Valiosas orientações para recuperar plantas que parecem já não ter salvação e transformar o seu espaço num oásis de beleza natural.
Saiba que existe a possibilidade de reabilitar plantas que aparentemente parecem não ter solução, seja porque apresentam aspeto de estar doentes, seja porque estão secas.
Neste artigo, vamos indicar-lhe 5 dicas para manter as suas plantas saudáveis. Apesar de serem impercetíveis ao nosso olhar, existem mais de 10 mil espécies de micro-organismos, muitos dos quais responsáveis por mais de metade das doenças que afetam as plantas. Para sermos mais precisos, são responsáveis por cerca de 70% das doenças que atingem as plantas.
Ainda que estes seres sejam invisíveis ao nosso olhar, isso não quer dizer que não estejam nos nossos lares e nas nossas plantas. Esta é uma das razões de ser fundamental sabermos como revitalizar as nossas plantas, seja pela secura, seja pela doença. A maioria destas espécies de micro-organismos, fungos ou doenças atacam muitas vezes as raízes das plantas, arbustos e até mesmo as árvores.
Técnicas eficazes para recuperar plantas em dificuldades
A verdade é que detetar problemas ou complicações nas nossas plantas nem sempre é fácil, até porque alguns fungos e micro-organismos desenvolvem-se e prosperam de maneira impercetível. Ainda assim, existem sinais e alguns detalhes a que devemos estar mais atentos e vigilantes, para conseguirmos entender quando as plantas estão fracas ou doentes.
Devemos regar com água a mais ou a menos?
Relativamente à falta de água ou à rega da planta, é visível e facilmente verificável que as plantas não estão saudáveis. Basta apenas observar as folhas das plantas. Caso estejam a murchar ou caso o solo esteja bastante seco, é sinal de que a planta está a necessitar de rega.
Já quando as plantas são regadas em abundância existem igualmente problemas e contrariedades, porque água a mais também pode matar a planta. Verifique amiúde o solo, toque e sinta-o. Se ficar com uma massa sólida e que mancha a pele, é sinal de que o solo está demasiado húmido.
Lembre-se sempre de que é mais simples e prático adicionar um pouco mais de água do que retirar o excesso de água de um vaso onde a planta está inserida.
Investigue e averigue as folhas das suas plantas
É fundamental investigar e averiguar as folhas das suas plantas, pois elas podem fornecer-nos algumas informações como, por exemplo, se verificar que as suas folhas estão mais escurecidas ou desbotadas, é sinal de que a sua planta está a receber luz solar direta em excesso. No caso inverso, ou seja, quando as suas plantas não recebem luminosidade suficiente, as folhas dessas plantas vão ficar com um tom mais pálido e mortiço.
Verifique e analise as raízes das suas plantas
Verificar e analisar as raízes das suas plantas é outra iniciativa fundamental, já que o excesso de água é a principal causa para a raiz apodrecer e eventualmente morrer.
Para verificar que as raízes das suas plantas já não estão saudáveis, basta remover com algum cuidado e atenção as plantas dos vasos ou do solo dos jardins e fazer uma breve analisa às raízes.
Se estas se apresentarem num tom demasiado escuro, moles e a desfazerem-se com facilidade, é sinal de que já se se encontram podres.
Melhores procedimentos para a recuperação das plantas
Agora, já familiarizados com alguns dos sinais a ter em atenção e em conta, vamos apresentar-lhe 5 dicas para recuperar as suas plantas e reabilitá-las.
1 – Conhecer e ajustar as necessidades de exposição solar de cada planta
Conhecer e ajustar as necessidades de cada planta relativamente à exposição solar é de extrema importância. Esta pequena pesquisa pode fazer uma grande diferença na saúde da sua planta.
Muitas vezes para se saber como recuperar plantas debilitadas é necessário ter cuidados com a exposição solar. É necessário conhecer a sua planta e as suas preferências relativamente à luz solar.
Umas preferem luz solar direta, outras luz solar indireta e ainda outras que se adaptam melhor a áreas com sombra. Caso note as suas plantas queimadas, mova-a de lugar e coloque-as num local com mais sombra e com menos incidência de luz solar direta.
2 – Como regar corretamente as plantas
Parece um processo simples, mas muitas vezes as pessoas regam em abundância ou regam as plantas com o mínimo de água.
Se tiver as suas plantas num canteiro, deve regá-las até formar uma pequena poça no solo. No caso de estar num vaso, deve encher um balde com água e colocar o vaso dentro desse balde com água, durante duas horas.
Repita este procedimento durante um par de dias ou até verificar melhorias nas plantas. Se tiver folhas queimadas pela luz solar direta, deve colocar a planta num lugar com mais sombra para a proteger da luz direta do sol.
Evite regar a planta por cima. Prefira regar a planta a partir da base da mesma junto ao solo onde está inserida e dê prioridade a várias regas com menos água do que rega em abundância. O excesso de água é uma das principais causas de morte das plantas.
3 – Como cuidar das folhas das suas plantas
Os cuidados a ter com as folhas das nossas plantas são simples e práticos. Basta ter atenção e o mínimo cuidado ao limpar as folhas com um pano húmido e verificar se existem insetos no vaso ou na planta.
Para melhorar este processo de limpeza, pode adicionar um pouco de sabão neutro ou borrifá-las com água e uma ou duas gotas de vinagre e, por fim, podar as partes mortas das plantas.
4 – Substituir o substrato da planta
O substrato é um conjunto de elementos naturais que contribuem para o crescimento saudável e contínuo das plantas.
Contudo, não são poucas as vezes em que o solo onde as plantas estão inseridas começam a ficar demasiado secos ao ponto de repelir a água da rega. Nestes casos, basta apenas remover, com o cuidado necessário, o substrato antigo e substituí-lo por uma opção fresca e atual.
5 – Utilização de fertilizantes
A utilização de fertilizantes é outro procedimento para recuperar e reabilitar as suas plantas e solo. Quando o solo fica desnutrido, a planta sofre também. Fica a precisar da nossa ajuda e intervenção. Basta usarmos um bom fertilizante e de libertação lenta para não sobrecarregar a planta.