O Pavarotti cantou a música mas será que o autor desta canção tradicional de Natal, com impacto internacional, foi um rei português?
A quadra natalícia representa um dos momentos mais esperados do ano. Nessa época, vivemos um mês em que somos invadidos por um espírito mais feliz, mais generoso, mais natalício. Ouvimos muitas músicas de Natal, nacionais e internacionais.
Existem diversos temas que se tornaram em autênticos hinos da quadra natalícia, tais como: ‘Silent Night’; “We Wish You a Merry Christmas”, “Jingle Bells”, “Last Christmas”,… entre muitos outros. Mas será que um dos clássicos de Natal tem um português na sua autoria? Há quem diga que sim e que foi um rei português?
Pavarotti cantou a música, mas será D. João IV o autor?
“Adeste Fideles”
Tradução da 1ª Estrofe
“Vinde fiéis, alegres, triunfantes,
Vinde, vinde a Belém,
Vinde ver o Menino Rei dos Anjos.
Vinde, adoremos, vinde, adoremos
Vinde, adoremos o Senhor.”
Esta canção “Adeste Fideles” tornou-se um hino, sendo ouvida nas celebrações canónicas. Aconteceu recentemente na Basílica de São Pedro, no Vaticano. É, por isso, um clássico conhecido universalmente.
Este hino convida os católicos a realizarem uma celebração festiva do nascimento de Jesus. É conhecida como “o hino português”. Será que esta canção foi criada por um autor português?
A música
A canção terá sido, alegadamente, criada por um rei português. Mas terá sido mesmo D. João IV o autor de uma partitura do Paço Ducal de Vila Viçosa? Ou tudo não passa de um rumor que se tornou viral na internet?
Vídeo de: singercanela
Sucesso internacional
Em cada quadra natalícia, ouvimos sempre esta canção, figurando sempre entre os Top de “Christmas Songs”. Luciano Pavarotti, Andrea Bocelli, Celine Dion foram alguns dos nomes que já cantaram ‘Adeste Fideles’, uma canção que se tornou num hino de Natal e que é cantada anualmente.
Vídeo de: TheCelineDionChannel
O hino português
Há quem identifique John Francis Wade (1711-1786) como o autor da obra. No entanto, ‘Adeste Fideles’ foi classificada pela Igreja Católica como uma obra “tradicional”, sem especificar o compositor.
Foi em 1744, em Paris, que a música foi ouvida pela primeira vez, tendo sido considerada de origem inglesa, na época. Em 1782, no livro inglês ‘An Essay on the Plain Chant’, surge a primeira impressão da partitura. Contudo, a verdade é que esta obra ficou conhecida como ‘Hino Português’, mais especificamente Portuguese Hymn.
A razão para tal acontecer deve-se a esta música ser frequentemente tocada na capela da embaixada de Portugal em Londres. Vincent Novello, um reputado organista, publicou em 1811 uma coletânea chamada ‘A Collection of Sacred Music, as Performed at the Royal Portuguese Chapel in London. Nela está o tema ‘Adeste Fideles’.
O mito
Algumas fontes indicaram a existência de dois manuscritos do hino que foram encontrados na escola de música da Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa. Contudo, apesar dessa informação constar na Wikipedia, em português e em inglês, trata-se mesmo de um mito.
Não existe nenhum manuscrito musical de D. João IV no Paço Ducal de Vila Viçosa. Apesar de existir um arquivo musical, não existe nenhum da autoria de D. João IV. Logo, não existe uma prova de que ‘Adeste Fideles’ tenha sido realmente composta pelo rei português.
Em 2015, o musicólogo Rui Vieira Nery, ex-secretário de Estado da Cultura, defendeu na sua página no Facebook que essa tese se tratava de um “disparate musicológico absoluto”, tendo ainda referido que seria uma “fantasia romântica sem qualquer fundamento”.
‘Adeste Fideles’ (“Vinde, fiéis”)
A obra é composta em harmonia funcional inteiramente tonal, sendo feita com acompanhamento de baixo contínuo, o que permite concluir que foi feita num estilo que é incompatível com a prática musical comum do tempo de D. João IV.
Também não existe nenhuma referência nas obras de Joaquim de Vasconcelos, Ernesto Vieira, Mário de Sampaio Ribeiro e Luís de Freitas Branco, que são autores que estudaram a vida e obra do Rei. Por isso, esta tese só terá surgido já em meados do século XX.
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