Confira as notas de escudo que pode trocar até fevereiro. São notas que se traduzem em mais dinheiro para aqueles que as têm esquecidas em casa.
Atualmente, há diversas notas antigas abandonadas, remetidas ao esquecimento. Encontram-se na escuridão de uma gaveta ou numa caixa que fica perdida no fundo do armário.
No entanto, muitos desconhecem que os portugueses ainda têm 11,4 milhões de notas de escudo por entregar. Se tivermos em conta que essa quantia corresponde a 95 milhões de euros, aproximadamente, constatamos que há um valor incrivelmente alto que se pode arrecadar.
Se, por acaso, tiver parte desse valor em sua casa, saiba que pode trocar essas notas antigas. A troca pode ser feita até ao final do mês de fevereiro de 2022.
Tem notas de escudo em casa? Saiba quanto valem e troque-as!
Trocas
Existem ainda diversas notas de escudos que se encontram perdidas em casas de portugueses.
Quem tiver notas que sejam da série dos Descobrimentos, tem a sorte de poder trocar esses escudos, devendo fazê-lo até dia 28 de fevereiro do próximo ano. Este é o último conjunto de notas de escudos que ainda pode ser trocado.
Os valores destinados a essas notas podem variar muito. Se pela nota de 500 escudos, os valores são mais de 2 euros, pela de 10 mil escudos o valor de troca é de 50 euros.
Prazos
Tendo em conta o prazo estabelecido, até dia 28 de fevereiro, falta pouco tempo para fazer a troca. Como ainda há 11,4 milhões de notas de escudo que ainda não foram entregues, facilmente percebemos que boa parte desse volume de notas irá permanecer por entregar.
Assim, parte dos 95 milhões de euros, que é o valor correspondente a essas notas, irá ficar por entregar. De acordo com os dados do Banco de Portugal, mais de um terço desse valor é de notas de 5 mil escudos.
Valores das notas
A taxa de câmbio aplicada pelo Banco de Portugal é a que foi fixada na altura, sendo então apelidada de “irrevogável”. Ora, de acordo com a taxa, um euro vale 200,482 escudos.
A nota mais baixa vale 2,49 euros, valor dado pela nota de 500 escudos. Enquanto a mais alta é de 49,88 euros, valor dado pela nota de 10 mil escudos.
Os portugueses têm o hábito de deixar a troca das notas antigas para a última da hora. As experiências passadas nas séries de escudos que já prescreveram ajudam a confirmar esse comportamento.
Ora, nos primeiros 10 meses de 2021, foram apenas entregues 20.000 notas de escudos, pelo que se espera que a maioria delas vá chegar ao Banco de Portugal nas últimas semanas do prazo limite, que é fevereiro de 2022.
Como trocar?
Quem tem estas notas de escudos e pretende trocá-las, tanto pode ir às tesourarias do Banco de Portugal, como pode enviar por correio, tal como surge indicado na página da instituição.
Assim, apenas deve acondicionar as notas, num envelope bem fechado, devendo indicar no envelope o que está a ser enviado. Deve também colocar dentro de outro envelope as informações de quem envia, mais especificamente os dados para a realização de transferência bancária.
Condições para trocar as notas
Mesmo as notas que se encontram ligeiramente danificadas podem ser trocadas. O Banco de Portugal ainda aceita notas que sejam constituídas por fragmentos, cuja justaposição permita resultar na mesma nota.
Mesmo notas incompletas, seja com fragmentos ou que representem uma área total superior a 75% da nota, podem ser trocadas, bastando que haja a metade direita ou a metade esquerda, mais uma parte fragmentada, que, por justaposição, perfaça uma área total superior a 75%.
As notas de escudo que podem ser trocadas até 28 de fevereiro são as seguintes:
10.000 escudos, com efígie do Infante D. Henrique
49,88 euros
5.000 escudos, com efígie de Vasco da Gama
24,94 euros
2.000 escudos, com efígie de Bartolomeu Dias
9,98 euros
1.000 escudos, com efígie de Pedro Álvares Cabral
4,99 euros
500 escudos, com efígie de João de Barros.
2,49 euros
Nota: Elas só podem ser trocadas até 28 de fevereiro de 2022, pois elas prescrevem no dia 1 de março de 2022.
O mistério
De acordo com o Banco de Portugal, existem 95 milhões de euros em notas de escudo que nunca foram trocadas, sendo que há 11 milhões de notas que desapareceram. Idealmente, até 28 de fevereiro de 2022, elas irão aparecer, sendo este o último dia em que se podem trocar.
Em janeiro de 2002, quando o euro foi introduzido, muitos portugueses foram ao banco para trocar as suas notas e moedas de escudo. Contudo, muitos guardaram escudos em casa, como se fossem uma relíquia. O lado nostálgico pela moeda nacional, que estava a ser substituída, levou a que muitos ficassem com a sua recordação.
Em 2002, era possível usar escudos e euros como forma de pagamento. No entanto, a 01 de março desse ano, os escudos perderam a validade. O Banco de Portugal informou que existiam 15,1 milhões de notas de escudo em circulação, numa qualidade que equivale a 158,6 milhões de euros.
Essa informação foi publicada em outubro de 2021, no boletim anual “Notas e Moedas“. Quase 20 anos passados, desde que o euro foi introduzido no nosso país, e apenas 24% dessas notas regressaram aos cofres nacionais, o que permite constatar que há 11 milhões de notas que nunca foram trocadas, ou seja, cerca de 95 milhões de euros. Entre as notas desaparecidas, mais de um terço são de 5 mil escudos.
Curiosidade
A maior parte das moedas de euro que se encontram em circulação em Portugal são estrangeiras. De acordo com o Banco de Portugal, apenas 38 por cento das moedas de euro serão portuguesas!…
Leia também:
- Não são moedas! São as 10 notas mais valiosas do escudo
- As 40 moedas mais valiosas e raras da República Portuguesa (e podem estar no seu cofre)
- Cêntimos ou euros, saiba como e onde vender as suas moedas
NCultura
Se leu “Tem notas de escudo em casa? Saiba quanto valem e troque-as!” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…