Tenha um conhecimento aprofundado da língua portuguesa. Aprenda palavras caras para descompor e use-as sensatamente… ou não!
Num dicionário, são muitas as palavras que desconhecemos. Mas, se fizermos o máximo de esforço para conhecer o maior número de palavras, temos vantagens sobre grande parte das pessoas.
A generalidade das pessoas desconhece a maior parte das palavras e não faz o esforço necessário para conhecer mais. Ora, esse contexto pode ser aproveitado por quem tenha a determinação de conhecer um pouco mais sobre a língua portuguesa. Frequentemente, o comportamento de outros faz-nos sentir a necessidade de proferir impropérios, mas os insultos podem levar a consequências indesejadas.
O termo insultar vem do latim insultāre, que significa «atacar; insultar». Dirigir um insulto a alguém é injuriar esse alguém, descompor, ofender a pessoa, ultrajar. Se for um insulto declarado, pode gerar momentos de tensão, troca de insultos e até pancadaria. No entanto, pode recorrer a termos desconhecidos da maioria das pessoas e, assim, libertar-se da frustração…
10 palavras caras para descompor alguém com muita classe
1 – Abécula
É um idiota, um azelha, um palerma. Pessoa lenta ou pouco inteligente, desajeitada ou que se desorienta facilmente.
2 – Enfadonho
Esta palavra é adjetivo que significa que causa enfado; maçador; fastidioso; desagradável. Termo que vem “de” enfado+onho.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: aborrecido, aperreador, azoinante, custoso, desagradável, enfastiadiço, enfastiante, enfastioso, fastidioso, fatigante, flagelativo, impertinente, incómodo, indigesto, monótono, pesado, trabalhoso.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: agradável, interessante.
3 – Impertinente
Termo que vem do latim in-+pertinente-, «que chega a; que tem relação com», particípio presente de pertinēre, «chegar a; ter relação com». Esta palavra é adjetivo de 2 géneros que significa que não vem a propósito; inconveniente; inoportuno.
O termo impertinente significa estranho ao assunto. O mesmo termo significa insolente; atrevido; irreverente; incorreto. O termo também significa incómodo. A mesma palavra significa ainda enfadonho. Outro significado para o termo é rabugento; quezilento. A mesma palavra significa também caprichoso.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: aborrecedor, atrevido, despropositado, inconveniente, incorreto, inoportuno, insolente, irreverente, miudeiro, quezilento, rabugento.
4 – Bácoro
Termo que vem do germânico bakko, «porco» ou do árabe bakurī, «cordeirinho», pelo baixo latim bachăru-, com o mesmo significado. Esta palavra é nome masculino que significa porco pequeno; leitão.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: cochino, leitão, porcalho, porquinho.
5 – Calaceiro
Termo que vem de “calaça”+”-eiro”. Esta palavra é adjetivo, nome masculino que significa mandrião, preguiçoso. Esta palavra também significa vadio, parasita.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: engrunhido, indolente, mandrião, ocioso, preguiçoso, vadio, vagabundo.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: ativo, diligente, laborioso, trabalhador.
6 – Indolente
Termo que vem do latim indolente-, «que não sofre». Esta palavra é adjetivo de 2 géneros que significa ocioso; preguiçoso. Este termo também significa negligente. Esta palavra também significa insensível à dor; letárgico. Na Medicina, diz-se indolente do processo patológico que persiste em não cicatrizar ou em não se resolver.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: apático, indiferente, indiligente, inerte, insensível, lesmento, madraço, mandrião, marralheiro, molengão, molengueiro, ocioso, preguiçoso, sorna.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: ativo, diligente, dinâmico.
7 – Infecundo
Termo que vem do latim infecundu-, com o mesmo significado. Esta palavra é adjetivo que significa que não é fecundo; que não é fértil. Este termo significa que não se reproduz. Este termo também significa que não produz. No sentido figurado, diz-se infecundo de algo que não tem os resultados pretendidos; que não cumpre os objetivos.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: árido, estéril, improdutivo, infértil, infrutífero. Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: fecundo, fértil, multífero, multíparo, produtivo.
Infecundo é ainda forma do verbo infecundar, 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo (eu infecundo).
8 – Estroso
Parvo, idiota.
9 – Azoinante
Termo que vem de “azoinar”+”-ante”. Esta palavra é adjetivo e nome de 2 géneros que significa que ou o que azoina. Este termo significa importuno.
Azoinar é verbo transitivo e pronominal. Termo de de origem onomatopeica. A expressão azoinar os ouvidos significa importunar, falando constantemente.
10 – Néscio
Ignorante, inepto, estúpido. Pessoa que não sabe ou não é muito inteligente. Alguém que não é sensato ou prudente; irresponsável.
Nota importante:
O título deste artigo visa atrair as pessoas para a leitura. Pretende ser chamativo, politicamente incorreto, de modo a levar as pessoas a ler e a conhecer mais sobre a língua portuguesa.
Naturalmente, o NCultura defende os mais elevados valores. Não se deve insultar ninguém, nem a brincar, nem em sentido figurado. Qualquer tipo de violência, seja ela física ou verbal, deve ser sempre evitada, a todo o custo. A violência não faz parte da sociedade que se deve pretender construir.
Este artigo visa estimular a paixão pela língua portuguesa, levar as pessoas a querer conhecer o significado das palavras e a valorizar o uso do dicionário.