O exaustor desempenha um papel importante, por isso, convém limpar o exaustor de cozinha regularmente de forma que ele possa cumprir com as suas funções. Se quer que ele funcione corretamente, tem de fazer a sua limpeza.
Sempre que cozinhamos, fazemos com que seja necessário o exaustor trabalhar no sentido de tornar a cozinha mais saudável. O exaustor tem responsabilidade de tornar o ar mais respirável na cozinha. Ele absorve fumos e vapores e também ajuda a eliminar odores. No entanto, com o tempo, suja-se, perdendo qualidades. É inevitável, especialmente quando se cozinha regularmente. Por isso, devemos realizar uma limpeza frequente.
Saiba como limpar o exaustor de cozinha na perfeição
A limpeza regular do exaustor de cozinha é uma etapa fundamental para mantê-lo a funcionar de forma eficiente. Fazer uma limpeza regular do exaustor de cozinha é uma estratégia que permite que não se tenha de realizar limpezas mais profundas tão frequentemente. Esta limpeza mais profunda é mais difícil e demorada.
Idealmente, devemos fazer uma limpeza uma vez por mês, sendo necessário desmontar o exaustor e proceder a uma limpeza mais a fundo. Esta é a solução para assegurar que pó, gordura e outras sujidades não originem o mau funcionamento do aparelho.
O seu papel é tão importante nas nossas casas que devemos assegurar que ele cumpre na íntegra as suas funções.
Primeiro, com o exaustor ligado, deve colocar água, vinagre e sumo de limão numa panela e levá-la ao lume. O vapor libertado durante esse processo será útil. A mistura no vapor irá amolecer a gordura do exaustor, um momento que permite facilitar a sua limpeza.
Depois, desligue o exaustor e aguarde que ele arrefeça. Para iniciar a limpeza do seu exaustor, não se pode evitar este passo. Desligue o eletrodoméstico da tomada para que não exista corrente elétrica. Desta forma, poderá fazer a limpeza em total segurança e sem comprometer o bom funcionamento do exaustor, após a limpeza.
Em seguida, deve desmontar o exaustor. As diferentes partes do eletrodoméstico devem ser retiradas para que o possa limpar, quer por dentro, quer por fora. Retire as grades de ventilação e quaisquer filtros do exaustor. Geralmente, estas peças podem ser removidas manualmente ou com o uso de uma chave de fenda, dependendo do modelo.
Posteriormente, deve recorrer a um desengordurante. Com um pano humedecido com um produto antigordura, esfregue as grelhas e deixe que atue ao longo de alguns minutos. Repita o processo para fazer a limpeza do interior do exaustor. Use um pano húmido ou uma esponja macia, tanto pode usar o mesmo produto, como um detergente de lavar a loiça.
Em seguida, passe as grelhas por água quente, de forma a eliminar facilmente a gordura, após passar o produto. As grelhas devem ser lavadas em água quente. Depois, deve deixar que elas sequem ao natural. Quando elas se encontrarem secas, volte a montar. O exaustor está limpo e encontra-se pronto a usar.
Verifique as aberturas de ventilação, se elas estiverem desobstruídas. Se existir sujidade acumulada ou gordura nelas, use um aspirador de pó ou uma escova para removê-la.
Finalmente, deve fazer a limpeza da parte externa. Com um pano húmido e detergente, limpe a parte externa do exaustor. Se existirem manchas difíceis, pode usar um limpador específico para a superfície do exaustor, seguindo as instruções do fabricante.
Recoloque as peças, após ter todas as partes secas. Recoloque as grades e filtros no exaustor, garantindo que ficam encaixados corretamente.
Para a próxima limpeza ser mais simples, lembre-se de que tem de limpar o exaustor com regularidade. Dessa forma, irá evitar a acumulação de gordura.
Aprenda a limpar:
- Como limpar o microondas eficazmente. Tome nota!
- Como limpar a máquina de lavar roupa eficazmente
- Como remover maus odores no frigorífico eficazmente
Sempre que cozinhar, deve lavar a superfície externa. Além disso, deve trocar ou limpar o filtro (se o seu exaustor tiver filtro) mensalmente. Seguramente que essa estratégia permite que o seu exaustor fique limpo durante mais tempo. O tipo de limpeza deve ser adequado ao tipo de material do eletrodoméstico.
Para a limpeza, tanto pode usar um bom desengordurante comprado, como pode recorrer a uma solução caseira de água e bicarbonato de sódio. O que importa verdadeiramente é realizar uma limpeza regular, uma vez que este eletrodoméstico tem grande utilidade, assegurando o bem-estar de todos.
Lembre-se que deve verificar o manual do exaustor, pois as instruções de limpeza podem variar conforme o modelo específico.
A limpeza do exaustor de cozinha não tem de demorar horas. Se seguir estas recomendações, seguramente que irá contribuir para assegurar maior longevidade ao exaustor, garantindo que ele se mantenha em boas condições de funcionamento. Não se pode esquecer que o exaustor deve ser limpo com frequência. Coloque essa tarefa na agenda!