Diz-se que não tem fundo e que nela está escondido um tesouro. Descubra os segredos da Lagoa Escura na Serra da Estrela.
A Serra da Estrela é um destino de sonho, perfeito para uma escapadinha memorável. A beleza da Serra da Estrela é incrível, existindo paisagens arrebatadoras em diferentes pontos da Serra da Estrela.
Por isso, muitos procuram visitá-la quando existe um espaço na sua agenda, uma vez que se trata de um destino que apresenta diversas atrações. Uma delas é uma lagoa especial, associada a algumas lendas. Esta lagoa da Serra da Estrela é conhecida como Lagoa Escura. Não tem fundo e nela está escondido um tesouro…
Os segredos da Lagoa Escura na Serra da Estrela
O momento
No ano de 1881, realizou-se uma expedição científica que chegou à Serra da Estrela. A expedição tinha como missão explorar as diversas lendas e fenómenos associados a esta região.
Na época, os habitantes nem queriam crer que aquilo que os seus avós lhes tinham contado pudesse não ser verdadeiro. No século XIX, a Serra da Estrela era um dos sítios mais remotos e de difícil acesso em Portugal.
São espaços distantes e com caraterísticas incomuns. Estes locais tornam-se um terreno fértil para a criação de mitos e de lendas populares. Este património foi herdado uma vez que era passado de geração em geração.
A Serra da Estrela
Esta terra tem caraterísticas orográficas e climáticas especiais. Por isso, a criação de lendas e de mistérios tornou-se comum, ficando associadas a acontecimentos que os habitantes não conseguiam explicar.
A imaginação imperou ao longo dos tempos, surgindo mitos e lendas para superar a necessidade de explicar determinados fenómenos que só posteriormente se provaram cientificamente.
Inspiração
Boa parte das lendas criadas nesta região estavam ligadas a uma das diversas lagoas da serra. As lagoas tratam-se de locais formados durante o período glaciário que, mesmo nos dias de verão, conservam um reservatório (com grandes proporções) de água a baixas temperaturas.
Noutros tempos, as teorias sobre lagoas sem fundo predominavam, existindo ainda destaque para remoinhos de água e também para olhos marinhos que expeliam quantidades elevadas de água.
Crenças locais
Os habitantes da Serra da Estrela acreditavam também que a água iria diretamente para os oceanos, porque nos dias de grande degelo a água era tão abundante que todos acreditavam que era impossível o subsolo conseguir suster tamanha quantidade.
Lagoa Escura
A Lagoa Escura é uma atração natural presente na Serra da Estrela. Estranhava-se a Lagoa Escura pela sua cor. Esta lagoa está ligada a uma aura mística. No entanto, mais tarde chegou-se à conclusão de que a cor escura desta lagoa apenas se devia à profundidade e às rochas graníticas do fundo e das margens.
Esta lagoa destacou-se pela quantidade de lendas associadas a ela. A sua ligação a determinadas lendas até gerava no seio dos habitantes da serra um certo medo, principalmente nos pastores que tinham que deambular com o seu gado pelas pastagens de altitude.
Comparação
Esta lagoa é conhecida também como o Lago Ness português. O famoso Loch Ness trata-se do lago grande e profundo presente nas Terras Altas da Escócia, Reino Unido. Este lago ficou conhecido como o local onde supostamente habitava um monstro.
Relatos
Noutros tempos, corriam relatos entre a população sobre destroços de um suposto navio que frequentemente apareciam na lagoa. Esta curiosidade dava mais força a quem defendia a ligação da lagoa ao mar.
No entanto, após os membros da expedição científica questionarem os habitantes sobre os destroços, foi-lhes dito que um homem abastado da região terá mandado construir um barco para navegar na lagoa e que esta embarcação por lá ficou a deteriorar-se. Conta-se que em dias de tempestade os seus destroços podiam ser vistos na lagoa.
Contexto
Já no século XVI, estes relatos circulavam pelo país. Nesse tempo, eles chegaram à corte. O Infante D. Luís, que era filho de D. Manuel, decidiu visitar o local, movido pela curiosidade. Nessa época, a Lagoa Escura era conhecida como a Lagoa do “Paxão”.
O Infante D. Luís mandou um pescador realizar um mergulho na lagoa para verificar de onde poderiam vir as tábuas dos navios, que supostamente apareciam naquelas águas.
Teoria
Na época, os habitantes acreditavam que esta Lagoa estaria sem fundo. Havia também a crença de que ela escondia enormes tesouros. No entanto, os relatos sobre esta lagoa eram muitos. Não se ficavam por aqui.
Segundo os pastores locais, em período de seca, a lagoa fazia desaparecer os ousados corajosos que nela entrassem. Ninguém podia entrar na Lagoa Escura. Os que entrassem corriam o risco de desaparecer. Os pastores defendiam que o gado evitava aproximar-se da lagoa, devido ao seu instinto natural que os protegia.
Uma possível explicação
Esta teoria de que tudo o que entrava na lagoa por lá ficava poderia ser explicada com facilidade. No fundo (e nas margens) da lagoa, encontravam-se quantidades elevadas de lama.
Por isso, quando a lagoa secava ou se encontrava com pouca água, a lama poderia prender os mais desprevenidos, criando um efeito de sucção que fazia “desaparecer” quem ousasse entrar na lagoa, pessoas ou animais. Os relatos de movimentos da crosta terrestre realizados perto das lagoas podem também ser explicados pela mesma teoria.
A profundidade
De acordo com os dados recolhidos pela expedição científica realizada na lagoa, a Lagoa Escura terá entre 14 (em caudal normal) a 16 metros de profundidade (em caudal de cheia). Não se pode dizer que seja uma lagoa sem fundo, mas é uma profundidade assinalável para uma lagoa deste género.
O monstro
Os desaparecimentos de homens e animais na Lagoa Escura contribuíram para dar à lagoa um encanto negro. A lagoa foi associada a um monstro. A comparação com o famoso lago escocês tornou-se natural.
Os portugueses criaram uma versão nacional do Lago Ness, o “Monstro Chavelhudo”. Este ser monstruoso vivia nas profundezas desta lagoa. Ele arrastava para o fundo da lagoa todos os que se atravessassem (homens ou animais) a banhar-se nas suas águas.
Ao longo do tempo, foram surgindo várias histórias, relatos que até indicaram a silhueta medonha do monstro a emergir na lagoa. Estas histórias sobreviveram ao longo de séculos, porque foram contadas de geração em geração.
Inspiraram Moby Dick
Os relatos sobre os acontecimentos desta lagoa dispersaram. Os relatos sobre os insólitos fenómenos da lagoa escura correu mundo.
Há quem defenda que os relatos tenham chegado ao americano Herman Melville. O célebre escritor que foi autor de Moby Dick até fez uma referência à Lagoa Escura.
No clássico da literatura que foi publicado em 1851, há parágrafos que indicam a passagem do Noroeste. Nessa parte da obra, onde é feita a caraterização do cachalote, surge uma lenda contada pelos baleeiros, sendo referido o seguinte:
“Na ‘Montanha do Strello’, no interior em Portugal, perto do topo, dizia-se que havia um lago em que os naufrágios dos navios flutuavam até à superfície.”
A Lagoa Escura é uma atração imperdível. As lendas e fenómenos estranhos fazem parte do charme desta lagoa. No entanto, basta contemplar a paisagem que envolve a lagoa para ficar apaixonado por ela.
A Lagoa Comprida, que se encontra um pouco mais abaixo da Lagoa Escura, é outra atração que merece rasgados elogios. O famoso Covão dos Conchos também se encontra nas proximidades. Portanto, não faltam razões para visitar este destino encantador.
Leia também:
- 4 lagoas na Peneda-Gerês que são obrigatórias
- Gruta secreta e perigosa com lagoa azul deslumbrante em Viseu
- 7 belíssimas aldeias na Serra da Estrela que tem de visitar
Quer saber onde pode comer em Serra da Estrela?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante Medieval
Morada: Estrada Nacional 339 – Penhas Da Saúde, Serra da Estrela 6200-073, Portugal
Contactos: (+351) 275 310 300
Mais informações, aqui.
Lenda Viriato
Morada: Rua Santo Aleixo Nº 16 Rua Santo Aleixo 16, Detrás Da Igreja, Unhais da Serra 6215-696 Portugal
Contactos: (+351) 275 971 252
Restaurante O Albertino
Morada: O Albertino Adro de Viriato 8, 6290-081 Folgosinho
Contactos: (+351) 238 745 266 / (+351) 962 674 201/ [email protected]
Mais informações, aqui.
Alkimya
Morada: Avenida Frei Heitor Pinto 1, Covilhã 6200-113 Portugal
Contactos: (+351) 275 334 174
Mais informações, aqui.
Restaurante Margarida
Morada: Senhora do Desterro, São Romão, Portugal, 6270-277
Contactos: (+351) 238 321 136 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir em Serra da Estrela?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Hotel Madre De Água Hotel Rural
Morada: Estrada de Moimenta, Quinta da Caramuja – 6290 Gouveia
Localização GPS: 40°29’12.2″N, 7°36’44.4″W
Contactos: [email protected] / (+351) 238 493 113 | 966 240 264
Saiba mais informações, aqui.
Resort Aqua Village, Health Resort
Morada: Avenida Principal número 1, Caldas de São Paulo, 3400-521 Oliveira Do Hospital Coimbra Portugal
Contactos: +351 238 249 040 / [email protected]
Saiba mais informações, aqui.
Hotel Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa
Morada: Quinta do Convento, 6230-045 Fundão
Contactos: (+351) 275 249 670 / [email protected]
Saiba mais informações, aqui.
Hotel Casa de São Lourenço – Burel Mountain Hotels
Morada: Estrada Nacional 232 – Penhas Douradas, Manteigas, Portugal, 6260-200
Contactos: 275 249 730 / [email protected]
Saiba mais informações, aqui.
Hotel Casa das Penhas Douradas – Burel Mountain Hotels
Morada: Penhas Douradas, 6260-200, Manteigas, Portugal
Contactos: (+351) 275 981 045 / (+351) 963 384 026 / [email protected]
Saiba mais informações, aqui.