Início Cultura Porto: 30 fantásticas curiosidades da Cidade Invicta

Porto: 30 fantásticas curiosidades da Cidade Invicta

Todas as cidades têm os seus tesouros, segredos e particularidades. Fique a conhecer 30 fantásticas curiosidades da Cidade Invicta.

_

Serralves

A Fundação de Serralves (Parque, Casa e Museu de Arte Contemporânea) é um dos expoentes máximos da cena cultural da cidade do Porto.

curiosidades da Cidade Invicta
Porto: 30 fantásticas curiosidades da Cidade Invicta

São João

Uma das festas populares mais famosas da cidade ocorre na noite de 23 para 24 de junho. Nessa noite, as pessoas reúnem-se, comem sardinhas, convivem e, claro, rumam até à beira-rio para ver o fogo de artifício e dar umas marteladas.

Estátua “O Porto”

Esta estátua foi criada em 1818 e simboliza o Porto. É muito estimada pelos habitantes e tem a particularidade de já ter sido várias vezes deslocada para locais distintos da cidade.

Porto: 30 fantásticas curiosidades da Cidade Invicta

Avenida da Boavista

A Avenida da Boavista é a maior das avenidas existentes em Portugal.

Livraria Lello & Irmão

Considerada a livraria mais bonita da Europa, a livraria Lello terá servido de influência para J. K. Rowling, no momento da escrita da obra Harry Potter.

curiosidades da Cidade Invicta
Porto: 30 fantásticas curiosidades da Cidade Invicta – © Rui Videira

O Rio da Vila

Este ribeiro existente na cidade do Porto desagua no rio Douro. Com o desenvolvimento urbano ocorrido na cidade, o denominado rio da Vila acabou por ser totalmente encanado e poderá tornar-se brevemente num museu subterrâneo.

Parque da Cidade

Entre os parques urbanos da Europa é o único dotado com frente marítima.

Porto: 30 fantásticas curiosidades da Cidade Invicta

Cápsula do tempo

Sabia que o clube mais emblemático da cidade, o Futebol Clube do Porto, está presente numa cápsula do tempo que a UEFA apenas irá desenterrar e abrir em 2054? Guardada nessa cápsula estão itens como: umas luvas de Vítor Baía e uma bola autografada pelo plantel campeão europeu em 2004.


Leia também: Porto: o Fantasma da Estação de São Bento


Estádio do Dragão

O estádio do F. C. Porto foi o primeiro estádio europeu a conseguir, por parte da Comissão Europeia, a certificação “GreenLight”, prémio concedido fruto do uso racional e eficaz da energia.

Jorge Nuno Pinto da Costa

O Presidente do F. C. Porto é um dirigente com uma longevidade incomum, mas o nem todos sabem é que ele é também o Presidente com mais títulos de futebol em todo mundo.

Porto: 30 fantásticas curiosidades da Cidade Invicta

Francesinha

Este é um dos pratos mais emblemáticos da cidade do Porto. Uma sande com carne e enchidos, regada com um molho saboroso e bem picante.

Tripas à moda do Porto

Outra iguaria típica da cidade do Porto e cuja origem, como já referimos, remonta à época das conquistas portuguesas, nomeadamente à tomada de Ceuta.

Porto: 30 fantásticas curiosidades da Cidade Invicta – © Rui Videira

Caldo verde

Muito associado à tradição da festa de São João, o caldo verde é a companhia ideal para as sardinhas que se comem no dia 23 de junho, sendo uma sopa muito apreciada e ingerida noutras alturas do ano.

Bacalhau à Gomes Sá

É um dos pratos típicos da cidade do Porto e o seu autor é José Luís Gomes de Sá Júnior, nascido a 07 de fevereiro de 1851, no Porto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.