O ferro de engomar é um elemento importante de uma casa. Trata-se de um elemento que pode ser muito usado, dada a necessidade que muitas pessoas têm de andar sempre impecavelmente vestidos. Atualmente, a imagem conta muito. Por isso, ter a roupa bem passada, sem vincos, pode fazer a diferença, ajudando a que se tenha sucesso, seja numa reunião, numa entrevista de emprego, numa troca de olhares no metro… Por isso é importante que aprenda a prolongar a vida do seu ferro de engomar.
O seu eletrodoméstico deve ser usado regularmente. No entanto, o uso constante tem consequências. É importante que se tenham vários cuidados para assegurar que o ferro de engomar tenha uma vida longa.
Se uma pessoa se limita a ligar o ferro de engomar à ficha, quando necessita de passar a ferro e, em seguida, desliga, esquecendo-o até ao próximo serão, então, dificilmente o seu ferro de engomar irá ter grande longevidade. Reunimos um conjunto de dicas que permitem conservar o ferro de engomar por mais tempo.
Aprenda a prolongar a vida do seu ferro de engomar
1 – Fazer uma leitura atenta do manual de instruções
Sabemos que dá preguiça ter que pegar no manual de instruções e ler atentamente, mas trata-se de uma etapa importante que quem pretende cuidar devidamente do seu ferro de engomar.
Esse livrinho contém toda a informação útil e relevante sobre o aparelho. Ficará a saber como cuidar e limpar do ferro de engomar, quais as suas necessidades específicas. Bem sabemos que esta tarefa parece sempre uma verdadeira canseira, mas, na verdade, só terá de ler uma vez e fica informado de tudo o que precisa.
Uma leitura poderá ajudar a poupar alguns euros, pelo conhecimento que gera sobre o ferro de engomar e também por impedir erros que o poderiam danificar.
2 – Fazer uma limpeza a quente
A limpeza do ferro de engomar pode ser feita a quente, com o ferro a apresentar a temperatura máxima. Primeiro, com um pano seco de algodão, deve limpar imediatamente os resíduos do ferro. Faça-o sempre que o ferro de engomar se sujar, para impedir que os resíduos se acumulem, protegendo assim o eletrodoméstico. Além disso, facilita a limpeza.
3 – Fazer uma limpeza a frio
A limpeza a frio é mais comum. Esta higienização permite assegurar maior longevidade ao seu ferro de engomar. O procedimento é simples. Primeiro, desligue o ferro da tomada. Depois, deixe que ele arrefeça completamente. Posteriormente, com a ajuda de um pano ligeiramente húmido, faça uma limpeza na base do ferro, recorrendo a movimentos suaves e circulares.
Neste processo, não deve fazer demasiada força. Finalmente, deve secar bem a base e pronto! Tem o ferro pronto a usar novamente. Se o seu ferro de engomar estiver muito sujo, pode adicionar um pouco de vinagre incolor no pano embebido em água. Faça depois a limpeza da base e deixe secar.
4 – Limpar calcário do ferro de engomar
O calcário é um problema bastante comum nos ferros de engomar, especialmente quando se vive em localidades nas quais a água é mais calcária. A solução para esse problema é simples.
Primeiro, deve encher o depósito com água. Depois, regule a temperatura no máximo e ligue o ferro. Após o ferro aquecer, desligue-o. Em seguida, coloque o ferro sobre uma bacia (também pode fazê-lo no tanque ou lava-loiça).
Se o eletrodoméstico tiver essa opção, remova a tampa do vapor e regule a agulha para a posição vapor. Posteriormente, agite o ferro cuidadosamente. Seguramente que o calor e o vapor farão com que as incrustações se soltem. Finalmente, aqueça o ferro de novo e pressione o valor até a água evaporar.
5 – Tenha cuidado com materiais abrasivos
Para limpar a base do ferro, nunca recorra a objetos de metal. Não use esfregões, produtos abrasivos, afiados ou químicos. Eles irão danificar o aparelho e riscar a base. Por isso, não ficará tão eficiente, não irá deslizar bem, nem passar a roupa devidamente.
É também um erro colocar no reservatório perfumes ou detergentes, pois isso vai danificar o eletrodoméstico. No supermercado, pode encontrar soluções mais adequadas. Água perfumada criada especificamente para os reservatórios do ferro.
6 – Encha o ferro ainda desligado
Lembre-se sempre de desligar o ferro a vapor da tomada, antes de colocar a água no reservatório. Não é necessário correr riscos. Podem acontecer acidentes que podem prejudicar a sua saúde ou danificar o aparelho.
Aprenda outros truques:
- Aprenda a limpar o ferro de engomar corretamente
- 7 técnicas comprovadas para secar roupa mais rápido
7 – Verifique o cabo e a ficha com regularidade
O estado das ligações do ferro tem importância. Com o uso frequente, os fios podem acabar por começar a ‘abrir’ ao longo do tempo. O risco de ocorrer um choque ou uma avaria complicada aumenta se as ligações não estiverem bem.
Por isso, avalie o estado dos fios de ligação regularmente para confirmar se eles se encontram intactos e em excelentes condições de uso.
8 – Como guardar o ferro de engomar
No momento de guardar o ferro de engomar, deve colocá-lo na posição vertical para impedir que a água escorra pela base e vaze do reservatório, o que iria danificar. Até existem marcas que disponibilizam um suporte específico para prender à parede, no qual se pode encaixar o ferro de engomar.
Estas dicas permitem que o ferro de engomar se mantenha a funcionar com elevada qualidade por mais tempo. Deve ter o cuidado de limpar o ferro de engomar. Faça-o uma vez por mês, no mínimo, conforme as instruções do manual. Tenha sempre em conta a informação presente nas etiquetas das roupas. Cumpra com as sugestões dadas.
Por exemplo, há peças que devem ser engomadas do avesso, como as roupas com estampados impressos. Há ainda peças muito delicadas que devem ser passadas com um paninho fino por cima, para as proteger.