Existem erros de português que são tão comuns que até nos fazer duvidar se estamos ou não perante erros! Eis 5 erros que podem ser humilhantes.
Os erros de português podem ser dados em conversa com amigos e levar à risota geral, estando na origem de momentos humilhantes. Contudo, também podem ser dados em contextos delicados, onde há uma maior exigência. Por exemplo, na apresentação de uma tese, num teste oral / escrito, numa apresentação de um trabalho em contexto profissional, entre outros.
Nestes contextos, os danos são bem superiores à humilhação que surgiu com o conjunto de gargalhadas de pessoas que são do nosso círculo de amigos. Pois, nesses contextos mais exigentes, os erros podem gerar consequências bem maiores, como despedimentos, notas baixas, incumprimento de objetivos pessoais ou profissionais.
Conteúdo do artigo
Português: 5 erros que podem ser humilhantes
Erros comuns
É comum ver pessoas usarem termos que desconhecem em profundidade, por isso, às vezes “comem” letras de palavras que conhecem, outras vezes acrescentam letras a palavras. Podem até recorrer a palavras que ouvem, mas que, na verdade, são inventadas, não existem na nossa língua. No entanto, basta um pouco de conhecimento da língua portuguesa para conseguir erradicar estes erros do seu quotidiano!

Imagine o seguinte diálogo entre o Carlos e o Pedro, em que o primeiro convida o segundo a ir a um restaurante:
Carlos: — Olá Pedro, sempre queres ir almoçar comigo?
Pedro: — Sim, claro que sim! Já estava com medo de morrer à fome.
Carlos: — Então vamos! É um convite feito despretenciosamente, não tens de pagar, nem temer que haja algum objetivo com o convite. Vamos apenas recordar os velhos tempos.
Pedro: — Conta comigo! Vamos a um restaurante famoso, de hambúrgueres? Tenho uma obecessão por esses restaurantes…
Carlos: — Como organizas os restaurantes populares hieraquicamente? Qual é o melhor para ti?
Pedro: — Fácil, McDonald’s, Burger King, SubWay, Pizza Hut, Pizza Domino’s, KFC.
Carlos: — Prefiro os hambúrgueres mais artesanais, mais suculentos. Contudo, não há problema, podemos ir a um desses, mas já estou mesmo a ver, mais tarde terei de lidar com uma valente desinteria…
Neste curto e simples diálogo, estão 5 erros comuns que estragam a reputação dos intervenientes e que, se forem repetidos por qualquer um de nós, revelam-se igualmente destrutivos para a nossa credibilidade. Os erros são: Morrer à fome, despretenciosamente, obecessão, hieraquicamente e desinteria.
Nota: Apesar de referirmos como discurso oral, servimo-nos deste pequeno diálogo como texto escrito para poder exemplificar melhor. Assim, simultaneamente, conseguimos propor um desafio maior na descoberta de erros mais abrangentes, erros que possam surgir na escrita ou no discurso oral.

5 erros que podem ser humilhantes
- Morrer à fome
- Despretensiosamente
- Obecessão
- Hieraquicamente
- Desinteria
Definição de conceitos
Morrer à fome
A expressão correta é «morrer de fome». Como acontece com morrer de tédio, de ciúmes, de riso. Pois, ter morrido ao frio não significa que se tenha morrido de frio.
Despretensiosamente
Despretensiosamente é um advérbio que significa com simplicidade, sem pretensão. É sinónimo de singelamente.

Obsessão
Termo que vem do latim obsessiōne, “ação de sitiar, bloqueio”. O termo obsessão significa ato ou efeito de importunar alguém, perseguição diabólica. Obsessão é preocupação constante e absorvente, ideia fixa. Obsessão pode ser estado de pessoa que se crê atormentada pelo espírito maligno, pelo Diabo.
Na medicina, o termo obsessão é referente a um estado sintomático de várias neuroses e muito particularmente da psicastenia, caracterizado pelo facto de uma ideia, palavra ou imagem se impor ao espírito, independentemente da vontade, por ação espontânea do automatismo psicológico.
É muito comum esta palavra ser escrita erradamente, nomeadamente sob os seguintes formatos: “obcessão”, “obecessão”, “obesessão” ou “obseção”.
Hierarquicamente
Significa segundo a hierarquia, por categorias, por ordem.
É muito comum esta palavra ser escrita erradamente, nomeadamente sob os seguintes formatos: “Ierarquicamente”, “erarquicamente”, “heraquicamente” ou “hieraquicamente”.

Disenteria
Termo que vem do grego dysentería, tendo como significado «doença intestinal»; pelo latim dysenterïa, «disenteria». Este é um conceito ligado à medicina, disenteria indica infeção dos intestinos que, em regra, produz dores abdominais, evacuações frequentes (por vezes com presença de sangue) e ulceração da mucosa.
É muito comum esta palavra ser escrita erradamente, nomeadamente sob os seguintes formatos: desinteria, disentria, desentria, entre outras “confusões”.
Este artigo visa estimular a paixão pela língua portuguesa, levar as pessoas a querer conhecer o significado das palavras e a valorizar o uso do dicionário.

Leia também:
- Português: quando usar descrição e discrição
- Português: 5 erros que aniquilam a sua reputação
- Português: por que não chamamos «primeira-feira» ao domingo?
NCultura
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo “Português: 5 erros que podem ser humilhantes”. Se tem alguma dúvida sobre língua portuguesa, deixe-nos o seu comentário.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…