Fique a conhecer a beleza natural e as atrações imperdíveis do Trilho dos Passadiços do Tinhela. Prepare-se para uma aventura memorável!
Realizar caminhadas por trilhos revela-se uma experiência verdadeiramente encantadora. São passeios realizados em locais onde a Natureza se apresenta no seu máximo esplendor, num estado selvagem e deslumbrante.
Nestes trilhos, é frequente ter o contacto com atrações imperdíveis, como cascatas, lagoas, lagos, mas também construções históricas, como pontes, igrejas, castelos, entre outras. Muitos trilhos permitem um percurso por passadiços, que facilitam a passagem em determinados pontos e que asseguram que o valor paisagem local é preservado.
O Trilho dos Passadiços do Tinhela revela-se uma das experiências mais notáveis que se pode viver em Murça. Fique a conhecer a beleza natural e as atrações imperdíveis dos Passadiços do Tinhela. Prepare-se para uma aventura memorável!
Trilho dos Passadiços do Tinhela: 6km de magia em Trás-os-Montes
O ‘Trilho dos Passadiços do Tinhela” está presente em Murça. A experiência de caminhar neste percurso é verdadeiramente memorável. Este trilho permite-nos “mergulhar” na magia da Natureza local com total conforto e segurança.
O ‘Trilho dos Passadiços do Tinhela” apresenta-nos a imensa riqueza faunística e florística das margens do rio Tinhela. A inauguração do trilho dos Passadiços do Tinhela realizou-se a 27 de maio de 2022.
O ‘Trilho dos Passadiços do Tinhela” permite-nos passear nos passadiços em madeira que são uma criação recente. Tratam-se dos primeiros no concelho. Estes passadiços encontram-se perfeitamente integrados na paisagem envolvente.
Os passadiços do Tinhela asseguram aos seus visitantes segurança e total respeito pela galeria ripícola de rio Tinhela. Muitos desconhecem, mas trata-se de um dos rios europeus mais bem preservados.
As estruturas destes passadiços foram implementadas na descida e na margem direita do rio Tinhela. Ao longo do percurso, é possível encontrar vários pequenos pontos de observação. Estas paragens estratégicas permitem que as pessoas possam usufruir de uma vista panorâmica sobre a paisagem local.
O ‘Trilho dos Passadiços do Tinhela” apresenta-se numa pequena rota é circular. O início e o fim deste trilho é realizado junto à Porta de Entrada de Murça do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT).
Este Trilho permite-nos atravessar a vila de Murça, seguindo em direção ao rio Tinhela. Os ‘Passadiços do Tinhela’ permitem o acesso ao rio e estas estruturas permitem-nos apreciar em segurança toda a beleza local.
Ao longo da passagem pelos passadiços, os visitantes podem vivenciar toda a envolvência natural das margens do rio de forma mais intensa.
O troço urbano da Pequena Rota permite-nos a passagem por diversos pontos de interesse. Entre as atrações patrimoniais e culturais que se encontram por aqui estão:
- Oficina Criativa de Turismo/Porta de Entrada de Murça do PNRVT;
- Adega Cooperativa de Murça;
- Praceta Soldado Milhões;
- Porca de Murça;
- Antigo Convento das Freiras Beneditinas;
- Igreja Matriz;
- Pelourinho Manuelino.
Como se pode constatar, tratam-se de pontos de referência da vila no aspeto patrimonial, histórico, económico e social.
Se se continuar no sentido recomendado, isto é, em direção à Ponte Nova que se encontra sobre o rio Tinhela, onde as míticas ‘Curvas de Murça’ se iniciam, o percurso realizado entra na área protegida do PNRVT. Ele passa a acompanhar a margem esquerda do rio Tinhela.
Indo em direção à Ponte Romana (Ponte Velha), após a sua travessia, o percurso prossegue ao longo da margem direita do rio. No espaço que se designa Moinho do Fidalgo, o Trilho regressa à vila de Murça, passando por uma construção religiosa encantadora, a Capela da Misericórdia.
Na Ponte Romana, que se encontra sobre o icónico rio Tinhela, é possível, seguir pela variante do trilho. Como alternativa ao trajeto recomendado, existe a opção de percorrer a Calçada de Murça.
Trata-se de um troço que nos revela uma antiga via romana. Este caminho com muita história ligava Astorga à foz do rio Douro. Desta forma, podemos caminhar sobre a milenar história de Murça, literalmente!
Tipo de percurso: Circular
- Distância: 6,5 km
- Duração: 2h10
- Altitude: 381 (mínimo) // 510 (máximo)
- Grau de dificuldade: Fácil
Trilho dos ‘Passadiços do Tinhela”: a magia de “mergulhar” na natureza
Vídeo de: Município de Murça
O PR3 “Trilho dos Passadiços do Tinhela” foi homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) e implementado pela empresa PORTUGALNTN. Este é o terceiro Percurso Pedestre homologado no concelho de Murça.
Desta forma, o PR3 “Trilho dos Passadiços do Tinhela” junta-se ao PR1 “Trilho do Tinhela” e ao PR2 “Trilho da Sobreira – Casa da Floresta – Porrais”.
Leia também:
- Os 3 passadiços mais bonitos perto de Lisboa
- Passadiços do Orvalho: um passeio maravilhoso no Centro de Portugal
- Os encantos dos Passadiços do Côa no Douro
Onde dormir em Murça?
Alojamento Rural Casa da Eira
Este espaço está situado na aldeia de Sobredo, a cerca de 1 km da de Murça. Os hóspedes do Alojamento Rural Casa da Eira têm acesso Wi-Fi, que está disponível de forma gratuita.
Este alojamento está decorado com mobiliário de estilo rústico. Todos os quartos deste espaço possuem ar condicionado. No Alojamento Rural Casa da Eira, destaca-se ainda a varanda com vistas para as montanhas. Por isso, os visitantes podem partir daqui para explorar a região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Morada: Rua São Gonçalo, n.63 – Sobredo, 5090-200 Murça
Mais informações, aqui.
Casa da Joana
Este alojamento também se encontra em Murça. A Casa da Joana é um espaço com acesso Wi-Fi gratuito. Nesta propriedade, há vistas para a serra. O apartamento tem 2 quartos à disposição, onde há uma televisão de ecrã plano com canais por satélite.
Este espaço apresenta ainda uma cozinha devidamente equipada, nomeadamente com um micro-ondas e um frigorífico. A Casa da Joana tem uma casa de banho e um chuveiro. As toalhas e roupa de cama são fornecidas no local.
Morada: 26 Rua Central, 5090-137 Murça
Mais informações, aqui.