Fique a conhecer um pouco mais sobre os Pauliteiros de Miranda e uma dança tradicional que se tornou num fenómeno de popularidade, representando o país em programas nacionais e internacionais!
Os Pauliteiros de Miranda são conhecidos em todo o país, tendo marcado presença em diversos programas televisivos que nos ajudaram a conhecer um pouco mais sobre esta dança tradicional.
Ao ensinar-nos um pouco mais sobre os Pauliteiros de Miranda, aprendemos um pouco mais sobre Portugal, pois os Pauliteiros de Miranda não representam apenas o povo mirandês. São um símbolo do nosso país.
Pauliteiros de Miranda: um fenómeno de popularidade!
Península Ibérica
Os Pauliteiros de Miranda podem ser encontrados em Miranda do Douro, mas a atividade pauliteira pode ser encontrada em regiões circundantes, nomeadamente: Mogadouro, Vinhais, Vimioso, Bragança e até Macedo de Cavaleiros, que é famosa pelos Caretos, figuras míticas do Carnaval em Portugal.
Mas não há só Pauliteiros no território português. Também existem do outro lado da fronteira. Existem pauliteiros em várias regiões de Espanha, que são conhecidos como danzadores. A sua coreografia é conhecida como danza de palos.
Vídeo de: Rui Pires
A origem
Existem teses distintas sobre a origem dos Pauliteiros de Miranda. Por isso, por haver teses contraditórias e não é fácil descobrir ao certo quais foram os passos dados até chegarmos aos Pauliteiros de Miranda atuais, tais como os conhecemos.
Teoria 1
Influência grega
Há quem defenda que os Pauliteiros de Miranda representam uma evolução de Danças Pírricas, as danças de armas gregas que tinham em Pirro, Rei da Macedónia, uma referência.
Os gregos terão passado a tradição à nova ordem romana, sendo que esta trouxe as Danças Pírricas (as danças de armas gregas) para a península hispânica por via da expansão do império.
Teoria 2
Povos indo-europeus
Antes de Roma se expandir na Península Ibérica, já por cá se tinham instalado outros povos, nomeadamente os povos indo-europeus. Os celtas ou pré-celtas terão deixado grande influência na atual zona de Léon, terras com que Miranda revela elevadíssima afinidade.
Com a história a desenvolver-se, existiram várias influências e a dança terá, então, sido fundida com passos greco-romanos. Há ainda quem defenda que outras influências foram outras formas de baile medievais.
Teoria 3
Uma dança de armas ou uma dança de guerra, sendo que os paus são as armas que substituem espadas ou uma espada e um escudo.
Esta dança desenvolveu-se para uma coreografia ritualística, nomeadamente do galanteio ou da celebração dos ciclos, como a fecundidade. Originalmente, os grupos de pauliteiros eram constituídos, exclusivamente, por homens solteiros.
Os Pauliteiros de Miranda
Assim, é uma dança guerreira ou uma dança de rito ou até ambas. Os costumes pauliteiros foram sendo adaptados ao longo da história, nomeadamente com a influência do Cristianismo, acabando por encaixar na liturgia católica.
Na região de Trás-os-Montes, o seu encanto é especial. Os Pauliteiros de Miranda são sempre um dos pontos altos das festas aos santos populares, mas os Pauliteiros de Miranda acabaram por se tornar numa referência nacional.
Características
Os Pauliteiros de Miranda conjugam música e dança, numa coreografia de raro encanto. A gaita mirandesa é uma das fontes da melodia, acompanhada por uma caixa, um bombo e os paus (ou paulitos). Os grupos são compostos por 8 homens que se encontram alinhados em duas filas de quatro.
A roupa faz parte da experiência, com as camisas de linho a destacarem-se, brancas e finas, encontrando-se cobertas por jalecos acastanhados. Os lenços reivindicam protagonismo pelos tons vistosos. Na cabeça, são colocados chapéus negros, devidamente decorados com flores. Já nos pés, destacam-se as meias arrebitadas até acima.
Contudo, a peça que se destaca e tornou-se numa espécie de símbolo institucional dos pauliteiros é a saia, fazendo lembrar os kilts da Escócia.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
Com o tempo, surgem novidades… A maioria dos grupos de Pauliteiros de Miranda concentra-se nos concelhos do Planalto Mirandês.
Com a popularidade dos grupos, surgiu a necessidade e o interesse da criação de grupos femininos, havendo grupos de pauliteiras, que possuem uma vestimenta semelhante e uma coreografia idêntica à dos grupos masculinos. Existem agora alguns grupos mistos, conjugando rapazes ou raparigas de diferentes aldeias.
NCultura
Se leu “Pauliteiros de Miranda: um fenómeno de popularidade!” e gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário com a sua opinião ou sugestão para mais artigos deste género!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Histórias no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das Curiosidades e Pessoas, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos que irá adorar!
Interessante que a Inglaterra tem om “Morris Dancers”, que tem muitas caracteristicas em comum com os Pauliteiros de Miranda…