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Início Histórias Curiosidades

Proteja-se! Conheça as burlas digitais mais comuns

Conheça as armadilhas digitais mais frequentes e saiba como se proteger!

Márcio Magalhães Por Márcio Magalhães
11/04/2024
em Curiosidades
0
Conheça as armadilhas digitais mais frequentes e saiba como se proteger! burlas digitais

Proteja-se! Conheça as burlas digitais mais comuns

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Vamos destacar as burlas digitais mais comuns que os utilizadores enfrentam. Proteja-se contra potenciais fraudes e golpes no mundo digital!

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A realidade dos números demonstram que os esquemas fraudulentos através dos dispositivos digitais têm vindo a aumentar. A melhor forma de evitar ser uma vítima fácil destas burlas é com informação.

Saber (defender-se) é poder. No presente artigo do NCultura, conheça quais são as burlas digitais mais frequentes e irá aprender a ficar alerta, a saber os passos a dar, para não cair na cantiga do bandido.

Proteja-se! Conheça as burlas digitais mais comuns

As autoridades têm vindo a registar um aumento significativo de crimes de burla online ao longo dos últimos anos. Esse problema atinge os consumidores por fazerem uso de computadores e telemóveis. As autoridades revelaram que estes esquemas aumentaram durante a pandemia, onde o seu impacto foi sentido na vida e na carteira dos portugueses.

Atualmente, vivemos num contexto onde é comum fazer compras com recurso à internet ou ao telemóvel. A criatividade dos burlões aproveitou o contexto atual em que surgiu um aumento das compras e dos pagamentos online. Estas pessoas mal-intencionadas atuam em várias plataformas e recorrem a métodos cada vez mais rebuscados para aceder ao dinheiro das vítimas.

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Saiba quais são as burlas mais comuns e como atuar para as impedir

Compras online de marcas em lojas fictícias

Os burlões neste esquema optam por criar cópias de sites de lojas, plataformas que são em tudo idênticas às originais. À primeira vista, tudo nestas plataformas é legítimo. Contudo, apenas parece real; não é de confiança.

A diferença nestas plataformas, em comparação com os sites reais, apenas reside no facto de no site não ser disponibilizada informação relevante, nomeadamente uma morada física, telefone fixo e designação social. Além disso, estas entidades raramente emitem fatura com um número fiscal coletivo.

É possível usar este verificador de navegação segura do Google. Desta forma, poderá identificar sites inseguros e de malware.

Dicas: cuidados a ter quando faz compras pela internet

  1. Evite as redes públicas de internet para fazer compras online
  2. Certifique-se que os seus dispositivos estão munidos de um programa antivírus atualizado e de que a firewall está ativada.
  3. Garanta que o site é seguro e identificado
  4. Utilize este verificador de navegação segura do Google. Vai ajudá-lo a encontrar sites inseguros e de malware que podem roubar os seus dados privados e usá-los para phishing. Basta digitar um URL e pressionar o botão “verificar”.
  5. Pesquise informação sobre a loja online.
  6. Cuidado com os encargos adicionais nas compras online.
  7. Compare preços, quando fizer compras pela internet.
  8. Duvide sempre de descontos e promoções que oferecem preços muito abaixo dos valores de mercado.
  9. Esteja atento aos dados que lhe pedem nas compras online.
  10. Informe-se sobre a política de trocas e devoluções.
  11. Guarde sempre os comprovativos das compras pela internet.

Burla “Olá pai, olá mãe”

Segundo os dados avançados pela PSP, esta estratégia dos burlões tem vindo a registar cada vez mais ocorrências em Portugal. Neste esquema, o burlão faz-se passar por um familiar próximo, que visa pedir à outra pessoa que contacta, que lhe faça um pagamento com urgência, que lhe envie uma determinada quantia.

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Geralmente, a abordagem dos burlões é realizada através de uma mensagem via WhatsApp. O burlão diz à (futura) vítima que teve um problema com o seu telemóvel e que só se encontra contactável por aquele número.

O autor da burla informa o falso familiar (especialmente, mãe ou pai) que necessita de realizar um pagamento urgente. Pede-lhe o favor de realizar a transferência, enviando-lhe uma referência bancária ou um NIB/IBAN.

Os autores destas burlas procuram informações pessoais sobre as vítimas para dar credibilidade à situação. Geralmente, o montante solicitado pelos burlões varia entre algumas centenas de euros e os 2000 €.

Burlas realizadas através do MB Way

Desde que seja utilizada corretamente, esta aplicação é das mais seguras. Por isso, o MB Way soma cada vez mais utilizadores. No entanto, as pessoas que não dominam a aplicação podem cometer erros. A falta de conhecimento é uma vulnerabilidade que muitos burlões identificam como oportunidade para a realização de esquemas digitais.

A burla realizada através do MB Way geralmente acontece em situações de compra e venda. Enquanto assume o papel de vendedor, o burlão convence o comprador a instalar a aplicação.

A vítima até reconhece que o nome “MB Way” lhe é familiar. No entanto, se não tem ou não domina a app, provavelmente irá confiar, quando não estranha esta abordagem.

O autor da burla pede à vítima que vá a uma caixa multibanco. Então, pede-lhe para que registe no MB WAY o seu número de telemóvel (o do burlão) através do cartão multibanco.

Noutras situações, até pode ser a própria vítima que cede os seus dados de acesso à aplicação ao burlão. No entanto, nem se apercebe de que está a dar o acesso à sua conta bancária. Então, tranquilamente, o burlão poderá fazer compras através da app, pode ainda transferir dinheiro ou realizar levantamentos da conta da vítima, encontre-se onde estiver.

Burla através de pagamentos eletrónicos

Este esquema também surge em situações de compra e venda. Quando uma pessoa se encontra a fazer compras online, geralmente, é enviada uma referência para pagamento.

Pode ainda fazer a sugestão do pagamento através de outra aplicação financeira. Se lhe acontecer isso, se lhe pedirem para utilizar uma plataforma que desconhece para efeitos de pagamento, desconfie, porque provavelmente será uma armadilha.

Nunca use um método que desconheça (ou que o faça sentir-se desconfortável) para realizar pagamentos.

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Burlas por SMS

Há cada vez mais pessoas a relatarem tentativas de burla através de mensagem escrita. Por exemplo, mensagens da alfândega a solicitar para clicar num link para desalfandegar uma encomenda.

O burlão pode ainda fazer o papel de um alegado fornecedor de energia que revela a existência de uma dívida, deixa os dados para pagamento, sob pena de ser eminente um corte de eletricidade. As estratégias dos autores das burlas são cada vez mais credíveis, imitando, frequentemente, a escrita das empresas reais.

Para evitar cair neste tipo de armadilhas, tenha os seguintes cuidados para não ser vítima destes esquemas:

  • Pesquise na internet pelo nº de telemóvel do qual recebeu o sms;
  • Não responda ao SMS enviado, não clique em links e não partilhe os seus dados;
  • Bloqueie o número;
  • Denuncie o caso de burla à sua operadora e à Polícia.

Cuidados a ter para conseguir evitar burlas digitais

Para salvaguardar as suas poupanças, há cuidados que pode ter para não se ser apanhado na teia dos burlões…

1 – É importante ter um antivírus atualizado no computador ou dispositivo móvel;

2 – Evite a partilha de dados bancários e pessoais com terceiros;

3 – Antes de efetuar qualquer compra, reúna informações sobre a empresa, vendedor ou condições de negócio;

4 – Use redes seguras e evite redes públicas, que se encontram mais vulneráveis a ataques informáticos;

5 – Guarde os registos de todos os seus movimentos bancários;

6 – Se se fizerem passar por um familiar seu e lhe pedirem dinheiro através de mensagens, primeiro, para despistar qualquer tentativa de burla, faça perguntas simples sobre assuntos que os eventuais burlões desconheçam;

7 – Apenas use aplicações e meios de pagamento que domine verdadeiramente e opte sempre pela modalidade de pagamento que considere mais segura para si;

8 – Antes de fechar qualquer negócio, reflita bem, não se precipite, não se deixe persuadir com facilidade;

9 – Os burlões sabem que as pessoas, quando se encontram sob pressão, ficam mais vulneráveis. Por isso, saiba dizer “Não!”;

10 – Consulte frequentemente o seu extrato bancário;

11 – Crie cartões virtuais e use-os em compras online, ao invés de inserir os dados do seu cartão físico;

12 – Fique atento aos termos e condições dos sites que visita, especialmente sempre que subscreve algum serviço.

Outras questões importantes

O que é uma burla?

Segundo o Artigo 217.º do Código Penal, uma burla ocorre quando acontece o seguinte:

  • Uma pessoa faz algo com intenção de obter enriquecimento ilegítimo para si ou para terceiros, por meio de erro ou engano sobre factos que astuciosamente originou, determinando alguém à prática de atos que lhe causem a si (vítima) ou causem a outra pessoa (outra vítima) prejuízo patrimonial. Esse crime é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa.
  • A tentativa de burla é punível.
  • O procedimento criminal da burla depende de queixa.
  • É correspondentemente aplicável o disposto nos artigos 206.º e 207.º do Código Penal.

O que se fazer quando se é vítima de burla?

O que deve fazer é simples, denuncie! Participe o acontecimento à Guarda Nacional Republicana. Pode fazê-lo assim:

  • Dirija-se ao posto da GNR mais próximo da sua área de residência.
  • Recorra ao Sistema Queixa Eletrónica, um serviço público, online, que visa facilitar a apresentação de queixas e denúncias às autoridades. Só tem de aceder ao portal e selecionar o tipo de crime que pretende denunciar, neste caso, burla.
  • Há ainda a destacar a aplicação SMS Segurança, destinada a pessoas surdas.

Há outros espaços para fazer a denúncia de burla?

A denúncia criminal também pode ser apresentada noutros espaços além da GNR, nomeadamente:

  • esquadras da Polícia de Segurança Pública (PSP);
  • Direção Nacional da Polícia Judiciária ou respetivas delegações regionais.
  • serviços do Ministério Público que funcionam junto dos tribunais, mesmo que não sejam o do local onde ocorreu o crime;
  • Linha de Apoio à Vítima (APAV): 116 006 (chamada gratuita).
  • Número 112 – Número de telefone de emergência único europeu, disponível a título gratuito em toda a UE, para situações de emergência com perigo iminente.
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Etiquetas: burlas digitaiscuriosidades
Márcio Magalhães

Márcio Magalhães

Um Mestrado em Ensino não fazia prever o percurso consolidado e bem sucedido no marketing digital e na produção de conteúdos, com publicação regular de artigos em diversas plataformas. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual)

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