Os espigueiros do Gerês são o ex-libris do Soajo. No entanto, há outras atrações para conhecer!
Fazer uma escapadinha numa aldeia portuguesa revela-se uma solução natural para quem procura descansar num destino rural que assegure tranquilidade. Todos os que querem fugir da agitação das cidades encontram um ambiente distinto numa aldeia onde o sossego e a beleza natural imperam.
Há aldeias extraordinárias no nosso país. Entre esses destinos rurais, há opções de excelência que ainda colocam à disposição dos visitantes um conjunto de elementos que tornam a experiência da estadia particularmente agradável.
No Parque Nacional Peneda-Gerês, é possível encontrar algumas das melhores aldeias do país. A aldeia de Soajo é um exemplo de uma aldeia imperdível. Os espigueiros do Gerês são o ex-libris de Soajo. No entanto, há outras atrações para conhecer!
Os espigueiros centenários do Soajo no Gerês
Localização
Esta aldeia está integrada no concelho de Arcos de Valdevez. Soajo está situada numa das vertentes da serra do Soajo. A freguesia de Soajo é mais abrangente. Engloba a vila de Soajo e cinco lugares, nomeadamente Bairros, Souto e Teso (locais que se encontram muito próximos da Vila), Vilar de Suente e Vilarinho das Quartas (que se situam em espaços mais afastados da vila de Soajo).
Beleza natural
Soajo parece esconder-se no local onde se encontra, para os lados da serra onde o Gerês se estende e se dá a conhecer numa explosão de verde. Há diversos encantos naturais pelas redondezas, destacando-os os lagos e repuxos de água.
Soajo parece esconder-se. No entanto, a sua beleza dá-lhe uma exposição mediática. Atualmente, Soajo não é um local perdido no meio do nada. Não é segredo que se trata de um local particularmente encantador, por isso Soajo é frequentemente colocado nos roteiros de passeios realizados no Parque Nacional Peneda-Gerês, único parque nacional português.
Aldeia com história
Soajo teve uma grande importância para a região. Esta aldeia chegou a mostrar a sua fibra e a sua resiliência. Mostrou ser tão dura como o granito que torna as suas construções tão sólidas.
Segundo alguns historiadores, a aldeia terá sido fundada por volta do século I. Posteriormente, recebeu vários forais, sendo que a última carta de foral terá sido recebida no século XVI, em 1514, mais precisamente.
Entre 1514 e os meados do século XIX, Soajo foi sede de concelho. Posteriormente, em 2009, Soajo foi elevada à categoria de vila, novamente.
Esta vila distingue-se pela vida em comunidade. Esta é seguramente uma das caraterísticas que marcou a história de Soajo. Até ao início do século XIX, em Soajo, havia um juiz específico. Este assumia o “poder”, após ser eleito pelo povo.
No entanto, há elementos que mostram que a história da terra é bem mais antiga. Pelo território local e nas imediações, foram encontradas várias antas e mamoas, nomeadamente no Santuário Rupestre do Gião.
A experiência
Por isso, quem entra no Soajo, parece entrar num túnel do tempo. Realiza-se uma viagem temporal. Enquanto se caminha pelas ruas estreitas do Soajo, constata-se que o granito é omnipresente e percebe-se como era a vida noutras épocas históricas.
No Soajo, permanece vivo o espírito comunitário. Essa forma de ser dominou a vida social da aldeia desde tempos coevos.
Nova vida
O passado encantou; agora o presente maravilha, até com a ajuda do passado. Soajo fez uma aposta no turismo. O surgimento de diversas casas de turismo rural tornou cada vez mais comum a visita de turistas que escolhem Soajo como um dos locais que espelha a excelência do Gerês.
Soajo tem tudo o que se precisa para se ter uma escapadinha de sonho: tranquilidade, silêncio, beleza e atrações… Há diversos pontos de interesse dispersos num raio relativamente pequeno. Além dos espigueiros, há atrações que revelam parte da história de Soajo.
O ex-libris
Os espigueiros são testemunho da vivência comunitária da aldeia. Esta atração feita de granito tornou-se no grande atrativo de Soajo, o ex-libris local. Os famosos espigueiros do Soajo encontram-se sobre uma enorme laje granítica, o Eido do Penedo.
O conjunto de espigueiros mantém a sua utilidade, pois ainda é usado pela comunidade local para a secagem do milho. Os espigueiros representam a vida comunitária dos seus habitantes.
Existem 24 espigueiros, sendo que o mais antigo foi construído no século XVIII, mais precisamente no ano de 1782. Os espigueiros apresentam sempre uma cruz no alto, um elemento que visa solicitar proteção divina. As colheitas plantadas com muito esforço e dedicação dominam parte substancial da paisagem local.
Curiosidade
Existem vários aglomerados de espigueiros no nosso país. Alguns deles estão presente no Gerês. O maior conjunto de espigueiros (são 60, no total) é o de Lindoso, que se encontra ali perto, a cerca de 15 minutos de distância.
Outras atrações
Apesar de Soajo ser uma aldeia conhecida pelo seu conjunto de espigueiros, há outros atrativos. Esta aldeia tem muito para se ver. Além da paisagem deslumbrante que a circunda, dada a riqueza natural do Gerês, há outras atrações merecedoras dos maiores elogios.
O centro histórico da Vila
Soajo apresenta alguns dos encantos típicos e pitorescas da região. O centro histórico desta aldeia é encantador. Trata-se de um espaço de visita obrigatória. Neste espaço da aldeia, poderá encontrar o Largo do Eiró.
A oportunidade única de caminhar pelos arruamentos é extremamente agradável. Apesar do pavimento de lajes de granito, os arruamentos mantêm parte da matriz medieval. Por isso, são encantadores.
Estes arruamentos proporcionam uma espécie de viagem no tempo. Para as pessoas que caminham nestas ruas, há a oportunidade de contemplar a arquitetura local.
A Igreja Matriz
A calçada medieval leva-nos até à frente da Igreja Matriz. Este templo é uma das grandes atrações de Soajo. O padroeiro da igreja Matriz é São Martinho. Este templo apresenta escadório exterior em cantaria e ainda tem a torre sineira adossada.
A Igreja Matriz de São Martinho de Soajo é uma referência local. No dia 11 de novembro, é realizada a devoção ao padroeiro, surgindo uma celebração que é religiosa. No entanto, são também realizadas rusgas como parte da festa.
Casas de turismo
Nesta aldeia, podem ser contempladas diversas casas de turismo. Estas casas encontram-se perfeitamente integradas no espaço rural. Existem também alguns restaurantes que dão a conhecer o melhor da gastronomia típica da região.
Além disso, em Soajo, também há espaços de comércio e outros serviços úteis.
Pelourinho
O pelourinho do Soajo encontra-se no centro do Largo do Eiró e terá sido criado no século XVI, provavelmente. Este pelourinho trata-se de um simples esteio ao alto, que apresenta uma decoração única: uma carranca sorridente, encimada por uma laje triangular. Curiosamente, a tradição local associa esta representação do Pelourinho como sendo um pão que se encontra a esfriar na ponta de uma lança. Teorias…
Oficina da Moura
A Oficina da Moura é um dos espaços que surgiu por via do turismo. Trata-se de um dos negócios destinado a aproveitar o fluxo de visitantes, além de permitir preservar as tradições locais. Neste local, pode admirar diversas peças, podendo até comprar artefactos de cerâmica.
Poço Negro
O Poço Negro é uma das lagoas menos populares do Gerês. No entanto, tem os seus encantos. Esta é uma das lagoas mais profundas da região. Esta lagoa chega a atingir os 5 metros. Qualquer altura do ano é boa para visitar este local.
Nos meses de inverno, fica particularmente encantadora, uma vez que devido à força das chuvas surge um aumento do caudal das águas. Esta realidade leva à criação de uma cascata imparável. Apresentando-se entre os penedos imponentes tão caraterísticos do Gerês.
Já no verão, encontram-se as condições ideais para um banho refrescante. Saindo do Soajo, o Poço Negro encontra-se na direção de Paradela ou Cunha.
Leia também:
- 8 aldeias históricas do Gerês de visita obrigatória
- A maior árvore da Europa fica em Portugal
- Mata da Albergaria: o bosque encantado do Gerês
Informação Útil
Como ir
É muito simples chegar a esta bela aldeia. Eis duas opções:
- A partir do Porto, deve apanhar a A3 até à cidade dos arcebispos, Braga. Depois apanhe a Nacional 101 até Ponte da Barca, seguindo-se a Nacional 203 até Paradamonte. Por fim, deve seguir a M530 até Soajo.
- Para quem partir de Viana do Castelo, deve seguir a A27 e depois seguir o IC28 até Ponte da Barca. Posteriormente, o trajeto é o mesmo.
Posto de informação e turismo de Soajo
Morada: Largo do Eiró, Soajo, 4970-660 Arcos de Valdevez
Contactos: 258 576 747 / [email protected]
Quer saber onde comer em Soajo?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Espigueiro do Soajo
Morada: Lago Soajo Viana Do Castelo, Soajo 4970 Portugal
Contactos: +351 258 576 136
Mais informações, aqui.
Padaria do Soajo
Encontra-se no centro da aldeia, numa rua por detrás da Igreja Matriz. O pão-de-ló de Soajo é bastante saboroso.
Morada: Caminho do Sacramento, 3, Soajo
Mais informações, aqui.
Restaurante Videira
Morada: Morada: Av. 25 de Abril 1734, 4970-633
Contactos: +351 258 576 205 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Saber ao Borralho
Morada: Av. 25 de Abril, Caminho da Costa Velha, 4970-656, Portugal
Contactos: +351 963 708 986
Mais informações, aqui.
Taberna Montanh’arriba
Morada: Caminho da Eira do Rego nº13, Soajo 4970-660 Portugal
Contactos: +351 258 578 037
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir em Soajo?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Casa de Bairros
Bairros, Soajo Lugar de Bairros, Soajo, 4970-653 Soajo, Portugal
Mais informações, aqui.
Casa Rautau
Morada: Lugar de Rio Bom, porta 15 (Largo do Eiró), 4970-665 Soajo, Portugal
Mais informações, aqui.
Casa Das Videiras
Morada: Rio Bom – Soajo, 4970-660 Soajo, Portugal
Mais informações, aqui.
Casa de RioBom
Morada: Caminho de Riobom 6, 4970-665 Soajo, Portugal
Mais informações, aqui.
Casas do Cavaleiro Eira
Morada: Caminho do Sagramento Lage s/n, 4970-655 Soajo, Portugal
Mais informações, aqui.