Os arcos encantam-nos e estes são atrações turísticas de uma beleza incomum. Conheça 10 dos arcos arquitetónicos mais famosos do mundo.
Fique a conhecer 10 arcos arquitetónicos espalhados pelo mundo. Construções de uma beleza rara que se tornaram em autênticos símbolos da cidade e do país.
A construção de um arco é um desafio difícil que, nestes exemplos, foi superado com distinção. Entre os 10 arcos arquitetónicos mais famosos do mundo, há um português.
Descubra-os já!
Portugal tem um dos arcos arquitetónicos mais famosos do mundo
Arco do triunfo, Paris (França)
A cidade de Paris é uma das cidades mais icónicas. Um destino escolhido frequentemente por pessoas provenientes de todo o mundo. Entre os espaços mais acarinhados pelos parisienses (e mais admirados pelos turistas), está o Arco do Triunfo.
Uma obra realizada como forma de celebrar as vitórias militares do Napoleão e, também, de homenagem os soldados que perderam a vida enquanto batalhavam por Napoleão.
Napoleão Bonaparte ordenou a sua construção em 1806, tendo este monumento sido inaugurado no ano de 1836. No imponente monumento (cujas medidas são: 50m de altura por 45m de largura e 22m de profundidade) estão gravados os nomes de 128 batalhas e de 558 generais.
Arco Roosevelt, Montana (Estados Unidos da América)
O Arco Roosevelt serve de entrada norte do famoso Yellowstone National Park, em Montana. A citação da Lei Orgânica de 1872 – “Para o benefício e usufruto do Povo” – está inscrita no topo do arco.
O Arco tem o nome do 26º Presidente do Estados Unidos da América, Theodore Roosevelt. Yellowstone National Park está localizado num espaço remoto, por isso nos primeiros tempos em que foi inaugurado (1872), poucas pessoas tiveram oportunidade de o visitar. Porém, no ano de 1903, com o surgimento de uma linha de comboios a passar pela entrada norte do Parque, houve um crescimento enorme nos números do turismo.
Foi nesse ano que começou e foi concluída (de fevereiro a agosto) a construção deste arco, desenhado pelo famoso arquiteto Rober Reamer. Tem como dimensões 15m de altura e 9m de largura (na verdade, é um pouco mais de ambas).
Arco do Triunfo, Barcelona (Espanha)
O Arco do Triunfo, presente na bela cidade de Barcelona, foi construído no ano de 1888, como entrada para uma exposição mundial. O catalão Josep Vilaseca foi o homem responsável pela obra arquitetónica.
O arco tem presente a seguinte inscrição: ‘Barcelona rep les nacions’ (qualquer coisa como: “Barcelona dá as boas-vindas às Nações”).
Portão da Vitória, Munique (Alemanha)
O arco triunfal, presente em Munique, é chamado de Portão da Vitória Siegestor. Este monumento é um símbolo de paz. Foi construído como forma de celebrar a bravura do exército Bávaro na guerra napoleónica.
O rei Luís I da Baviera mandou construir este arco do triunfo. A obra foi realizada entre 1842 e 1852 e foi inspirada no Arco de Constantino, presente em Roma.
Arco do Triunfo, Pyongyang (Coreia do Norte)
Na Coreia do Norte, está presente o segundo maior Arco do Triunfo do mundo. Tem uma altura que atinge uns fantásticos 60m e uma largura de 50m.
A sua construção foi concluída no ano de 1982, como forma de celebrar o movimento que levou à independência da Coreia do Japão (1925-1945).
Patuxai, Vientiane (Laos)
Patuxai é um monumento de guerra encantador, presente no centro de Vientiane, em Laos. A sua construção foi realizada entre 1957 e 1968.
O Patuxai é um monumento dedicado à luta pela independência de França, pelas pessoas que sacrificaram a própria vida pela conquista da liberdade de todos.
Arco da Rua Augusta, Lisboa (Portugal)
Presente na Rua Augusta, está um dos arcos mais famosos do mundo. É uma das atrações de quem visita a capital portuguesa.
A sua construção teve início no ano de 1755, mas a sua conclusão levou mais de um século. A sua construção visou celebrar a reconstrução da cidade, após a destruição que houve por via do trágico terramoto de 1755.
Portão da Índia, Nova Deli (Índia)
O Portão da Índia é um monumento situado em Rajpath, que representa o coração da cidade indiana de Nova Deli.
Este monumento presta uma justa homenagem aos soldados de todas as guerras da Índia. São mais de 70.000 os nomes de soldados inscritos no Portão da Índia.
Arco do Centenário, Bruxelas (Bélgica)
O Arco do Triunfo ou Arco do Centenário está presente em Bruxelas e também é conhecido por Arcades du Cinquantenaire (em português, Arcadas do Cinquentenário).
Este fantástico monumento está presente no Parque Cinquentenário e visa celebrar os cinquenta anos da independência da Bélgica.
O rei Leopoldo II teve a iniciativa de mandar construir as arcadas que foram projetadas pelo arquiteto Gédéon Bordiau. No topo do arco central, é possível contemplar uma estátua equestre cuja execução esteve ao cargo dos arquitetos Thomas Vinçotte e Jules Lagae.
Arco Gateway, St. Louis (Estados Unidos da América)
O mais alto destes edifícios é o Gateway Arch ou Arco Gateway. Esta obra está situada em St. Louis, no Missouri. O finlandês (e americano) Eero Saarinen foi o arquiteto responsável pelo projeto que teve como parceiro Hannskarl Bandel, um engenheiro alemão.
O Gateway visou homenagear a Expansão para o Oeste que ocorreu no século XIX. Este imponente arco atinge uns assustadores 200m de altura, sendo o monumento mais alto presente nos Estados Unidos da América.
A sua construção não levou tanto tempo como a de outros arcos, tendo tido o seu início em 1963 e conclusão em 1965. Todos os anos, recebe a visita de cerca de 4 milhões de turistas.
O monumento possui um sistema inovador e único que permite levar até ao topo os visitantes que, assim, conseguem aceder a uma vista esplendorosa, podendo ver a 50km de distância (a partir de qualquer direção).
Leia também:
- O mapa mais antigo de Portugal. Conhece?
- Portugal tem uma das 25 Estações de Metro das mais bonitas do mundo
- Portugal tem dois dos prédios mais estranhos do mundo
NCultura
Se leu “Portugal tem um dos arcos arquitetónicos mais famosos do mundo” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…