Ao longo da história, muitas mulheres magníficas não tiveram o crédito merecido, tendo sido esquecidas pelo tempo. Ora, mulheres como a padeira de Aljubarrota são uma exceção.
A história tem vindo a ser construída ao longo do tempo, dando uma ênfase maior aos homens. No entanto, muitas foram as mulheres magníficas que mereciam ter tido um maior destaque. Contudo, uma sociedade machista, construída de homens para homens, fez com que muitas dessas mulheres tivessem um papel de menor destaque, quase de figurantes.
No entanto, existiram alguns episódios que serviram de exceção e que demonstram a valentia, inteligência e caráter de algumas mulheres de outros tempos. Uma mulher que se tornou numa lenda foi Brites de Almeida.
Padeira de Aljubarrota, a mulher que bateu nos espanhóis
A Padeira de Aljubarrota
Os historiadores concederam a Brites de Almeida o devido protagonismo, pois a Padeira de Aljubarrota tornou-se numa figura lendária. Esta figura revelou-se uma heroína e os seus feitos tornaram-na num mito.
Os historiadores ajudaram a tornar esta célebre personagem numa autêntica lenda, sendo celebrada pelo povo, pois Brites de Almeida, ou a Padeira de Aljubarrota, surge em diversas canções e histórias tradicionais.
A batalha de Aljubarrota
O nome da padeira encontra-se associado a um acontecimento histórico, estando ligado à importante vitória dos portugueses na Batalha de Aljubarrota (1385), em que as forças castelhanas foram derrotadas.
A lenda
De acordo com a lenda, Brites de Almeida terá usado a sua pá de padeira e o seu forno para matar sete castelhanos. Estes homens encontravam-se escondidos no seu forno e ela aproveitou o contexto insólito para ficar na história. Brites de Almeida pode ser descrita como “feia, grande e com os cabelos crespos”, mas não foi uma mulher vulgar.
Brites de Almeida
Brites de Almeida nasceu em Faro. Esta mulher nasceu no seio de uma família pobre e humilde. Enquanto criança, gostava de vagabundear e de andar à pancada. Preferia essas brincadeiras a ajudar os pais na taberna, espaço onde se tirava o sustento diário da família.
Ela era uma mulher muito forte, revelando um “comportamento masculino”. Por isso não se enquadrava nos padrões femininos típicos da época. Ao longo da vida, escolheu profissões “mais masculinas”, fruto das suas características invulgares.
Acontecimento trágico
Brites de Almeida ficou órfã aos vinte anos. Por isso, vendeu os poucos bens que herdou dos pais e meteu-se ao caminho. Ela recorreu às suas características singulares, nomeadamente físicas, para ir se destacando.
Ao longo do tempo, foi passando por diferentes locais e convivendo com diversos tipos de pessoas, o que lhe permitiu adquirir uma experiência de vida incomum. Esta mulher invulgar aprendeu a manejar a espada e o pau e, rapidamente, mostrou mestria e créditos que a distinguiam, granjeando fama de valente.
Os encantos e o destino…
Um soldado revelou-se encantado com as proezas de Brites de Almeida e propôs a valente mulher em casamento. Como ela não estava interessada em perder a independência que tinha, impôs ao homem a condição de lutarem antes do casamento.
Ora, o momento não foi o mais feliz, pois o soldado ficou ferido de morte. Consequentemente, Brites de Almeida, com medo da justiça, fugiu para Castela, de barco. Contudo, como os azares surgem em catadupa, o barco onde Brites de Almeida seguia foi capturado por piratas mouros. Posteriormente, Brites de Almeida foi vendida como escrava a um senhor poderoso da Mauritânia.
A fuga
Brites de Almeida conseguiu fugir para Portugal com a ajuda de outros dois escravos portugueses, que também escaparam numa embarcação. O destino levou a que ela fosse apanhada por uma tempestade. Por isso, a embarcação foi atracar na praia da Ericeira.
Brites de Almeida cortou os cabelos, disfarçou-se de homem, pois ainda era procurada pela justiça e, assim, disfarçada, tornou-se almocreve (que era o indivíduo que transportava um animal de carga; recoveiro).
A mudança
No entanto, Brites de Almeida acabou por mudar de profissão, pois encontrava-se cansada daquela vida exigente. Aproveitou a oportunidade que surgiu e aceitou o trabalho de padeira em Aljubarrota.
Assim, vivendo já enquanto mulher, casou-se com um honesto lavrador. Brites de Almeida fixou-se em Aljubarrota, tornando-se dona de uma padaria, seguindo um rumo de vida mais honesto.
A Batalha de Aljubarrota (1385)
Quando se deu a batalha de Aljubarrota, encontrava-se nesta vila. Por isso, nessa batalha, que colocou portugueses e castelhanos em confronto, ela encontrava-se numa posição privilegiada.
Aproveitou o momento para fazer história, sendo um nome marcante da batalha de 14 de agosto de 1385.
A lenda
Brites tinha o apelo pelas armas e não fugiu da sua natureza. Por isso, pegou na primeira arma que encontrou e juntou-se ao exército português. Assim, a mulher ajudou nesse dia a derrotar o invasor castelhano.
Depois, chegou a casa cansada, mas satisfeita. Contudo, ouviu um ruído estranho que vinha de dentro do forno. Surpreendida, viu que por lá se encontravam escondidos sete castelhanos.
Ora, Brites de Almeida não era mulher que procurasse ser santa. Portanto, aproveitou o momento e pegou na sua pá de padeira para os matar ali mesmo.
Outros feitos
Brites de Almeida percebeu que se aqueles estavam por ali escondidos, outros haveria. Por isso, como ela tinha tomado o gosto pela defesa da causa nacionalista, liderou um grupo de mulheres que perseguia e encontrava os fugitivos castelhanos que ainda se encontravam escondidos pelas redondezas.
Final feliz
De acordo com a lenda, Brites viveu posteriormente em paz, junto do lavrador com quem casara. Viveu orgulhosa com os seus feitos heroicos que fizeram com que ela ficasse com o seu nome na história.
Esta mulher incomum é até agora recordada como símbolo da independência de Portugal. Ainda hoje a “sua” pá de padeira faz parte da procissão do 14 de agosto. A pá foi religiosamente guardada no imaginário das pessoas, tendo-se tornado o estandarte de Aljubarrota por muitos séculos.
Por isso, Brites de Almeida continua a ser recordada como um exemplo de mulher que se evidencia, mesmo num contexto menos favorável.