Portugal construiu monumentos em diferentes continentes. Conheça os sete monumentos de origem portuguesa espalhados pelo mundo!
O nosso país tem quase 9 séculos completos de existência. São quase 900 anos de uma história ímpar que em determinado momento se tornou na nação mais poderosa do planeta.
Na Era dos Descobrimentos, Portugal tornou-se no reino mais poderoso. Nessa época, os portugueses estavam presentes em diferentes partes do mundo, levando os seus conhecimentos para diferentes terras.
O povo português sempre foi aventureiro e conquistador. Nesse tempo, Portugal quebrou fronteiras. Os portugueses levaram a sua cultura além-mar, tendo descoberto e colonizado diversos países. Portugal construiu monumentos em diferentes continentes.
O evento
Ao longo dos últimos anos, várias votações foram promovidas no nosso país com o objetivo de eleger as “sete maravilhas” nacionais em categorias distintas. O presente artigo do NCultura tem por base a lista das “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo”.
Os vencedores deste evento foram encontrados após uma votação que permitiu escolher 7 incríveis monumentos que permitem constatar que a influência de Portugal em diversos territórios.
Ao longo da história, o povo português edificou 27 monumentos em 3 continentes distintos. Nenhum outro povo conseguiu tamanho feito, o que diz muito da grandiosidade alcançada pelo nosso povo.
Sete monumentos de origem portuguesa espalhados pelo mundo
1 – Cidade Velha de Santiago – Cabo Verde
O continente africano foi fortemente influenciado pela cultura portuguesa. São vários os países que receberam o nosso cunho. O centro histórico de Ribeira Grande está situado na bela Ilha de Santiago. Esta foi a primeira cidade colonial a ser construída pelos portugueses nos trópicos.
A Cidade Velha foi a primeira cidade construída a sul do deserto do Saara por um povo europeu. Inicialmente, foi chamada de Ribeira Grande. No século XV, tornou-se na primeira capital de Cabo Verde. Esta cidade também se tornou na sede da primeira diocese da costa ocidental africana.
Esta cidade chegou a exercer um papel importante nas rotas comerciais marítimas realizadas entre os séculos XVI e XVII. Por isso, esta é local com uma riqueza histórica fascinante.
Neste local, Vasco da Gama fez escala para chegar à Índia. Cristóvão Colombo fez escala para chegar à América. Boa parte do património histórico criado na época pode ser visitado. Um dos monumentos mais encantadores que se pode conhecer por esta zona geográfica é a catedral quinhentista. A igreja de Nossa Senhora do Rosário é outra atração local.
2 – Fortaleza de Diu – Índia
Os domínios além-mar do povo português chegaram até a Índia. Esta cidade foi iniciada em 1535. Nesse ano, foi erguida a Fortaleza de Diu, na ilha de Diu. Este território encontrou-se na posse dos portugueses até 1961.
Os 7 km de perímetro da Fortaleza de Diu tornou-a num dos monumentos portugueses existentes mais robustos. As fortificações presentes nesta cidade mítica sobreviveram a diversos períodos de guerra e a várias tentativas de invasões.
O castelo e grande parte da muralha de terra encontram-se conservados. A Fortaleza de Diu revelou-se uma das fortificações mais bem conseguidas pelos portugueses. A localização desta fortaleza foi estratégica e revelou-se de uma importância extrema para o Estado Português da Índia, pelo seu papel no comércio marítimo das especiarias e sedas.
No entanto, simultaneamente, essa importância tornou-a num fruto apetecido. A Fortaleza de Diu foi um alvo preferencial de ataques provenientes de diferentes povos, nomeadamente de árabes, turcos e indianos. Apesar dos ataques constantes, a Fortaleza de Diu permaneceu intacta, tudo graças à sua robustez.
3 – Igreja de São Paulo – Macau, China
Macau encontra-se atualmente sob administração chinesa. No entanto, até há bem pouco tempo, o português ouvia-se frequentemente em todas as esquinas. Neste local, encontram-se vários elementos de ligação a Portugal. Há nesta cidade uma herança arquitetónica que revela a presença portuguesa.
Entre as construções que os jesuítas ergueram na cidade Macau, destacam-se o Colégio de São Paulo (tratou-se da primeira instituição de ensino ocidental no Oriente) e a Igreja da Madre de Deus. Ambos integram o conjunto que compõe as Ruínas de São Paulo.
Infelizmente, atualmente, só restam algumas estruturas da igreja. A imponente fachada ajuda a revelar a dimensão desta atração. Outro elemento que nos permite conferir a importância desta construção religiosa está na escadaria de granito. A ocorrência de um incêndio no século XIX causou estragos irreparáveis. Foi no ano de 1835 que sucedeu o trágico acontecimento.
4 – Igreja do Bom Jesus – Índia
O povo português contribuiu para diversas construções ao longo dos mais de 400 anos em que exerceu o seu poder na região. No entanto, uma delas destaca-se. A Igreja do Bom Jesus está situada no estado indiano de Goa, região que conheceu o domínio dos portugueses ao longo de 4 séculos.
Essa igreja foi erigida em apenas nove anos. Tratou-se de um recorde de construção para o século XVI. A construção está datada do ano de 1585. A construção deste templo deve-se à Companhia de Jesus.
A Igreja do Bom Jesus é um dos exemplos mais notável de arquitetura europeia na Índia. O interior da Igreja do Bom Jesus é majestoso. Um dos seus destaques vai para o chão, feito de mármore e pedras preciosas incrustadas. No interior, encontra-se ainda o túmulo de São Francisco Xavier, o Apóstolo do Oriente, como ficou conhecido.
5 – Igreja e Convento de São Francisco – Brasil
O conjunto de edifícios do Convento e Igreja de São Francisco foi construído a partir de 1713. Estes elementos arquitetónicos estão localizados no coração de Salvador. Estas construções revelam-se grandes exemplos da arquitetura barroca feita no Brasil. Os espaços conventuais e a igreja primam pela beleza dos seus elementos.
O Convento e Igreja de São Francisco apresentam detalhes em talha dourada riquíssimos. Outros elementos importantes são os azulejos, um dos detalhes tipicamente portugueses.
Em mais de 1500 quadrados de azulejos são retratados momentos históricos relevantes, tais como a história do casamento realizado pelo rei D. José com a princesa D. Mariana Vitória. Nos azulejos também se retrata uma Lisboa que precede o terramoto de 1755. No interior destas construções, é ainda possível contemplar esculturas e pinturas.
6 – Igreja de São Francisco de Assis da Penitência – Brasil
A Igreja de São Francisco de Assis foi erguida em 1790 e 1794. Trata-se seguramente de um dos principais monumentos religiosos de Ouro Preto. Esta obra feita por portugueses foi erguida por instrução da Ordem Terceira de São Francisco de Assis.
A Igreja de São Francisco de Assis foi projetada e ornamentada por António Francisco Lisboa, que ficou mais conhecido como o “Aleijadinho”. A grandiosidade da Igreja de São Francisco de Assis da Penitência coloca este templo no roteiro de visita ao estado de Minas Gerais.
Esta construção religiosa apresenta-se em estilo barroco e foi feita a partir de um projeto de Aleijadinho. Também revela alguns elementos decorativos. No templo, há ainda vários trabalhos do Mestre Ataíde. A talha dourada que surge nos altares e paredes encanta. A pintura de forro de madeira no teto é outro elemento que fica na retina.
7 – Fortaleza de Mazagão – Marrocos
A Fortaleza de Mazagão encontra-se em Marrocos. A cidadela de Mazagão está localizada à beira-mar. A construção da Fortaleza de Mazagão foi realizada no ano de 1541. Ela esteve sob domínio português até ao ano de 1769.
As muralhas e ameias medievais encantam pela imponência e pela beleza. Trata-se de um exemplar de arquitetura que apresenta uma mistura de influências, portuguesa e marroquina.
A sala com formato de estrelas terá servido para armazenamento de armas. No entanto, na atualidade, serve como um reservatório de água. Reflete a luz que entra pelo óculo no topo, algo que permite criar um efeito mágico. Este elemento inspirou vários artistas como Francis Ford Coppola, por exemplo.
Atualmente, a antiga Mazagão é designada por outro nome. É conhecida como El Jadida. Esta cidade esteve na posse dos portugueses que exerceram a sua influência em diversas áreas.
No interior da Fortaleza de Mazagão, é possível encontrar uma atração fantástica, a Igreja da Assunção. Esta construção religiosa apresenta-se em estilo manuelino. Existe ainda um sistema de cisternas subterrâneas impressionante.
A Fortaleza de Mazagão é considerada pela UNESCO como património da Humanidade desde 2004. Entre as fortalezas que os portugueses edificaram em Marrocos, a Fortaleza de Mazagão é a que se encontra em melhor estado de conservação.