Um assalto, uma segunda-feira de manhã, um animal perigoso: estes signos não fogem de nenhum perigo. Descubra os signos corajosos e que nada temem.
Antes de tudo, é preciso esclarecer uma coisa. Não houve muito em que pensar para fazer este ranking: apenas se teve de reunir os três signos do Zodíaco mais determinados e corajosos. Bravura, ousadia, audácia, são o conjunto de adjetivos atribuíveis aos membros da casa de Hogwarts, em “Harry Potter”, o mais intrépido de todos.
Não se esquivam de qualquer aventura ou dificuldade, estes signos atuam como batedores dos seus companheiros. Desvendamos já algumas coisas: não se encontram nesta lista nenhum signo de Ar (Gémeos/Gêmeos, Balança/Libra, Aquário) ou Terra (Touro, Virgem, Capricórnio) que acham que a coragem é uma forma de inconsciência muito valorizada na sociedade.
Calendário dos signos
Carneiro/Áries | de 21 de março a 20 de abril | Fogo
Touro | de 21 de abril a 20 de maio | Terra
Gémeos/Gêmeos | de 21 de maio a 20 de junho | Ar
Caranguejo/Câncer | de 21 de junho a 22 de julho | Água
Leão | de 23 de julho a 22 de agosto | Fogo
Virgem | de 23 de agosto a 22 de setembro | Terra
Balança/Libra | de 23 de setembro a 22 de outubro | Ar
Escorpião | de 23 de outubro a 21 de novembro |Água
Sagitário | de 22 de novembro a 21 de dezembro | Fogo
Capricórnio | de 22 de dezembro a 20 de janeiro | Terra
Aquário | de 21 de janeiro a 18 de fevereiro | Ar
Peixes | de 19 de fevereiro a 20 de março | Água
Leia também:
- Os signos mais irritantes
- Os signos mais imaturos e infantis
- Os signos mais insuportáveis e difíceis de aturar
Siga o canal Ncultura no WhatsApp. Clique aqui.
Os signos corajosos e que nada temem
Carneiro/Áries
(21 de março a 20 de abril)
Cabeça quente, trapaceiro da morte. Escolha o adjetivo que quiser, este signo consegue ser tudo ao mesmo tempo. É o primeiro dos signos de Fogo e primeiro dos signos do Zodíaco. Em suma: Carneiro/Áries faz, obviamente, parte do pódio dos mais corajosos. Não, a ovelha celestial não é (apenas) mais uma pessoa que se encolhe ao ver o mais pequeno perigo. Este signo tem um dos instintos de sobrevivência mais aguçados do Zodíaco. O seu planeta dominante, Marte, é o da guerra. De forma mais ampla, é comum associar-se os signos ao temperamento marciano (Carneiro/Áries e Escorpião) com um poderoso desejo de viver e uma atitude inteiramente focada na sobrevivência.
É por isso que o primeiro dos signos não é do tipo de pessoa que salva as outras e a própria pele pela beleza do gesto ou pela moralidade. É antes um instinto primário de autopreservação associado ao desejo inconsciente ou não de perpetuação da espécie. Não faz sentido agradecer a um elemento feminino por ajudar alguém a sair de uma situação menos boa: essa pessoa fez isso sem pensar. Repare que é uma sorte o facto de Carneiro/Áries ser corajoso diante dos perigos, já que são seres muito impulsivos e que são eles próprios que acabam por criar muitos deles.
Sagitário
(22 de novembro a 21 de dezembro)
A coragem de Sagitário surge numa forma peculiar, vestida de otimismo. Um otimismo surdo e cego nas circunstâncias mais sombrias. Assim como a flecha que tem na sua imagem, Sagitário representa impulso e desejo. O desejo de querer, se quiser. Também signo de Fogo, a chama que arde dentro deste signo está longe de o consumir: fornece-lhe energia de forma constante.
Alegre, otimista e plenamente consciente de que esta atitude por vezes é difícil de ter, recusa categoricamente deixar-se vencer pela dúvida. Este signo determinado e um pouco irritante, não tem tempo de se perder. A sua coragem vem do seu desejo de não desistir, de não permitir que a tristeza e o destino vençam.
E por ser um dos chamados signos coletivos, a noção de coragem é, para estas pessoas, algo comum e político: eles querem partilhá-la. Este signo está associado às suas opiniões e aos seus ideais que carregam no dia-a-dia. É por isso que Sagitário é especialmente aquele que dá coragem às outras pessoas. Muitas vezes pensamos que este signo tão carismático e com temperamento de líder apenas se adapta ao ambiente.
Mas não interpretem mal: é um signo que também se sabe adaptar muito bem às outras pessoas. Como brincalhão que é, justamente o mais engraçado e alegre, porque na sua grande generosidade é um signo que deseja comunicar a sua coragem às outras pessoas. Se se encontrar numa sala repleta de pessoas pessimistas, tristes ou derrotistas, as pessoas de signo Sagitário encaram como dever dar-lhes esperança, vontade, um coração para trabalhar.
Leão
(23 de julho a 22 de agosto)
Costuma ter os pés mais bem assentes no chão do que os seus dois camaradas de Fogo. Este signo definitivamente incorpora a representação mais clássica de coragem. Nobreza de alma, coração puro, defesa da viúva, do órfão e do seu cão: esses são os atributos de Leão. É uma mistura do ardor e da paixão do signo de Fogo, mas também da retidão de Capricórnio ou do sentido de justiça de Balança/Libra.
O seu código moral é muito importante para e qualquer que seja a consequência, este signo quer ser fiel ao seu código. É preciso dizer que a coragem de Leão tem muito a ver com uma das suas principais características: a sua lealdade sem fim. É essa característica que lhe dá o poder de agir apesar do medo, do perigo ou da forte possibilidade de fracasso.
A apesar da sua repugnância: a amizade e o sentido do dever vêm antes de tudo. Tem de ser sempre visto como o herói ou a heroína da situação. O que pode facilmente passar por uma forma de ostentação ou egocentrismo, mas que também pode tender a ter um lado mais mártir que lembra Peixes. De qualquer forma, se acontecer alguma situação de perigo e ninguém fizer nada, Leão age sem pensar: simplesmente porque alguém tem que o fazer.
Nota: Este artigo visa ser apenas uma abordagem geral. Identifica algo que tendencialmente ocorre em pessoas de determinados signos. Lembre-se de que as pessoas não são meras marionetas. Possuem livre-arbítrio. No entanto, existem diversas variáveis que interferem no processo de uma decisão, sendo os astros uma delas.