O maior dicionário de português revela 306.949 palavras portuguesas… Conheça 10 palavras da língua portuguesa que enriquecem o seu vocabulário!
A 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948) é a edição do maior dicionário de português, contendo 306.949 entradas. Por isso, é uma das melhores fontes para identificar o número de palavras em português.
Entre estas, há muitas palavras que conhecemos, mas são muitas mais as que desconhecemos.Se algumas delas são desinteressantes, há outras que merecem que se destine parte do nosso tempo a elas, de forma a aprender o seu significado.
Assim, devemos fazer um esforço para aprender o máximo de palavras todos os dias, para enriquecermos e diversificarmos o nosso vocabulário.
10 palavras da língua portuguesa que enriquecem o seu vocabulário
Autoritário
Termo que vem de “autoridade+-ário”, ou do francês autoritaire, com o mesmo significado. Autoritário é adjetivo que significa que se impõe pela autoridade.
Autoritário significa também adepto da existência de uma autoridade forte. Autoritário significa ainda absolutista. O termo autoritário significa também despótico.
Leia também
- 7 palavras super difíceis da Língua Portuguesa
- 15 palavras da língua portuguesa que estão a morrer
- 24 Palavras novas na língua portuguesa
Aprumado
Particípio passado de aprumar. Este adjetivo significa que se aprumou. Aprumado é algo colocado na vertical; direito.
No sentido figurado, aprumado significa correto, impecável. Ainda em sentido figurado, aprumado também significa bem-vestido, bem-apresentado.
Abstémio
Termo que vem do latim abstemĭu-, «abstinente; moderado». Abstémio é adjetivo e nome masculino que significa que ou o que se abstém de bebidas alcoólicas; sóbrio, moderado.
Tumescente
Termo que vem do latim tumescente-, com o mesmo significado, particípio presente de tumescĕre, «inchar». Este adjetivo de 2 géneros significa intumescido; intumescente; inchado. Diz-se tumescente de uma estrutura levemente dilatada.
Sonegar
Termo que vem do latim subnegāre, com o mesmo significado. Sonegar é verbo transitivo e verbo pronominal.
Sonegar é verbo transitivo que significa deixar de mencionar ou descrever (objetos), nomeadamente nos casos em que é obrigatória por lei essa menção ou descrição.
Significa também ocultar de forma fraudulenta ou ardilosa. Significa ainda subtrair aos direitos.
Sonegar é verbo pronominal que significa esquivar-se ao cumprimento de uma ordem. Significa também negar-se.
Caducidade
Termo que vem de “caduco”+”-i-”+”-dade”. Caducidade é nome feminino que significa qualidade ou condição do que é caduco; decadência.
Caducidade significa também velhice prematura. Caducidade significa ainda extinção de um direito, sem efeito retroativo, pela verificação de um facto a que a lei atribui esse efeito.
Existe a “caducidade da lei” que é uma situação que se verifica quando uma lei deixa de vigorar por força de qualquer circunstância inerente à própria lei, independentemente da publicação de uma nova lei.
Infame
Termo que vem do latim infāme-, com o mesmo significado. Infame é adjetivo de 2 géneros que significa que não tem boa fama; marcado de infâmia; desacreditado.
Infame significa também que pratica infâmias. Infame significa ainda torpe; vil; abjeto. Infame significa ainda desavergonhado.
Infame é ainda nome de 2 géneros que significa pessoa que pratica atos considerados condenáveis do ponto de vista social e moral.
Salafrário
Salafrário é termo de origem obscura, sendo nome masculino que significa popular homem reles; patife; biltre.
Melquetrefe
Termo de origem obscura. Melquetrefe é nome masculino que, usado no sentido coloquial, significa indivíduo reles, biltre. Ainda em sentido coloquial, melquetrefe significa ainda intrujão, patife.
O termo melquetrefe também significa vadio, em sentido coloquial. No mesmo sentido, significa ainda intrometido.
Pitosga
Termo de origem obscura. Pitosga é forma do verbo pitosgar (exemplo: 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ele, ela, você pitosga / 2.ª pessoa do singular do imperativo pitosga tu).
Pitosga é adjetivo de 2 géneros que significa que vê pouco; pisco dos olhos. Pitosga é nome de 2 géneros que significa pessoa que vê pouco; míope. Pitosga pode, em determinados contextos, ter como sinónimos termos como: cegueta, míope.
Este artigo do NCultura pretende estimular o gosto pela aprendizagem, estimulando a paixão pela língua portuguesa.
Assim, ao dar a conhecer a vasta riqueza da nossa língua, o NCultura pretende levar as pessoas a procurarem aprender cada vez mais sobre uma ferramenta diária, a língua portuguesa.
Portanto, o presente artigo visa também fazer com que os portugueses se façam acompanhar de um dicionário. O dicionário é um objeto que deve ser usado diariamente, de forma a esclarecer no imediato dúvidas que surjam.
Estas dúvidas podem aparecer quando as pessoas estão a pesquisar na internet, a ver televisão ou a ler um livro, uma revista ou um jornal.
NCultura
Se leu “10 palavras da língua portuguesa que enriquecem o seu vocabulário” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…