A escolha parece difícil? Fique a conhecer as vantagens de cada uma delas e escolha o melhor Protetor de ecrã Smartphone para si! Se queremos dar longevidade ao nosso smartphone, convém assegurar que ele fica devidamente protegido. Existem diferentes formas de o proteger. Colocá-lo num cofre, sem utilização, não é a melhor medida. Como temos de o usar regularmente, temos de tomar uma decisão importante quando compramos o aparelho. O dilema passa por decidir entre a película de vidro temperado e a película de gel. Ambas as opções têm qualidades e asseguram proteção. Contudo, como se tratam de produtos distintos, revelam diferentes vantagens. Fique a conhecer as diferenças entre ambos os produtos.
Protetor de ecrã Smartphone: película de vidro temperado ou de gel?
O conhecimento da película de vidro temperado ou de gel é importante para se perceber qual é a melhor opção para o seu smartphone. Ambos os produtos apresentam qualidades distintas. Por isso, proporcionam tipos de proteção diferentes. Cada película consegue fazer uma proteção do ecrã do smartphone. Ambas as opções preservam a funcionalidade do “touch screen”. Fique a saber em que situação se deve utilizar cada uma dessas opções para beneficiar ao máximo das suas vantagens.
Quais são as diferenças entre película de gel e de vidro temperado?
1 – Película de gel
As películas de gel são fabricadas a partir de um material transparente. Estas películas de silicone, como também são denominadas, são feitas com um material bastante flexível. Estas películas protegem bem o ecrã do smartphone e até absorvem os impactos. A película de gel é a melhor solução de proteção para quem tem smartphones com formatos diferentes, nomeadamente com os ecrãs curvos e com as bordas arredondadas. Nestes casos, estas películas conferem uma maior capacidade de proteção devido ao material em que foram criadas, que é significativamente mais moldável e flexível que a alternativa (de vidro temperado).
Esta opção destaca-se pela sua durabilidade. As películas de gel cobrem e protegem todo o ecrã. Este tipo de película é mais discreta. A presença da película de gel torna-se pouco evidente, após a instalação. Os equipamentos de formatos diferentes podem ficar totalmente revestidos com películas de gel, ficando mais protegidos.
Apesar destas películas não estilhaçarem (como as de vidro temperado), elas ficam mais marcadas e arranham com facilidade, devido à utilização regular. Com o passar do tempo, numa utilização regular dar películas de gel, torna-se comum encontrar marcas de algum desgaste. Quando tal acontece, há que renovar a proteção.
2 – Película de vidro temperado
Como o nome indica, esta proteção é feita a partir de vidro temperado. Esta película reduz o impacto das quedas no dispositivo. Além disso, ela consegue impedir que o smartphone fique riscado. As películas de vidro são criadas propositadamente para se partirem, porque assim dissipam a força do impacto de uma queda. A película parte-se. No entanto, o telemóvel não parte, porque fica protegido. A força não se transmite para o ecrã, nem para os componentes internos do seu smartphone. Estas proteções são as mais comuns. As películas de vidro temperado são transparentes (geralmente) e pouco flexíveis. Estas películas são feitas de um material mais rígido. Por isso, trata-se de uma película menos adaptativa.
As películas de vidro são a solução mais económica. É mais fácil colocar estas proteções. Como têm de ser substituídas mais vezes, apresentam menos probabilidade de formar bolhas. Este material tem mais vantagens. Estas películas registam maior absorção de impactos. As películas de vidro temperado são reutilizáveis e não prejudicam a experiência do utilizador com o smartphone. Estas proteções são bastante suaves, à semelhança de qualquer ecrã. Como desvantagens, estas películas de vidro temperado não se adaptam a todos os formatos, especialmente aos curvos ou arredondados. As películas de vidro temperado podem ser a opção mais indicada para quem tenha um equipamento com formato liso e plano.
Como se deve aplicar uma película de vidro temperado?
O procedimento é muito simples e pode fazê-lo cumprindo algumas etapas…
- Primeiro, deve desligar o seu smartphone.
- Em seguida, limpe bem o ecrã, com um líquido de limpeza apropriado (idealmente) para este tipo de ecrãs.
- Posteriormente, deixe secar o ecrã, por completo.
- Então, deve aplicar a película por um dos cantos do ecrã.
- No imediato, vá aplicando com cuidado, para que não surjam bolhas de ar entre a película e o ecrã.
- Finalmente, faça a limpeza da película, para assegurar uma melhor experiência tátil.
Qual é o melhor protetor de ecrã para os smartphones: película de vidro temperado ou de gel?
A resposta deve ser dada em função do modelo de smartphone que tem e o uso que pretende dar ao aparelho. No momento de selecionar, deve escolher a solução que o faça sentir com maior segurança e sem receio de usar o aparelho. Normalmente, a película de gel tende a ser um pouco mais dispendiosa. Além disso, esta opção deve ser colocada no próprio posto de venda. A película de vidro tradicional tem um custo mais acessível. Esta opção permite que o próprio utilizador coloque a proteção. No entanto, ela tem de ser reposta com maior frequência.
Aprenda a cuidar do seu telemóvel:
- Evite colocar o telemóvel no bolso das calças
- Aprenda a limpar a capa do telemóvel corretamente
- 10 objetos do dia a dia que são verdadeiros ninhos de germes
Conclusão
Como teve a oportunidade de confirmar, ambas as opções de proteção têm vantagens e desvantagens. Tanto uma como outra ajudam a conceder maior longevidade ao smartphone.
No entanto, no momento de decidir, tenha em conta as caraterísticas mais específicas de cada uma das películas. Tenha em consideração as necessidades do seu aparelho face ao seu estilo de vida. Depois, equacione se quer investir na opção mais cara para o seu smartphone.
Ambas as opções são ótimas e cumprem com sucesso o papel de proteger o telemóvel. O investimento seguramente que fará sentido, porque irá evitar o custo elevado de reparar ou substituir o ecrã.