Afinal, os Vikings poderão ter descoberto os Açores. Um estudo afirma que foram os vikings o primeiro povo a chegar às ilhas açorianas.
Sedimentos em lagos, fezes de animais, fungos e o ADN de ratos serviram de base à pesquisa que concluiu que terão sido os vikings os primeiros a chegar aos Açores, contrariando a tese de que foram os portugueses os colonizadores deste território.
Esta não é a primeira vez que esta hipótese é estudada. A pesquisa foi liderada pelo ecologista Pedro Raposeiro.
Saiba mais sobre este estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, mas também sobre outras versões que se opõem a parte das conclusões avançadas por esta pesquisa. Interessado em saber mais? Então, continue a ler…
Os Vikings poderão ter descoberto os Açores antes de Portugal
Para fundamentar esta tese, o estudo teve por base a recolha de “núcleos cilíndricos de sedimentos de cinco leitos de lagos ao redor do arquipélago como parte de um esforço para detalhar a história climática da região”, de modo a identificarem-se “pólen de colheitas não nativas ou esporos de fungos que crescem em fezes de gado.” Os mais antigos recuavam a 700 e a 850.
Assim, segundo os pesquisadores, é claro que a colonização do arquipélago se deu antes da chegada dos portugueses a esse território, tendo sido provavelmente protagonizada pelos vikings.
Os sedimentos recolhidos revelam a existência de fezes de ruminantes como vacas e ovelhas e “uma queda na abundância de pólenes de árvores nativas”, o que significa que várias centenas de anos antes do que se pensava, havia povos a ocuparem este território.
Mas como sabemos que foram os vikings que ali habitaram?
A associação ao povo nórdico deve-se aos saques que os vikings levaram a cabo em cidades costeiras da Europa, nessa época histórica. Os próprios ventos do Norte do Oceano Atlântico poderiam encaminhar os barcos vikings para o território dos Açores.
O The Guardian também publicou notícias a este respeito. O biólogo Jeremy Searle, por exemplo, explicou que: “Onde se encontram humanos, encontram-se ratos e pode-se descobrir de onde esses ratos vieram. Assim, há uma ideia de onde esses humanos tiveram seus lares originais.”
Assim, um dos métodos usados neste estudo foi o de comparar o ADN de ratos açorianos com o ADN de ratos que estiveram em territórios por onde os vikings passaram. A conclusão é, segundo Searle, a de que. “Estes ratos eram obviamente viajantes acidentais que foram dispersos pelos vikings através do Atlântico, para a Islândia e Gronelândia e também para os Açores e Madeira, acreditamos.”
Esta tese vem provar o muito que os vikings se expandiram nas suas viagens.
Porém, nem todos concordam com esta tese…
Na Science, Simon Connor, geógrafo da Australian National University, especialista na paleoecologia dos Açores, afirma que os dados fornecidos pelo ADN dos ratos podem conduzir a interpretações erradas.
O Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos – Açores (CIBIO) também concluiu que havia presença humana nas ilhas 700 anos antes do que se pensava. Porém, ao contrário do outro estudo, para o CIBIO não é claro que essa presença fosse, necessariamente, a de povos nórdicos como os Vikings.
Conclusão
Assim, fica claro que ainda há muita pesquisa e investigação a fazer até perceber, exatamente, qual o povo ou povos que colonizaram os Açores, sete séculos antes dos portugueses lá terem chegado.
Como se trata de uma questão em aberto, seguramente que os estudos continuarão a ser levados a cabo até se chegarem a conclusões mais sólidas em relação a esta matéria, que tem um interesse particular para os amantes da história do nosso país.
NCultura
Se leu “Os Vikings poderão ter descoberto os Açores antes de Portugal” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…
Antes dos Vikings estiveram nos Acores, os Celtas Tartesicos do Sul de Portugal, os Fenicios, Gregos, Cartagineses e provavelmente tambem os Romanos. Todos se foram embora muito provavelmente devido aos ciclones, terramotos, actividade vulvanica, e ao isolamento. Sao estes os mesmos motivos que tambem sempre levaram e levam na actualidade os Acorianos a emigrarem para as Americas. As paisagens acorianas sao belas, mas a natureza por vezes e traicoeira, pois isso tambem nos conta a historia dos Acores.