Beber água da torneira é uma decisão sensata. Os benefícios desta opção são diversos. Por isso, só tem de ser considerada uma escolha inteligente. Mesmo quando se compara com beber água engarrafada, podemos constatar que há muitas razões que ajudam a argumentar que a água da torneira deve ser a nossa fonte principal de hidratação. A água da torneira deve ser vista como a melhor solução para o consumo diário. Uma opção saudável, segura e sustentável A qualidade da água da torneira é clara. Por isso, convém diferenciar os mitos das verdades.
Com esta opção, pode economizar dinheiro e proteger o meio ambiente, além de ter um papel importante na promoção da saúde e bem-estar. Faça uma escolha consciente e beba regularmente a água que lhe chega a casa.
Será mesmo seguro beber água da torneira?
Há diversos factos sobre o consumo da água da torneira que devem ser mais conhecidos pelas pessoas. Há muitos mitos que levam a que se desconfie da sua qualidade. Por isso, parte significativa da população opta por consumir água engarrafada de forma regular.
Para esclarecer as pessoas, importa defender que a água da torneira é segura para beber. Ela é controlada rigorosamente. Os resultados apresentados são acompanhados atempadamente pelas autoridades de saúde e também pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de água e Resíduos).
Os resultados são disponibilizados publicamente. Desta forma, comprova-se que a água da torneira é perfeita para consumo, sem ser necessário ser filtrada, nem ter equipamento doméstico para tratamento da água.
Convém também esclarecer que a água engarrafada não é melhor do que a água da torneira. Esta última é mais acessível e barata que a alternativa. Além disso, a água da torneira é tão saudável e segura como a outra.
Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário filtrar a água antes de a beber. A água que a rede pública fornece à população é perfeitamente equilibrada. A água da torneira consegue satisfazer as nossas necessidades diárias de sais minerais.
Por isso, o filtro não irá melhorar este equilíbrio. Além disso, o filtro requer manutenção. Se esta não for feita, até poderá deteriorar a qualidade da água.
A água da torneira contém cloro e este não faz mal à saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) destacou nas Diretrizes para a qualidade da água potável (de 2017) que podem existir alguns riscos. No entanto, os benefícios do uso de cloro como agente desinfetante na água pública justificam essa opção.
Há largos anos que é usado o cloro. Este oxidante tem tido um contributo importante na saúde pública mundial. Ele contribuiu para o desaparecimento de diversas doenças transmissíveis pela água. Ele representa uma barreira sanitária no Sistema de Abastecimento.
É verdade que esta água canalizada pode conter quantidades residuais de medicamentos. O mesmo acontece na água engarrafada. Em vários estudos comprovou-se a presença de resíduos de fármacos em águas superficiais e águas subterrâneas a nível global. Em Portugal também.
A água pode apresentar gosto ou cheiro a cloro. Tal acontece devido ao processo de desinfeção da água. Este elemento permite eliminar bactérias e outros microrganismos que possam contaminar a água na rede pública.
Desta forma, uma quantidade residual de cloro é mantida na rede até ao momento em que sai da torneira. Se notar a sua presença, não se preocupe. A quantidade não representa qualquer perigo para a saúde. A quantidade é pequena. A suficiente para garantir a desinfeção da água.
Estrategicamente, pode colocar num jarro água e deixá-la repousar por 30 min no frigorífico. Desta forma, conseguirá eliminar o cheiro a cloro. O sabor da água dependerá sempre da composição em sais da água na captação, nomeadamente de cálcio, magnésio, sódio, potássio.
É possível a água da torneira apresentar uma cor branca ou turva. Devido à existência de ar dissolvido na água, formam-se pequenas bolhas. Não se preocupe. Essa aparência é pontual e passageira. Além disso, não afeta a qualidade da água.
Ela fica momentaneamente esbranquiçada devido a oscilações de pressão nas tubagens ou reservatórios que tornam a água. Se o copo de água repousar durante uns instantes, a água volta a ficar límpida.
Se a água se apresentar castanha ou avermelhada deve-se à presença de minerais, especialmente do ferro e/ou o manganês. Se existirem alterações na temperatura ou pressão e velocidade da água, poderá ocorrer a turvação castanha, devido à formação e arrastamento de depósitos de ferro nas tubagens metálicas. Deve lavar roupa com esta água. Se deixar correr a água por algum tempo, ela irá voltar a sair límpida.
A água fica mais agradável se a recolher após correr um pouco. Depois, deve manter a água no frigorífico, para a refrescar, preferencialmente colocada num recipiente tapado. Desta forma, o sabor será melhorado e terá ainda uma sensação de frescura agradável.
Tenha em conta que as garrafas e recipientes usados para servir água devem ser lavados frequentemente. Pode utilizar um pouco de vinagre ou sal nessa lavagem.
O uso de gelo para refrescar a água é uma boa substituição, mas tenha em conta que deve substituir regularmente a água dos cubos. Se eles permanecerem muito tempo sem que sejam usados, deve deitar fora. Eles irão adquirir o sabor dos alimentos armazenados no congelador.
Se deseja fazer chá ou café, não use água quente da torneira. Para eliminar o sabor desagradável do cloro, é preferível ferver água fria.
Não deve reutilizar garrafas de água de plástico, porque sempre que usamos a garrafa contaminamos a mesmo com bactérias, no gargalo e no corpo da garrafa. Devido ao formato irregular das garrafas, torna-se impossível higienizar corretamente essas garrafas.
Deve usar garrafas reutilizáveis de vidro ou metal, concebidas para transportar água da torneira. Estas garrafas são mais fáceis de higienizar. Estas garrafas são feitas com materiais que não contêm substâncias nocivas como o bisfenol A (BPA), que se pode encontrar em algumas garrafas de plástico.
É necessário ter alguns cuidados no momento de transportar água para consumo numa garrafa reutilizável. Independentemente do material (idealmente, de vidro ou metal, mas mesmo que use de plástico), deve lavar a garrafa com água quente e detergente, diariamente!
Aprenda mais dicas sobre a água:
- A água engarrafada tem validade e mais 8 coisas importantes que deve saber
- Evite comprar água engarrafada no supermercado
- Aprenda a poupar água em casa e na cozinha
Ao manusear a garrafa, iremos sempre deixar bactérias nela que podem ser nocivas. É também importante protegê-la da luz solar e substituir a água diariamente.
Independentemente do material da garrafa reutilizável que tiver, ela deve ser substituída com regularidade, mesmo não tendo um prazo de validade. A garrafa deve ser substituída se apresentar sinais de que está demasiado velha ou se ela apresentar furos, partes partidas ou a cor estiver desbotada.
Sabia que a água da torneira pode ser comercializada em cafés e restaurantes, desde que esteja afixado na tabela de preços? Os clientes devem ser informados desse custo, antes de consumir a água.
A água pode ser servida em jarros, desde que os requisitos de higiene e segurança sejam cumpridos. A água também pode ser servida em eventos públicos. Aliás, revela-se até uma melhor opção do que oferecer garrafas.
A água da torneira permite reduzir custos e é a melhor solução, seja em eventos públicos ou reuniões numa empresa. Não só permite poupar dinheiro, como é melhor para o planeta, pois permite reduzir o uso de plástico.
“Não só permite poupar dinheiro, como é melhor para o planeta, pois permite reduzir o uso de plástico.”
É mais amiga do ambiente, não só porque faz reduzir o uso de plásticos, ma também por todos os custos e tarefas que se têm de fazer para extrair e transportar a água até ao consumidor final.
Atualmente, existem outros processos de desinfecção da água, tais como a ozonização ou a radiação ultravioleta, embora sem o efeito residual do cloro que constitui uma verdadeira barreira sanitária ao longo de todo o Sistema de Abastecimento.
Útil mas um pouco repetitivo.