Quando foi a última vez que lavou a sua garrafa? Se se preocupa com o que ingere, aprenda quando é que deve lavar a garrafa de água! A garrafa de água é uma companhia no nosso quotidiano ou, pelo menos, deveria ser. Desta forma, é inevitável termos uma garrafa de água, que deve ser levada para o trabalho e fazer a viagem inversa, acompanhando o regresso a casa.
Contudo, existem alguns cuidados a ter com a garrafa de água, como fazer uma limpeza regular deste item tão importante, mas que tende a acumular germes e bactérias. Por isso, é indispensável fazer uma correta higienização da garrafa de água.
Mas, com que frequência se deve realizar esse procedimento de limpeza à garrafa de água? É um erro comum deixar a água de um dia para o outro. Saiba tudo o que deve fazer para manter a sua garrafa de água sempre limpa.
Sabe qual a periodicidade correta para lavar a garrafa de água?
Devemos lavar a garrafa de água com frequência. Todos sabemos disso, mas com que regularidade esse procedimento de limpeza deve ser realizado? A garrafa de água deve ser uma companheira de todas as horas, pois dá-nos a oportunidade de nos hidratarmos ao longo do dia. Segundo os especialistas, devemos beber diariamente 2 litros de água. Trata-se de uma medida essencial que melhora a nossa saúde e contribui para o nosso bem-estar.
Muitas pessoas recorrem a garrafas reutilizáveis, mas elas requerem uma lavagem regular; necessitam de ser limpas diariamente. As garrafas descartáveis são frequentemente colocadas de lado. Idealmente, todos deveríamos escolher a opção mais sustentável, amiga do ambiente. É assustadora a quantidade de lixo e de plásticos que são despejados e que danificam o planeta. Mas poucos se dão ao trabalho de lavar a garrafa de água todos os dias. Segundo os especialistas, se as garrafas reutilizáveis não forem lavadas com essa regularidade diária, apresentam as condições ideais para acumular germes e bactérias, fomentando a sua propagação, algo que pode prejudicar a saúde sempre que se bebe água.
Dicas para lavar corretamente as garrafas de água consoante o material
1 – Garrafa de plástico
Embora esta não seja uma opção sustentável, por se tratar de plástico, a verdade é que muitas pessoas recorrem a este tipo de garrafas reutilizáveis no seu quotidiano. Lavar a garrafa de água de plástico é um procedimento fácil. Ela tanto pode ser feita à mão, como na máquina de lavar a loiça. Neste caso, deve colocar a garrafa na parte superior, afastada da parte aquecida que poderá comprometer a qualidade da tampa e até originar defeitos no plástico (mesmo que ele seja grosso e resistente).
Se lavar à mão, pode lavá-la com água morna e detergente da loiça. Desta forma, irá conseguir eliminar os possíveis germes e bactérias que possam estar acumulados no seu interior. Contudo, se por acaso deixou outro líquido dentro da garrafa como um sumo ou café, deve deixar este item de molho. Coloque a garrafa de molho num recipiente com água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, ficando assim de um dia para o outro. Posteriormente, na manhã seguinte, lave normalmente e seque antes de usar.
2 – Garrafa de alumínio
A garrafa de água de alumínio não se deve limpar com substâncias ácidas. Se usar vinagre ou bicarbonato, poderá danificar a garrafa. Tratam-se de substâncias que reagem com o alumínio e podem originar uma perda de brilho e cor.
O melhor método consiste em usar uma solução com detergente e água. Esta é a forma mais eficaz para lavar a garrafa de água. Primeiro, coloque uma gota de detergente e água morna no seu interior. Em seguida, agite a garrafa. Posteriormente, repita o processo de agitar até sair todo o detergente. Por fim, deve enxaguar a garrafa e deixar secar. Tenha ainda o cuidado de limpar a tampa e as suas saliências.
3 – Garrafa térmica a vácuo
A maioria das garrafas térmicas a vácuo podem ser lavadas diretamente na máquina, o que é bastante benéfico para quem as usa diariamente. Apesar disso ser verdadeiro, ainda há marcas que não aconselham este tipo de lavagem. Por isso, convém informar-se sobre isso no momento da compra. Trata-se de algo relevante.
Se optar por lavar à mão, então, deve usar um detergente sem cheiro para que a garrafa não apresente um gosto estranho. Estas garrafas são mais delicadas. Elas apresentam determinados materiais indicados para manterem o isolamento a vácuo.
Adote comportamentos mais higiénicos:
- Não corra riscos! 3 razões para lavar roupa nova antes de usar
- Toalhas de banho: saiba quando as deve lavar
- Aprenda a limpar a capa do telemóvel corretamente
4 – Garrafa de vidro
Para se assegurar que estas garrafas não acumulam bactérias e germes, deve lavar a garrafa diariamente. Caso contrário, a água que ingere irá revelar-se um risco para a sua saúde. Este material também pode ser lavado na máquina da loiça. Se lavar à mão, tenha em conta que a limpeza da garrafa de vidro deve ser feita por dentro e por fora, com recurso a um detergente da loiça normal e a água morna.
No momento de fazer a limpeza, deve verificar as fissuras da tampa com atenção. Além disso, deve esfregar com a parte macia do esfregão para assegurar que a sujidade não se encontra acumulada no local. Deve ainda lavar a garrafa com água morna e detergente.
O método é simples: esfregue com intensidade. Com o vidro, pode fazê-lo com maior à-vontade. Finalmente, enxague para assegurar que o detergente saiu todo da garrafa. Então, basta que deixe secar naturalmente.