noturna das Ilhas Baleares, não esconde a preocupação: “Os turistas que nos interessam estão a ir embora. Não se sentem bem-vindos e estão a escolher outros destinos”.

A afirmação surge na sequência de manifestações que tomaram as ruas de Palma, em junho, com cerca de cinco mil participantes empunhando cartazes e até pistolas de água, num gesto simbólico para afugentar visitantes. As palavras de ordem — pintadas com raiva e frustração — são inequívocas: “A cidade não está à venda” ou “Esta ilha é para viver, não para explorar”.

O impacto é visível: restaurantes vazios, praias com menos movimento, excursões canceladas, reservas em queda. A transformação de Maiorca de refúgio turístico a zona de conflito emocional é um caso sério e com consequências económicas tangíveis.

Publicidade
Publicidade

Do paraíso ao desconforto: quando o visitante deixa de se sentir bem-vindo

Durante décadas, turistas britânicos, alemães e franceses consideraram Maiorca um destino ideal para o verão europeu. Mas agora, muitos optam por não voltar.

Lesley Johnson, residente na ilha há mais de 30 anos, relata ao Daily Mail:

“Antes, se saísse à rua por volta das 19h00, encontrava-a cheia de turistas, mas agora está completamente morta.”

Essa sensação de vazio é partilhada por empresários locais, que veem os seus negócios a encolher a olhos vistos. A Federação Hoteleira de Maiorca confirma que municípios como Capdepera e Soller estão a registar quedas significativas nas reservas. Pedro Oliver, presidente do Colégio de Guias de Turismo das Ilhas Baleares, acrescenta: “As mensagens anti-turismo estão a ter impacto. Se passamos a imagem de que não queremos turistas, eles vão embora — e escolhem destinos como Portugal.”

Publicidade
Publicidade

Portugal: o destino escolhido por quem se sentiu rejeitado

Com Espanha a demonstrar sinais de saturação turística, muitos visitantes optam por procurar novos horizontes — e Portugal tem conquistado o coração desses turistas desiludidos. “Percebi que Espanha não queria muitos turistas, portanto a minha família votou e fomos para Portugal. Não voltamos a Espanha”, conta um turista britânico ao jornal Express. O clima ameno, as paisagens diversificadas, a gastronomia autêntica e o acolhimento caloroso dos portugueses estão a posicionar o país como refúgio europeu para férias seguras, relaxantes e genuínas.

Leia também:
  • Turistas, atenção! Em Albufeira, andar sem roupa pode custar caro!
  • Britânicos revoltam-se e ameaçam boicotar Portugal
  • Nazaré: uma pérola no Centro de Portugal
  • A mística de ser tripeiro

 

Impacto económico em Maiorca: restaurantes e excursões ameaçados

O setor turístico em Maiorca está a sentir a pressão. Estima-se que as vendas de excursões possam cair cerca de 20% neste verão, o que afeta diretamente regiões populares como Palma, Port Soller e Valldemossa.

O presidente da Associação de Restaurantes de Maiorca, Juanmi Ferrer, alerta:

“Alguns restaurantes podem ser obrigados a fechar portas este ano. As ruas estão mais vazias, os clientes desapareceram.”

Não são apenas números: é a vida económica da ilha que está em jogo. Hotéis, transportes, comércio e serviços locais sentem o impacto direto de uma nova realidade em que o turismo, em vez de ser uma bênção, é visto como um fardo social.

Reflexão: o turismo deve ser repensado — mas não rejeitado

As manifestações em Maiorca são o sintoma de um problema maior: a falta de equilíbrio entre a preservação da identidade local e a necessidade económica de atrair visitantes. O turismo em massa, quando desregulado, pode ser destrutivo. Mas rejeitar o visitante, tratá-lo como intruso, é apagar décadas de hospitalidade e desenvolvimento.

Portugal parece, por agora, estar a encontrar esse equilíbrio. Destinos como o Alentejo, os Açores, a Costa Vicentina e o interior do país mostram que é possível receber bem, proteger o território e promover um turismo consciente.

Conclusão: entre o protesto e a hospitalidade, os turistas estão a escolher com o coração

As imagens de hostilidade em Maiorca são um aviso para toda a Europa. O turismo precisa de ser mais sustentável, sim — mas também precisa de ser bem-vindo. Afinal, o viajante quer mais do que um destino bonito: quer sentir-se desejado.

E, enquanto em algumas partes da Europa se erguem cartazes a mandar turistas “voltarem para casa”, Portugal continua de braços abertos, pronto para acolher quem procura uma experiência autêntica, segura e inesquecível, refere a Sic Notícias.

Publicidade
Publicidade
Etiquetas: anti-turismo em cidades europeiasdestinos alternativos verão Europaférias em Portugal 2025fugir de Maiorcahotéis vazios em Maiorcaimpacto económico turismo Maiorcamanifestações anti-turismo EspanhaPortugal como destino alternativoPortugal turismo acolhedorprotestos contra turismo em Maiorcaprotestos em Palmaqueda no turismo espanholrestaurantes fecham em Maiorcaturismo consciente Portugalturismo de massas em Maiorcaturismo em queda nas Balearesturismo hostil Espanhaturismo sustentável portugalturistas britânicos em Portugalturistas deixam Maiorca
Márcio Magalhães

Márcio Magalhães

Um Mestrado em Ensino não fazia prever o percurso consolidado e bem sucedido no marketing digital e na produção de conteúdos, com publicação regular de artigos em diversas plataformas. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual)

Próximo
Horóscopo do dia 01 de agosto de 2025

Horóscopo do dia 01 de agosto de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe Rating





Publicidade

Subscrever Blog via email

Indique o seu endereço de email para subscrever este site e receber notificações de novos artigos por email.

Publicidade
NCultura Notícias

© 2024 ncultura
Contacte-nos em [email protected]

Navegar

  • Estatuto Editorial
  • Autores
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Língua Portuguesa
    • Português
    • Poemas e Poesia
  • Histórias
    • História de Portugal
    • Curiosidades
    • Pessoas
    • Opinião
  • Receitas
    • Aperitivos e Petiscos
    • Receitas de Carne
    • Receitas de Peixe
    • Receitas Rápidas
    • Receitas Vegetarianas
    • Sopas
    • Bolos e Sobremesas
    • Truques e Dicas
  • Lifestyle
    • Moda e Beleza
    • Animais de Estimação
    • Limpeza e Arrumação
  • Viagens
    • Destinos e Viagens
    • Monumentos
  • Pensamentos
    • Pensamentos e Frases do Dia
    • Mensagens
  • Zodíaco
    • Horóscopo
    • Signos
  • Notícias

© 2024 ncultura
Contacte-nos em [email protected]