Acabar com a humidade no carro é fundamental para garantir uma viagem confortável, acabar com os maus cheiros e o perigoso bolor para a saúde! Normalmente, há mais humidade no carro nas estações mais frias. O inverno traz consigo um tempo chuvoso que promove a humidade dentro do carro. As condições rigorosas não são só desconfortáveis para as pessoas, como trazem consequências negativas para o seu carro.
Nesses dias, torna-se comum lidar com vidros embaciados. Eles podem comprometer a boa visibilidade do condutor durante a condução, podendo estar na origem de acidentes. A humidade gerada pode originar maus cheiros e também pode degradar o interior do veículo com a passagem do tempo, levando também ao desenvolvimento de bolor.
Este elemento não só é inestético, como é perigoso para a saúde! Por isso, se quer minimizar a humidade no interior do automóvel durante as estações frias, deve implementar algumas medidas preventivas.
Truques para acabar com a humidade no carro
1 – Verifique se os filtros estão entupidos ou demasiado usados
Caso os filtros fiquem entupidos ou se encontrem demasiado usados, pode acumular-se mais humidade no carro.
2 – Faça a limpeza dos vidros com regularidade
A sujidade contribui para a formação de uma fina película nos vidros com tendência a absorver gotículas de água. Desta forma, faça a limpeza dos vidros com regularidade para manter as janelas limpas e sem gordura, para assegurar menos humidade no carro.
3 – Assegure uma boa circulação de ar
Mesmo que se encontre muito frio, deve fazer um esforço para abrir as janelas durante algum tempo, para conseguir arejar o interior do seu carro. Pode fazê-lo nas horas do dia mais soalheiras.
4 – Confira o isolamento do habitáculo
É importante verificar se as borrachas vedantes das portas e das janelas se encontram em boas condições. Deve certificar-se que elas cumprem bem as suas funções. Se elas se apresentam gastas, deve proceder à sua substituição para impedir que a humidade entre no interior do habitáculo.
5 – Ligue o ar condicionado
O ar condicionado é uma arma importante no combate à humidade dentro do carro. Verifique se o sistema de ar condicionado se encontra em boas condições de utilização. Como se pretende que ele funcione sempre bem, mude os filtros com regularidade.
Faça a limpeza a fundo das condutas de ar. Desta forma, tem esta ferramenta pronta a usar. Durante os dias de inverno mais húmidos, ligue-o ocasionalmente para combater a humidade.
6 – Deixe o interior do automóvel seco
Nos dias de chuva, torna-se inevitável entrar no carro com as botas molhadas ou com o guarda-chuva ainda a pingar. Contudo, para evitar que a humidade se instale, não se esqueça de secar o interior do seu carro mal seja possível.
Deve até retirar os tapetes, se eles se apresentarem molhados. Terá problemas se deixar guarda-chuvas ou gabardinas ainda molhados no carro. Nunca deixe objetos húmidos no interior do carro.
7 – Escolha os locais de estacionamento com critério
Se tiver uma garagem coberta, use-a bem. Não abdique dessa regalia. Deixe o carro estacionado lá durante a noite, pois ficará mais protegido. Posteriormente, durante o dia, deve optar por lugares de estacionamento ao sol.
8 – Utilize um desumidificador
Se tiver uma garagem coberta (box), deve estacionar lá o seu carro. Deixe-o com todas as portas abertas. Pode usar um desumidificador elétrico ligado durante a noite. Será infalível! No mercado, podemos encontrar vários desumidificadores portáteis para carros que pode adquirir por um preço acessível. Muitos desses produtos são reutilizáveis!
Há bolor no interior do veículo… O que fazer?
Por muito cuidado que se tenha, a humidade surge no carro com frequência. O problema é que ela dá origem à formação de bolor. Se verificar que está a acontecer consigo, será necessário ter alguns cuidados especiais com o carro.
A exposição ao bolor pode ser perigosa. Este problema pode afetar as pessoas mais sensíveis. Pode gerar diversos sintomas, nomeadamente:
- congestão nasal
- irritação na pele e nos olhos
- comichão intensa.
- em casos mais rigorosos, os sintomas podem até ser mais graves!
Quando se verifica que há bolor no interior do carro, devemos ter cuidados especiais. Há procedimentos que se devem seguir…
Medidas preventivas para combater o bolor
Utilização de máscara e luvas de proteção
Tenha em conta que o bolor pode ser perigoso para a saúde. Por isso, não se esqueça de usar máscara. Além disso, convém usar luvas de proteção. Se apresentar uma maior sensibilidade ao bolor, deve pedir a alguém que realize esta tarefa por si. Mantenha-se longe!
Usar produtos próprios para remover bolor
No mercado, podemos encontrar vários produtos específicos que permitem remover com eficácia o bolor do interior dos veículos. Deve ter muito cuidado no momento de escolher o produto a usar, porque existe uma grande diversidade.
Há itens mais adequados em áreas distintas, nomeadamente: estofos, tablier, tapetes, manete de mudanças, bagageira e lona do descapotável (quando aplicável).
Aprenda a cuidar do seu carro da melhor maneira:
- Riscos no carro: como tirar e deixar o seu carro como novo
- Como desembaciar os vidros do carro rápida e eficazmente
- Como limpar os plásticos do carro e deixá-los como novos
Fazer uma limpeza profissional ao automóvel
Pode ser necessário investir numa limpeza profissional, especialmente se as soluções anteriores não conseguiram resolver o problema de bolor na íntegra. Nesse caso, deve optar por uma empresa de referência para assumir essa tarefa.
Nesse momento, solicite à entidade que faça a higienização dos filtros de ar condicionado, para prevenir o desenvolvimento de ácaros e fungos.
A importância da prevenção da humidade no carro
O melhor procedimento a fazer para evitar que a humidade leve a uma situação extrema de formação de bolor consiste em adotar medidas preventivas que permitam reduzir a humidade no carro.
Confira regularmente a meteorologia para os dias seguintes. Se verificar que a chuva não dá tréguas, redobre a atenção no seu carro.