Reunimos dicas práticas e eficazes para enfrentar o inverno com conforto e bem-estar. Conheça truques para se manter quente nos dias frios!
Miguel Esteves Cardoso é autor de uma rubrica diária no jornal O Público. Ele defende que não há países frios, nem quentes. Apenas existem países onde as pessoas se vestem adequadamente à temperatura, enquanto noutros há pessoas que não sabem fazer essa adaptação.
A experiência de necessitar de aquecer o corpo é bastante desagradável. O frio faz-nos sentir bastante desconfortáveis. Enquanto se está na rua, não há muito a fazer. Esfregar as mãos, correr, comprar peças de roupa em lojas.
No entanto, no conforto da nossa casa, não se espera ter de lidar com o frio. Idealmente, o lar assegura tudo o que necessitamos para se estar tranquilamente. No entanto, os dias mais frios de inverno revelam-se desafiantes.
Truques para se manter quente nos dias frios de inverno
É fundamental saber lidar com as temperaturas mais rigorosas do inverno. Esta estação apresenta os dias mais frios. Por isso, ou sabemos adaptar-nos, ou passaremos por dificuldades. Existem estratégias eficazes que devemos usar no sentido de assegurar que o nosso corpo mantém uma temperatura agradável.
Utilizar roupa de inverno
Por vezes, usa-se roupa a mais sem assegurar a devida proteção. Não é pelo número de peças que se garante o aquecimento nos dias frios. É fundamental saber escolher as várias peças que se colocam no corpo. Só assim ficaremos devidamente preparados para o frio.
É bem mais complexo do que se pensa vestir-se bem para se conseguir superar o desafio das baixas temperaturas. Quando se deseja que o corpo se mantenha quente em pleno inverno, revela-se fundamental não deixar escapar o calor e saber manter temperatura do corpo agradável.
Vestir roupa por camadas: estratégia para combater o frio extremo
1 – Primeira camada de roupa
A primeira camada de roupa é bastante útil e não deve ser esquecida. Ela serve para manter o corpo seco e assegurar a respirabilidade da pele. Por isso, deve escolher bem estas peças, porque são como a sua segunda pele. As peças usadas na primeira camada de roupa revelam-se as nossas melhores aliadas no combate ao frio.
- É necessário estar com atenção à composição das peças. Deve evitar recorrer a peças em algodão. Trata-se de um material que retém a humidade, quando se pretende expulsar.
- Idealmente, deve optar pela lã. Este material consegue cumprir a função principal, expulsando a humidade e ainda ajuda no aquecimento e evita odores.
2 – Segunda camada de roupa
A segunda camada de roupa é também muito importante, pois é esta que vai promover o aquecimento do corpo. Nesta segunda, pode colocar diversos tipos de roupa que assegurem essa função, nomeadamente uma camisola de lã ou um casaco de plumas/espuma.
Tenha em conta que cada peça escolhida deve proporcionar um bom nível de aquecimento. Por isso, deve procurar usar algo devidamente adequado para as condições meteorológicas que irá enfrentar.
Além disso, pode adicionar duas peças na segunda camada de roupa, se a temperatura assim o justificar. No entanto, deve ter em conta o peso desta opção no corpo e a mobilidade que o corpo deve ter.
- Idealmente, deve optar por peças que possuam aberturas com fecho ou botões para evitar suar, pois estas peças permitem que possam ser abertas com facilidade.
- É também importante para esta segunda camada de roupa saber o que não usar. Deve evitar peças demasiado largas. Elas tendem a permitir uma passagem de vento indesejada e desagradável para o corpo.
3 – Terceira camada de roupa
A terceira camada de roupa serve para fornecer isolamento ao corpo. Protege-nos do vento e da eventual chuva. Ao usar esta técnica de 3 camadas, irá conseguir vestir-se na perfeição para enfrentar o frio. No entanto, pode usar três tipos de roupa com objetivos distintos.
Idealmente, deve recorrer a uma terceira camada de roupa no inverno. Por exemplo, revela-se uma boa estratégia optar por um casaco com capuz, punhos e elásticos pois, desta forma, conseguirá assegurar uma proteção completa em climas extremos.
- No que diz respeito à proteção das pernas, deve procurar vestir uma boa segunda pele para manter os membros inferiores quentes e livres. Além disso, deve usar umas calças com resistência ao vento.
- Para esta função, deve evitar usar os clássicos jeans.
Aprenda mais dicas para o inverno:
- Dicas infalíveis para tirar o gelo do para-brisas eficazmente
- 6 dicas para secar roupa dentro de casa no inverno
4 – Não esqueça as extremidades
Durante o inverno são as extremidades do corpo que mais sofrem, estando mais sujeitas ao frio extremo. Durante a estação mais fria, a circulação do sangue nos pés e nas mãos é inferior. Nos dias mais frios, essas partes do corpo perdem calor com muita facilidade.
- Os pés perdem calor com muita facilidade. Por isso, para evitar que eles fiquem húmidos, deve usar umas boas meias de inverno. Pode utilizar meias de lã no frio extremo.
Trata-se de um material que não retém a humidade. Idealmente, as meias não devem prender a circulação. Devem deixar espaço para um pouco de ar no interior do calçado.
- As mãos também perdem calor com muita facilidade, como acontece com os pés. Ora, neste caso, deve utilizar umas luvas de lã (ou de outro material) que promovam aquecimento. Assim, conseguirá proteger as mãos do frio extremo.