Aventure-se nas vertiginosas alturas visitando um destes incríveis locais. A Love Exploring reuniu 26 localidades à beira do precipício, entre as quais duas portuguesas.
Desde casas aparentemente suspensas sobre o mar até a aldeias inteiras construídas junto a precipícios, viver a vida no limite nunca pareceu tão bom.
Portugal tem duas das 26 incríveis localidades à beira do precipício
Positano, Itália
As casas coloridas de Positano, construídas graciosamente na encosta íngreme e rochosa, fizeram da cidade um símbolo da costa de Amalfi.
Fundada no século IX, sobreviveu a tempos tumultuosos, incluindo um terrível tsunami em 1343 e, mais tarde, aos ataques dos piratas otomanos.
Hoje, é um elegante resort atravessado por ruas íngremes e repletas de galerias, restaurantes e boutiques.
Port Isaac, Inglaterra
Aldeia piscatória tradicional, Port Isaac está situado nas falésias escarpadas da costa norte da Cornualha.
Explore as ruas estreitas ladeadas por casas de campo caiadas de branco, depois caminhe até ao porto para observar os pescadores locais que trazem peixes, caranguejos e lagostas.
Ronda, Espanha
Localizada no topo de um profundo desfiladeiro, o El Tajo, a parte velha desta localidade espanhola foi erguida pelos mouros. A incrível Puente Nuevo liga as áreas nova e velha da cidade e está a uma altura de 98 metros.
Demorou mais de 40 anos a construir e diz-se que a sua construção custou a vida a 50 trabalhadores. Não perca os Jardins de Cuenca, uma série de terraços aparentemente pendurados nas bordas do desfiladeiro.
Valle de la Luna, Bolívia
Com os seus picos e penhascos irregulares, o Valle de la Luna na Bolívia é um autêntico paraíso natural. As estranhas formações de argila e arenito são o que restou de uma montanha castigada durante séculos pelos elementos.
Escondida num planalto perto dos picos, encontra-se a vila de Mallasa que pertence aos subúrbios da cidade de La Paz.
Saint-Cirq-Lapopie, França
Esta vila medieval francesa foi construída num penhasco a cerca de 300 metros sobre o rio Lot.
Explore as ruas sinuosas, ladeadas por casas em pedra e com fachadas em madeira, algumas das quais datam do século XIII. No rio ainda vai encontrar moinhos, eclusas e um lindo caminho de sirga.
Shimla, Índia
As brilhantes e belas casas de Shimla ‘desaguam’ no sopé das montanhas do Himalaia.
Durante o século XIX, esta era uma estação de montanha britânica, e muitas das fachadas coloniais ainda permanecem. Impressionantes vistas sobre os Himalaias aguardam por aqueles que cheguam de comboio vindos de Kalka.
Constantine, Argélia
Com as suas casas ‘agarradas’ aos penhascos rochosos e a 175 metros de altura do rio Rhumel, Constantine parece desafiar a gravidade.
A terceira cidade da Argélia é frequentemente apelidada como a Cidade das Pontes, graças às suas quatro estruturas clássicas que atravessam a garganta e unem a cidade.
A mais famosa é a ponte suspensa Sidi M’Cid, que foi a mais alta do mundo quando a construção terminou em 1912.
Monsanto, Portugal
Esta antiga aldeia portuguesa é conhecida como um museu vivo, pela sua arquitetura incomum. Aqui, as casas estão aninhadas entre gigantescos pedregulhos de granito, e alguns até foram usados como paredes, pisos ou tetos.
Aventure-se pelos estreitos becos da aldeia e descubra o caminho para os restos do castelo medieval situado no topo do monte.
Haid Al-Jazil, Iémen
Esta pequena aldeia está suspensa sobre um vale no deserto do Iémen, numa grande rocha. As casas são incríveis e feitas em tijolo de barro.
Na estação das chuvas elas necessitam de manutenção cuidadosa e, algumas delas, têm uns surpreendentes 500 anos de idade.
Uplistsikhe, Geórgia
Esta localidade abandonada, esculpida na rocha por cima do rio Mtkvari, já foi habitada por 20.000 pessoas.
Foi parcialmente destruída e posteriormente abandonada no século XIII, durante a invasão mongol, mas ainda restam cerca de 150 cavernas, incluindo um salão e um anfiteatro.
Muitos dos quartos estão conectados por túneis e hoje ainda podem ser explorados.
Wetherill Mesa, Colorado, EUA
Escondidas sob uma saliência rochosa no Parque Nacional de Mesa Verde, existem cerca de 600 casas esculpidas em arenito.
Estas habitações antigas com mais de 800 anos podem ser visitadas através de uma escada com cerca de 10 metros de altura.
Bonifacio, Córsega
Bonifacio, a cidade mais antiga da Córsega, está dramaticamente empoleirada nas escarpas calcárias da ilha desde cerca de 830 dC. Aqui, o mar corroeu gradualmente a base dos penhascos, submergindo-os.
Aventure-se pelas ruas estreitas e visite a escadaria incrivelmente íngreme do rei Afonso V de Aragão. Com 187 degraus esculpidos no penhasco, isto não é uma caminhada para quem tem um coração fraco.
Petrovac, Montenegro
Esta pequena localidade, ladeada por oliveiras e pinheiros, é popular pelas suas praias pitorescas de águas cristalinas.
Empoleirado num penhasco no extremo norte do promontório, fica o Castello. Construído no século XVI para afastar os piratas, oferece vistas espetaculares da baía.
Sant’Agata de’Goti, Itália
Situada precariamente acima do rio Martorano, fica a deslumbrante vila italiana de Sant’Agata de’Goti.
A posição única, com um lado cercado pelas paredes inexpugnáveis do desfiladeiro, deu-lhe uma vantagem ao longo dos anos, quando se tratou de defesa.
Para uma vista inesquecível, pare na ponte e observe o pôr do sol sobre a parte antiga da vila.
Guoliang Village, China
A pequena e remota vila de Guoliang agarra-se a um penhasco nas montanhas Taihang, na China. Apenas 329 pessoas vivem aqui e até há bem pouco tempo, a única maneira de chegar à vila era através dos 720 degraus traiçoeiros, esculpidos à face da rocha.
Mas em 1972, um grupo de 13 aldeões decidiu escavar um túnel com cerca de 1 quilómetro e meio através da rocha, criando uma estrada. Demorou cinco anos, mas hoje os seus esforços atraem turistas de todo o mundo.
Fira, Santorini, Grécia
Com as suas casas brancas e imaculadas, igrejas com cúpulas e vistas sobre a caldeira, é fácil perceber por que razão Santorini apareceu em milhões de postais.
Passeie pelas vielas repletas de restaurantes e de lojas com souvenirs, antes de ficar num dos hotéis da ilha, muitos dos quais têm quartos semelhantes a cavernas, construídos na rocha.
Para vistas espetaculares do pôr do sol sobre o mar Egeu, caminhe pelo caminho da falésia até à cidade vizinha de Oia.
Jezzine, Líbano
Jezzine é conhecida como “A Cidade das Cataratas”, pelas suas magníficas cascatas que correm pela face do penhasco até ao fundo do vale.
A cidade repousa sobre um grande afloramento rochoso, a cerca de 53 metros acima do Wadi Jezzine e cercada por montanhas cobertas de pinheiros.
Leh, Índia
A cidade velha de Leh é dominada por uma crista rochosa íngreme, coroada por um impressionante palácio real.
Construído ao longo do século XVI, tem nove andares e um telhado que oferece vistas incríveis das casas e dos Himalaias cobertos de neve.
Cuenca, Espanha
As Casas Suspensas de Cuenca (ou as Casas Colgadas) atraem milhares de turistas todos os anos, ávidos por vislumbrar as casas com varandas, empoleiradas precariamente sobre os penhascos escarpados.
Património da Humanidade, a cidade foi construída pelos mouros no século XII.
Azenhas do Mar, Portugal
Esta deslumbrante aldeia costeira portuguesa equilibra-se à beira de um penhasco, a cerca de 60 metros acima do Oceano Atlântico.
Originalmente lar de uma série de moinhos de água movidos pelo mar, agora é um aglomerado impressionante de casas caiadas de branco.
Experimente o marisco num dos restaurantes locais e depois mergulhe na piscina de água salgada, aberta na maré baixa.
Veliko Tarnovo, Bulgária
Uma das cidades mais antigas da Bulgária, Veliko Tarnovo, é construída sobre três colinas rochosas acima do rio Yantra.
Visite a magnífica fortaleza de Tsaravets e trace o caminho ao redor das imponentes muralhas de pedra, que têm 11 metros de altura.
Com 3.000 metros de comprimento e mais de 11 metros de espessura em alguns sítios, perceberá porque é que a cidade já foi considerada inconquistável.
Rocamadour, França
Esta aldeia francesa parece que saiu das páginas de um livro de histórias de encantar. As casas, a capela e os oratórios de Rocamadour, foram erguidos numa falésia por cima do rio Alzou, a 457 metros de altura.
Entre pelos portões de pedra, depois suba 216 degraus até o castelo e às sete capelas, bem lá em cima.
Grand Canyon Village, Arizona, EUA
É o popular ponto de chegada das multidões que procuram pelas míticas paisagens do Canyon. E o Grand Canyon Village oferece algumas das melhores vistas do parque.
A partir daqui pode caminhar até às profundezas do desfiladeiro ou fazer um passeio a cavalo.
The Bandiagara, Mali
Desde que se mudou para a Escarpa Bandiagara no século XV, o povo Dogon esculpiu casas e mesquitas no penhasco de arenito.
Feitas de terra, com barro e telhados de colmo, a posição acima das planícies tornava as aldeias mais fáceis de defender de um qualquer ataque.
Hoje, a área é Património Mundial da UNESCO e os turistas podem ficar nas aldeias Dogon cuidadosamente preservadas.
Al Hajjarah, Iémen
Esta cidadela imponente é conhecida pelas suas casas de pedra que parecem nascer do penhasco rochoso.
Fundada no século XII, a localização estratégica da Al Hajjarah fez dela uma importante fortificação durante a ocupação turca do Iémen.
Muitas das casas, decoradas com tinta branca, foram construídas sem janelas nos andares inferiores para protegê-las contra invasões.
Meteora, Grécia
Estes pináculos de arenito na Grécia central abrigam um dos maiores complexos de mosteiros ortodoxos orientais, fundados no século XIV.
A entrada costumava ser feita através de um elaborado sistema de polias para cordas, o que também tornava fácil manter fora os todos os intrusos e, como resultado, os monges sobreviveram à ameaça de guerras e perseguições.
Hoje podemos visitar os seis mosteiros, subir aos picos e explorar a cidade de Kalampaka.
Leia também:
- Portugal tem um dos arcos arquitetónicos mais famosos do mundo
- Portugal tem uma das 12 cascatas mais bonitas do mundo
- Portugal tem uma das 25 Estações de Metro das mais bonitas do mundo
NCultura
Se leu “Portugal tem duas das 26 incríveis localidades à beira do precipício” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…