Existe um vinho nacional na lista dos 20 vinhos distinguidos por este jornal. Fique a saber mais sobre o tinto nacional distinguido pelo The New York Times .
Que os vinhos portugueses vencem ou merecem destaque em vários concursos internacionais, já não é novidade para quase ninguém. Porém, hoje falamos de um vinho que foi destacado pelo conceituado periódico norte-americano, nada mais nada menos, do que o The New York Times.
O vinho tinto nacional distinguido pelo The New York Times foi um tinto da Bairrada, de seu nome Casa de Saima Baga Tonel. É um tinto de 2018 que esta publicação considerou que nos permite fazer viajar pelo mundo.
Nada melhor num tempo em que não podemos viajar, nem sequer sair de casa, certo? Então, fique a conhecer este excelente vinho, com chancela nacional.
Vinho tinto nacional distinguido pelo The New York Times
O destaque dado pela The New York Times foi da responsabilidade de Eric Asimov, um conceituado crítico de vinhos.
O método usado por ele foi simples. Ele acedeu às plataformas digitais para comprar vinho e selecionou 20 vinhos a menos de 20 dólares que o fizessem viajar pelo mundo, sem sair de casa.
Neste top 20 restrito, houve espaço para um exemplar nacional. O Casa de Saima Baga Tonel tinto 2018.
Casa de Saima Baga Tonel tinto 2018
A lista em causa é chamada “20 vinhos por menos de 20 dólares: postais do Mundo”. De acordo com o crítico Eric Asimov, a Bairrada é uma região com uma identidade muito marcada, a qual é espelhada nos seus vinhos.
O crítico Eric Asimov refere-se, nomeadamente, à influência marítima do Oceano Atlântico e dos solos calcários.
Além disso, a Bairrada é uma região que tem sabido, com poucas, apostar nas suas castas autóctones, como é o caso da Baga, a casta rainha da região e protagonista deste vinho único.
Produtores
De acordo com os produtores, esta é uma casta tinta que está na origem do vinho eleito, o ‘Casa de Saima Baga Tonel 10 tinto 2018’.
Este vinho é um vinho gracioso e comovente, com sabores terrosos de frutas vermelhas, que fermentou em lagares de cimento, tonéis de madeira.
Eles são tipicamente usados na região do Douro para a feitoria de vinho do Porto – e que, posteriormente, estagiou em barricas velhas de carvalho.
Um vinho que mostra a Baga no seu esplendor. Ele tem origem num pequeno projeto de vinhos, situado em Sangalhos, no concelho Anadia, em pleno coração da Bairrada. Este projecto é conduzido pela produtora Graça Miranda e pelo enólogo Paulo Nunes.
E, se o The New York Times o diz, quem somos nós para duvidar da qualidade deste vinho oriundo da Bairrada?
Se ainda não o aprovou, talvez este período de confinamento seja uma ótima fase para degustar este néctar que, afinal, até permite que viaje pelo mundo em cada gole.
Um tinto para apreciar no conforto de casa e que pode adquirir por um preço acessível. Abra a garrafa enquanto lê um livro, ouve uma música ou saboreia um assado delicioso.
A Casa de Saima Baga Tonel tinto 2018 é uma bebida que se adapta bem a cada ocasião. Este vinho representa na perfeição o melhor daquilo que Portugal tem para oferecer aos seus habitantes e aos habitantes de todo o mundo!
Não acredita? Então, experimente você mesmo!
NCultura
Se leu “Vinho tinto nacional distinguido pelo The New York Times” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se tem um particular interesse neste tema, conheça outros artigos sobre vinho, há diversos artigos do género no NCultura.
Se tem paixão pelo mundo dos vinhos e da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura.
Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…
Bendita Bairrada! Parabéns para a casa de Saima.