A Família Real tem diversos elementos mundialmente conhecidos. O quotidiano destas pessoas é destacado em revistas internacionais. O interesse por esta família é geral. Carlos III assumirá o trono britânico herdado na sequência da morte da sua mãe, a popular Rainha Isabel II, amada pelo povo britânico e muito respeitada por todo o mundo. Compreenda a verdadeira dimensão dos poderes do monarca. Será que é assim tão poderoso? Descubra o que muitos desconhecem sobre as reais funções do rei do Reino Unido.
Desde o século XVII que os deveres reais que o monarca britânico detém não costumam passar de meras formalidades. A Rainha Isabel II ainda celebrou o ano passado o seu jubileu de platina, um feito inédito que visou homenagear 70 anos de reinado.
No entanto, no mesmo ano de 2022, faleceu, o que levou à necessidade de sucessão. O então Príncipe Carlos estava em primeiro na linha de sucessão. Por isso, coube-lhe assumir o lugar da sua mãe.
No Reino Unido, foram preparados todos os detalhes de uma coroação cerimonial. O novo monarca passou a ser reconhecido como Charles III ou Carlos III. Após ter sido a pessoa que mais tempo esteve na linha de sucessão 73 anos, Carlos tornou-se também no monarca mais velho a assumir o trono.
Apesar da posição relevante na sociedade britânica, não se deixe enganar. Apesar da vida digna, da exposição mediática, das diversas regalias e dos títulos de nobreza, a Família Real britânica não irá governar, nem sequer o rei terá esse poder.
Não é fácil de definir qual terá sido o último monarca que realizou de facto a função política no governo inglês, porque passou muito tempo. James II foi um monarca que reinou de 1685 a 1688. Este rei terá sido o último a tentar reunir todos os poderes para si, mas não acabou como perspetivava… James II acabou deposto, após uma trama do Parlamento.
A queda de James II aconteceu com a vitória do parlamento ante à coroa. O momento histórico esteve relacionado com o movimento conhecido como Revolução Gloriosa. No ano seguinte, em 1689, aconteceu um momento marcante, a Declaração dos Direitos (Bill of Rights) permitiu delimitar a influência real no parlamento. Desta forma, o monarca até ficou impedido de ter qualquer interferência nas eleições.
É desta forma que a monarquia britânica funciona atualmente, consistindo numa monarquia constitucional. O que quer dizer que o rei pode ser chefe de Estado por definição e que o poder para aprovar leis está nas mãos do Parlamento. O monarca britânico deve manter-se politicamente neutro.
É o primeiro-ministro que se revela o chefe do governo britânico. Esta pessoa é escolhida pelos parlamentares do partido vencedor das eleições. O monarca “autoriza” o primeiro-ministro a governar. Trata-se de um gesto meramente protocolar.
As funções reais são assim muito mais modestas do que se espera de alguém que é rei. Os poderes do monarca britânico não são como os dos reis do passado. Os seus poderes são simbólicos e cerimoniais, apesar de ser ainda uma figura relevante para a nação.
A posição de quem defende a manutenção da monarquia é de que a figura do rei (ou da rainha) do Reino Unido permite criar uma identidade nacional. Desta forma, ela contribui para o sentimento de unidade, para a estabilidade e continuidade no governo britânico.
O Rei Carlos III não representa essas funções apenas no Reino Unido, uma vez que a monarquia britânica é chefe da Commonwealth. Esta é uma associação que une 56 países independentes.
Também poderá gostar de ler:
- Entenda por que o Rei Carlos III tem dedos de salsicha
- 12 factos surpreendentes do Rei Carlos III
- Quão rico é o rei Carlos III? E o resto da família real?
O rei Carlos III é o chefe de Estado de 14 desses países (os reinos da Commonwealth, como Jamaica, Canadá e Austrália). O monarca vai assumir as funções que eram da sua mãe, como assinar leis, abrir e dissolver o Parlamento na época das eleições. O rei Carlos III vai ter a honra de receber chefs de Estado e embaixadores estrangeiros.
Com a coroação, a imagem de Carlos III irá substituir a imagem da mãe, nomeadamente em novos selos e notas do Banco da Inglaterra. Com Carlos III no poder, o texto dos novos passaportes britânicos irá passar a ser “His Majesty The King” em vez de “Her Majesty The Queen”. Além disso, o hino nacional será alterado para “God Save The King”, “Deus Salve o Rei”.
A família real contribui para a economia britânica. Segundo a revista Forbes, o dinheiro advém do turismo, principalmente. Anualmente, são milhares de pessoas que visitam o Palácio de Buckingham, além de visitarem outros endereços que são pertença da Realeza britânica.
Há turistas ávidos por tentar conhecer mais sobre todos os membros da família. O sucesso da série The Crown comprova que a Família Real suscita um interesse global.