Quais são os 10 maiores rios do mundo? A pergunta é simples, mas medi-los é uma tarefa hercúlea, pois os maiores rios estendem-se por milhares de quilómetros e só com ajuda da tecnologia, como satélites de precisão, aliada ao conhecimento especializado e a programas especializados é que é possível criar uma lista dos maiores rios do mundo. Já exploramos os maiores países do mundo e agora, é a vez dos rios. Tome nota!
TOP10 dos maiores rios do mundo
Os rios fazem parte da paisagem natural do nosso planeta. Há pequenos rios ou riachos que correm dentro de vilas e cidades, assim como há rios que percorrem longas distâncias e unem pontos bastante longínquos. Saiba quais são os 10 maiores rios de todo o mundo.
10 – Amur (4.446 km)
O Rio Amur nasce no nordeste da China e é originado pela confluência dos rios Shilka e Argun. É chamado popularmente de “Rio do Dragão Negro” pelo povo chinês. Este rio percorre 4.444 km até desaguar no Golfo da Tartária, estreito localizado no Oceano Pacifico.
9 – Congo (4.700 km)
O Rio Congo, também conhecido como Rio Zaire, é o segundo maior rio da África, apenas ultrapassado pelo colossal Rio Nilo. A nível de volume de água é o maior do continente africano.
Nasce nas montanhas do Vale do Rifte, na Zâmbia, cruza a República Democrática do Congo, como um “U” invertido e já perto da sua foz estabelece fronteira com Angola, desaguando no Oceano Atlântico.
8 – Rio da Prata-Paraná (4.876 km)
O Rio da Prata-Paraná é o maior estuário do mundo, criado pelo desaguar das suas águas nos rios Paraná, Uruguai e oceano atlântico.
A bacia hidrográfica combinada do rio da Prata e dos seus afluentes (os rios Lujan, Matanza, Samborombón e Salado do Sul) possui uma superfície de aproximadamente 3 200 000 km².
O rio Paraná nasce da junção dos rios Grande e Parnaíba, fluindo rumo a sul, encontrando-se com o rio Uruguai, formando assim o rio Prata que acaba a desaguar no oceano atlântico.
7 – Ob-Irtysh (5.410 km)
No continente asiático, os rios Ob e Irtysh formam uma das maiores bacias hidráulicas deste continente. O rio Ob nasce na Sibéria ocidental, Rússia, enquanto o rio Irtysh, cujo nome significa Rio Branco, é um rio da Ásia central, sendo o principal e maior afluente do rio Ob, onde acaba por desaguar no Oceano Ártico.
6 – Rio Amarelo/Huang He (5.464 km)
O rio Amarelo, também conhecido por Huang He (Amarelo é referente à cor amarelada das suas águas), é o segundo maior rio chinês e historicamente de extrema importância na China, já que a sua civilização começou por se desenvolver nas margens deste rio, onde o seu vale é prolífico em terras férteis.
Este rio nasceu no Tibete, fluindo para leste onde encontra a sua foz no Mar Amarelo.
5 – Yenisei-Angara-Selenga (5.539 km)
Se conjugarmos os 3 rios, temos o 5º maior rio do mundo em extensão (conhecido pel’ “O Grande Rio”). Este rio surge desde o nascimento do Selenga, que se situa na Mongólia.
Aliando-se ainda os rios Angara e Yenisei, eles atravessam o centro da Sibéria na direção sul-norte e têm como foz o Mar de Kara, no Ártico, o que faz com que as suas águas congelem durante o rigoroso inverno.
4 – Mississippi-Missouri (6.270 km)
A maior bacia hidrográfica do continente norte-americano é formada pelos rios Mississípi e Missouri, sendo estes os dois maiores rios dos Estados Unidos da América. O rio Missouri estende-se por 3.700 km, fazendo dele o maior rio do país.
Se aliarmos o seu maior afluente, o rio Mississippi, estes dois rios alcançam mais de 6.200 km de extensão, atravessando os Estados Unidos da América de norte a sul, onde termina a desaguar no Golfo do México.
3 – Yangtze (6.380 km)
O rio Yangtze, também conhecido como rio Azul, é o maior rio chinês e do continente asiático. Atravessa o país no sentido oeste a leste. A sua nascente encontra-se nos montes Cunlum, no sul do Tibete, e percorre 6.380km para desaguar no Mar da China Oriental.
Yangtze é também considerado como fronteira natural, dividindo as regiões norte e sul da China. Yangtze é o rio mais importante da história, da cultura e economia da China, assim como o rio amarelo.
2 – Nilo (6.652 km)
O Nilo é considerado o segundo maior rio do mundo, com cerca de 6.652 km de extensão. Ele fica localizado no nordeste africano.
A sua nascente está a sul da linha do equador, situada no lago Vitória, em Uganda, estendendo-se pelo continente africano até ao Egito, onde foi fundamental para o desenvolvimento da sociedade egípcia.
Ele acaba a desaguar no Mar Mediterrâneo. Acredita-se que o Nilo segue esta trajetória há cerca de 30 milhões de anos.
1 – Amazonas (6.992 km)
Até 2007 era considerado o segundo maior rio do mundo, apenas atrás do rio Nilo, mas uma equipa de pesquisadores brasileiros e peruanos ligados ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Agência Nacional de Águas (ANA), o IBGE e o Instituto Geográfico Militar do Peru organizaram um estudo que contou com uma expedição à nascente do rio situada nos Andes peruanos onde se definiu exatamente o local onde nasce o rio e se concluiu que o rio Amazonas teria mais 140km.
O Amazonas já era o maior rio em volume e, depois do estudo, ficou também a ser o maior rio do mundo em extensão, percorrendo os seus 6992 km desde a sua nascente na cordilheira dos Andes, no Peru.
Com uma altitude de 5.270, atravessando o norte da América do Sul de oeste a leste até à região da ilha de Marajó, no norte do estado brasileiro do Pará, tem como foz o Oceano Atlântico.