Nascidos na Invicta mas conhecidos em todo o país e mesmo no mundo! São portugueses célebres, são talentos nascidos no Porto.
Geralmente, falamos da cidade do Porto, dos seus monumentos e das suas atrações, mas esquecemo-nos repetidamente das pessoas que nasceram na Invicta e que ganharam notoriedade pelo sucesso que tiveram nas suas áreas profissionais.
Da arquitetura à música, sem esquecer o cinema, são muitos os nomes conhecidos de portugueses e estrangeiro que vieram ao mundo no distrito do Porto. Conheça alguns deles!
Portugueses célebres nascidos no Porto
Álvaro Siza Vieira
Arquiteto e professor, Siza Vieira nasceu em Matosinhos e estudou na Escola de Belas Artes da Universidade do Porto. É um arquiteto multipremiado, vencedor do Prémio Pritzker, e responsável por um sem número de projetos.
A norte, vale a pena destacar o edifício da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves e a Piscina das Marés.
Souto de Moura
Sem sair nem do Porto, nem da arquitetura, falamos de outro vencedor do Prémio Pritzker e do Leão de Ouro na Bienal de Veneza em 2018. Colaborou com Siza Vieira e é autor de projetos como o Estádio Municipal de Braga, a Torre Burgo e o Metro do Porto, nomeadamente das estações da Casa da Música e da Trindade.
Sara Sampaio
A cidade do Porto também viu nascer modelos, como é o caso de Sara Sampaio. Conhecida além-fronteiras, ela já vestiu roupas de marcas como Jean Paul Gaultier, Balmain, Marc Jacobs, Dolce & Gabbana e Moschino, entre muitas outras.
Em 2015, tornou-se mesmo um “anjo” da icónica marca da Victoria’s Secret. Além de modelo, é uma influencer que alerta para temas sérios como o bullying e o body shaming.
Manoel de Oliveira
Foi em 1908 que nasceu o cineasta Manoel de Oliveira, na freguesia de Cedofeita. Começou a trabalhar quando o cinema ainda era mudo e só deixou de trabalhar em 2014, já na era digital da sétima arte. Faleceu com 106 anos, em 2015.
A sua obra espelha bem a sua ligação ao Porto, nomeadamente no documentário Douro, Faina Fluvial, em que mostra as margens do Douro e tudo o que aí ocorria. Para a história, ficou ainda Aniki-Bóbó (1942), também filmado nas ruas da cidade.
Infante D. Henrique
O Infante D. Henrique foi outro ilustre que nasceu na Invicta, no dia 04 de março de 1394. Filho do rei D. João I e de D. Filipa de Lencastre, ficou conhecido pela sua ligação aos Descobrimentos, nomeadamente pelo papel relevante que teve no Norte de África e no Atlântico. O Infante D. Henrique foi, por exemplo, responsável pela tomada de Ceuta.
Antónia Ferreira
O nome maior da Casa Ferreirinha e da história do Douro e do vinho do Porto também nasceu no Porto, ainda no século XIX.
Viúva e com 33 anos de idade, assume-se como empresária, numa época em que as mulheres não tinham esse tipo de funções. Porém, conseguiu atingir a excelência e, por isso, tem até hoje o seu nome associado a esta casa produtora de vinho.
Sophia de Mello Breyner Andresen
Escritora e poeta, Sophia de Mello Breyner Andresen é outra figura portuense incontornável. Nasceu em 1919, e é muito conhecida pelos seus poemas e, também, contos infantis, alguns dos quais lidos nas escolas de todo o país. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o Prémio Camões, em 1999.
Além disso, Sophia traduziu obras de Dante e de Shakespeare e participou ativamente na vida política nacional. Faleceu em 2004.
Rosa Mota
Foi em 1958 que nasceu no Porto esta atleta que foi considerada uma das melhores maratonistas do século XX. Já com 60 anos, voltou a vencer a maratona.
Com várias medalhas no bolso, a mais famosa é, talvez, a de ouro que ganhou nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988. Foi a única mulher a ser, simultaneamente, campeã europeia, mundial e olímpica.
Dá nome ao pavilhão erguido nos jardins do Palácio de Cristal, o Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.
Francisco de Sá Carneiro
Este advogado e político nasceu em Santo Ildefonso e foi fundador do Partido Social Democrata, de que se tornou presidente, logo em maio de 1974. Em 1980, foi Primeiro-Ministro, cargo que manteve por menos de 1 ano, pois faleceu devido à queda do avião em que seguia. Dá nome ao Aeroporto Internacional do Porto, conhecido como Aeroporto Sá Carneiro.
António Soares dos Reis
Um dos maiores escultores portugueses de sempre nasceu em 1847 em Vila Nova de Gaia. Estudou na Academia Portuense de Belas Artes, tendo viajado pela Europa, nomeadamente por França e Roma.
Foi de Roma que trouxe uma das suas obras mais icónicas, O Desterrado. Outras obras de vulto suas são: D. Afonso Henriques, A riqueza, Flor agreste e O bêbado. Dá nome a um museu, o Museu Nacional de Soares dos Reis.
Almeida Garrett
Figura maior do romantismo português, Almeida Garrett nasceu no Porto. Conhecido por obras como Frei Luís de Sousa e Romanceiro, Garrett também foi político, tendo participado na Revolução Liberal e no Cerco do Porto, em 1832.
Rui Veloso
Abrimos esta exceção, já que Rui Veloso não nasceu no Porto mas o amor pela cidade é evidente no seu trabalho. Foi com apenas 3 meses que Rui Veloso começou a viver na cidade Invicta. Neste símbolo da música rock sente-se um portuense de gema. O seu álbum Ar de Rock de 1980 é um dos mais importantes de sempre, a nível nacional. É responsável por muitos hits de sucesso e chegou a tocar com o icónico B. B. King.
Aurélio da Paz dos Reis
Este comerciante portuense, foi também um pioneiro do cinema português, tendo realizado vários filmes.
Pedro Abrunhosa
Compositor e músico brilhante, conhecido no país e no mundo. Já cantou com Caetano Veloso e participou no filme “A Carta” de Manoel de Oliveira.
Pedro Homem de Mello
Formado em Direito, Pedro Homem de Mello foi professor e poeta. Estudou o folclore português, sobre o qual fez programas de televisão e ensaios literários.
Abrunhosa LOL