O Queijo Serra da Estrela é um produto mesmo muito especial, um produto único em Portugal e no mundo.
A Serra da Estrela é um destino turístico de eleição. Fruto de ser o local português que tem o ponto mais elevado de Portugal Continental (apenas superado pela montanha do Pico, que apresenta 2351 metros de altitude e está presente no arquipélago dos Açores), com 1993 metros de altitude, a Serra da Estrela apresenta caraterísticas únicas no nosso país.
Por isso, é bastante procurada para uma escapadinha de sonho. No entanto, a Serra da Estrela é também conhecida por ser o local onde se faz um dos produtos portugueses mais populares e saborosos…
Fique a conhecer as caraterísticas que tornam o Queijo da Serra da Estrela num produto tão especial, num produto único em Portugal.
Queijo Serra da Estrela DOP, um dos melhores do mundo
O Queijo Serra da Estrela
O Queijo Serra da Estrela está ligado às gentes que o produzem. É na Serra da Estrela e nos respetivos pastos verdejantes, que se encontraram caraterísticas particulares que favoreceram as condições perfeitas para o fabrico deste queijo.
Atualmente, o Queijo Serra da Estrela é um dos queijos mais famosos e mais apreciados do planeta, mas este é um produto com muita história.
A sua história
Este queijo tem uma longa história. A sua origem não é certa, mas tem já muitos séculos. As primeiras referências ao Queijo da Serra remontam à ocupação romana. O processo de fabrico laborioso deste queijo foi descrito pela primeira vez naquele que é considerado o primeiro Tratado de Agricultura.
Há referências a esta iguaria no século XII. O Rei D. Dinis criou a primeira queijaria em 1287. Ela foi criada na localidade de Celorico da Beira. Atualmente, esta localidade é considerada a capital do Queijo da Serra. Este queijo esteve presente em muitas mesas reais ao longo dos séculos.
O mítico Gil Vicente chegou a mencionar este queijo na sua obra, no século XVI. No entanto, a popularidade deste produto aumentou quando chegou às cidades de Lisboa e do Porto, o que começou a ser feito em 1885.
O Queijo Serra da Estrela é o mais antigo de todos os queijos de Portugal. Este queijo encontra-se associado às gentes da montanha. O Queijo da Serra está ligado aos pastores e à vida serrana.
Este produto tornou-se conhecido em todo o mundo, por apresentar um sabor único. Este queijo tem propriedades nutricionais singulares, devido às caraterísticas incomuns. Este queijo foi sempre usado pelos grandes exploradores durante as suas viagens.
Um produto artesanal com tradição
O Queijo Serra é um produto de origem protegida. Este queijo diferencia-se pela forma artesanal como é produzido. Este queijo só é produzido com leite de ovelha. As melhores produtoras de leite são as raças Bordaleira, Serra da Estrela” ou “Churra Mondegueira”, por isso, estas são as escolhidas.
O Queijo da Serra é criado por mãos sábias e pacientes da gente serrana. As técnicas usadas na produção deste queijo são bem ancestrais. A arte de fazer este queijo tem passado de geração em geração.
Há centenas de anos que a produção do queijo é realizada com técnicas tradicionais. Portanto, o queijo Serra da Estrela conserva raízes seculares. Há técnicas e rituais bem antigos que dão a este produto um sabor e uma textura inconfundíveis.
Os pastores saem com os seus rebanhos logo pela manhã, para o pastoreio. O seu dever é escolher o alimento das suas ovelhas. Fazem-no criteriosamente uma vez que há determinadas ervas que concedem um mau sabor ao leite.
Ao final da tarde, os pastores regressam do pastoreio. Nesse momento, dedicam-se à ordenha, para obterem o leite para a confeção do queijo. As mulheres dos pastores e as filhas fabricam o queijo. Fazem-no com as suas mãos sabedoras, segundo as normas que os seus antepassados lhes deixaram.
Características
A produção do Queijo da Serra implica um processo de maturação que se prolonga por mais de um mês. Para fazer este produto português, é necessário dominar uma verdadeira arte. Este queijo apresenta uma série de caraterísticas, tais como:
- Apresenta um aroma intenso
- Revela um paladar suave
- Apresenta uma leve acidez. Este queijo é ligeiramente acidulado
- Este é um queijo amanteigado
- O queijo apresenta uma cor branca amarelada
Curiosidade
O Queijo Serra da Estrela brilhou intensamente no ano de 2011, quando foi eleito como uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa.
Modo de servir
Apesar de ser comum ver este queijo ser servido à colherada, após ser feito um corte no topo, a verdade é que o Queijo Serra da Estrela DOP deve ser servido de outra forma. Deve ser servido em fatias, com a casca.
Combinações
Este tipo de queijo combina na perfeição com uma fatia de marmelada, uma dupla maravilhosa, que funciona bem, como Romeu e Julieta. Também pode ser saboreado na companhia de um bom vinho do Porto ou de um bom vinho da região. Esta iguaria apresenta um sabor único que fica perfeito numa fatia de pão rústico de centeio ou de broa.
Feiras portuguesas do Queijo
Ao longo dos anos, foram criadas várias iniciativas que visavam divulgar este produto. Foram criadas feiras e concursos que permitem aos apreciadores de queijo apreciar melhor as caraterísticas únicas deste produto.
Normalmente, acontecem durante a época carnavalesca, uma vez que nessa altura do ano, a serra costuma encontrar-se coberta de neve.
Todos os concelhos que integram o Parque Natural Serra da Estrela realizam a sua Feira do Queijo. A exceção vai para a Covilhã que aposta mais no queijo de cabra. Por isso, pode conhecer melhor este queijo visitando uma das seguintes feiras:
- Feira do Queijo de Seia;
- Feira do Queijo de Celorico da Beira;
- Feira do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital;
- Feira do Queijo de Gouveia;
- Feira do Queijo de Fornos de Algodres;
- Feira do Pastor e do Queijo de Penalva do Castelo.
Leia também:
- 7 belíssimas aldeias na Serra da Estrela que tem de visitar
- Um dos segredos mais bem guardados da Serra da Estrela
- Nave da Mestra, um dos segredos mais bem guardados da Serra da Estrela
Produto de Denominação de Origem Protegida (DOP)
O queijo da Serra da Estrela foi reconhecido pela União Europeia como Denominação de Origem Protegida (DOP). Esse momento aconteceu em 1996.
A produção deste queijo tem de obedecer a determinadas regras. As regras encontram-se definidas no Caderno de Especificações. A entidade que gere a Denominação de Origem é a Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela (CRL, ESTRELACOOP) tem a sua sede instalada em Celorico da Beira.
Todos os queijos com a marca Serra da Estrela têm de apresentar os seguintes símbolos de identificação e distinção:
- Símbolo europeu de denominação de origem protegida (DOP), que permite uma fácil identificação e afirmação de qualidade, nos mercados internacionais.
- Holograma da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, com o nº de série.
- Marca de caseína, com o nº de série, que pode ser visualizada no fundo do queijo. É uma “impressão digital do queijo”.
- Nº de licenciamento da queijaria.
- O sistema de produção do Queijo Serra da Estrela DOP conta com 134 explorações que abastecem o leite. Há ainda 38 queijarias que estão submetidas a controlo.
Área geográfica de produção
A região onde se produz este queijo é denominada “Região Demarcada de Produção de Queijo Serra da Estrela”. Esta área abrange algumas localidades dos concelhos da Covilhã, Guarda e Trancoso, além dos seguintes concelhos: Celorico da Beira, Manteigas, Gouveia, Seia, Fornos de Algodres, Oliveira do Hospital.