Riscos no carro são um problema comum que pode diminuir o valor do veículo e prejudicar a sua aparência. Aprenda a removê-los como um profissional! É bastante frustrante ver o nosso veículo riscado. Contudo, é possível atuar sobre esses riscos presentes no automóvel, eliminá-los ou disfarçá-los. Reunimos algumas dicas que farão maravilhas ao seu veículo. Não é necessário fazer uma pintura automóvel completa para se ver livre dos riscos. Sabe-se que essa estratégia é eficaz, mas implica custos avultados.
É possível fazer com que o seu carro apresente boa aparência, sem os riscos e sem abrir os cordões à bolsa. Quando os carros apenas revelam um arranhão leve, é possível disfarçar.
Atuar no sentido de remover os arranhões de carros não se trata apenas de uma medida estética, trata-se de uma estratégia que ajuda a preservar o veículo, um fator decisivo que contribui para a valorização do automóvel, caso se pretenda vender a viatura mais tarde.
Riscos no carro: como tirar e deixar o seu carro como novo
Habitualmente, um carro apresenta três camadas de pintura: há uma camada transparente, uma camada base (o primer) e, finalmente, o painel metálico do carro. Terá de avaliar bem a profundidade dos arranhões para saber se é possível remover os riscos do carro.
Se forem leves, pode fazê-lo recorrendo a massa de polir ou a qualquer outro produto específico para remover riscos de carros.
- Os riscos são superficiais se não sentir qualquer atrito ao passar o dedo na parte riscada. Neste caso, podem ser disfarçados com um produto específico.
- Os arranhões são muito profundos quando se passa o dedo e se sente dificuldade em deslizar. Ora, quando tal acontece, é melhor visitar uma oficina especializada, pois irá necessitar de uma intervenção profissional.
Dicas para disfarçar os riscos nos carros
Se os riscos que o carro apresentam forem superficiais, é possível disfarçá-los com facilidade. Basta recorrer a um kit caseiro de remoção de riscos ou a outros produtos.
1 – Limpeza da zona riscada
Em primeiro lugar, é fundamental realizar uma boa lavagem automóvel. Nesse momento, deve fazer uma limpeza na zona afetada com uma atenção especial. Por exemplo, se existirem areias ou outros detritos no local, ao esfregar na zona, apenas agravará o problema.
Desta forma, toda a sujidade deve ser eliminada. Seque muito bem a zona onde deseja disfarçar os riscos do carro.
2 – Método de aplicação do produto para remover riscos
Em boa parte dos casos (cerca de 80%), é possível disfarçar os riscos nos carros com massa de polir e cera. No entanto, há outros produtos que podem ser usados com o mesmo objetivo, nomeadamente as canetas de retoque ou spray de remoção de riscos. Contudo, deve ler bem as instruções dos produtos, antes de colocar as mãos na massa, para poder usar o produto com conhecimento.
3 – Aplique o produto
Após concluir passos anteriores, deve remover os riscos do carro. Chegou o momento de usar massa para polir. Aplique este produto na zona riscada e espalhe a massa de polir de forma uniforme. Tanto pode fazer esse procedimento manualmente ou recorrer a uma politriz. Deve espalhar o produto sempre em movimentos circulares.
4 – Limpeza dos excessos e fazer um bom polimento à zona afetada
Após corrigir as imperfeições do automóvel, deve procurar eliminar o excesso de produto. Nesse passo, use um pano limpo de microfibras e água. Assim, poderá remover todos os resíduos de massa.
Posteriormente, aplique cera no local para dar um retoque final. O polimento permitirá fazer com que a zona se apresente reluzente e sem revelar qualquer imperfeição à vista.
Será que o seguro do meu carro cobre os custos de um carro riscado?
Se acha que os riscos que o seu veículo apresenta foram o resultado de um ato de vandalismo, então pode tentar acionar o seguro. Se tiver um seguro de carro mais completo (nomeadamente, seguro de danos próprios), então, é provável que consiga obter a cobertura para este trabalho.
Contudo, tenha em conta que se tiver apenas um seguro de responsabilidade civil, não vai ser possível ter esse benefício. Trata-se de um seguro que cobre apenas os danos materiais e físicos gerados a terceiros.
Aprenda a cuidar do seu carro:
- Como desembaciar os vidros do carro rápida e eficazmente
- Como limpar os plásticos do carro e deixá-los como novos
- Aprenda a limpar e dar brilho ao carro como um profissional
Como posso remover riscos profundos de carros?
Poderá ser necessária a intervenção de profissionais para lidar com riscos demasiado profundos no carro. Eles poderão ser disfarçados por especialistas. Existem duas opções a ter em conta nestes casos de risco mais profundos. Faz-se uma pintura integral do painel riscado ou, então, faz-se mesmo uma pintura automóvel.
- No entanto, tenha em conta que nos carros com alguma idade, pode não compensar o investimento associado à pintura automóvel. Por isso, nestes casos, torna-se mais comum que se recupere apenas o painel em causa.
- No entanto, o carro é um modelo recente, com poucos anos. Poderá fazer sentido investir numa pintura automóvel. Este é seguramente o melhor procedimento para se apresentar um carro livre de riscos e arranhões. Ficará como novo!