Tome o banho perfeito! Descubra os erros mais comuns ao tomar banho e garanta uma rotina de higiene mais saudável e proveitosa. O momento de tomar banho é uma etapa importante do dia. Muitas pessoas optam por tomar banho para começar o dia mais frescos, com mais energia.
Apesar de muitas pessoas tomarem banho regularmente, diariamente, há erros que são constantemente cometidos, perpetuados pelos maus hábitos. Reunimos um conjunto de erros que não devem fazer parte das suas rotinas do momento do banho. Os especialistas defendem que é necessário mudar. Pequenos gestos fazem grandes diferenças.
Os erros mais comuns ao tomar banho
Os erros que iremos apresentar são tão comuns que é provável que também os cometa. No entanto, os hábitos de muitos anos estão errados e não são os mais adequados.
Alguns deles foram os nossos pais que nos ensinaram. Portanto, repetimos e ensinamos aos nossos filhos, existindo uma perpetuação de erros que os especialistas defendem que devemos evitar, pois prejudicam a nossa saúde, nomeadamente da pele e cabelo.
1 – Exagerar no tempo
Tomar banhos muito longos é um erro comum. Apesar de muitas pessoas apreciarem essas sessões intermináveis de banhos que promovem o relaxamento, devemos evitá-lo. Segundo os especialistas, no máximo, o banho deve terminar no espaço de 10 minutos. Superar este tempo irá ter consequências. Por exemplo, a pele perde suavidade.
2 – Usar produtos naturais
Investir mais dinheiro num sabonete orgânico a pensar que um sabonete natural tem mais benefícios para a pele e organismo é um erro.
Segundo os dermatologistas, os produtos orgânicos também destroem a bicapa lípida presente na pele, nomeadamente as suas barreiras protetoras. O critério na escolha dos sabonetes deve ser mesmo o de evitar produtos que apresentem cores e fragrâncias artificiais.
3 – Lavar o cabelo diariamente
Não se deve lavar diariamente o cabelo, independentemente da sua extensão. Os especialistas não aconselham a lavagem diária do cabelo. Recomendam que se evite esse erro.
Aconselham as pessoas com o cabelo fino e delicado a lavar a cabeça duas vezes por semana. As pessoas com cabelo mais forte devem lavá-lo apenas uma vez por semana!
4 – Não espalhar devidamente o champô
O champô deve ser bem espalhado. Ele deve estar presente por todo o cabelo, uniformemente. É um erro concentrá-lo no topo da cabeça. No caso do condicionador, é diferente.
Este produto apenas deve ser espalhado do meio do cabelo até às pontas, sendo importante fazer uma massagem no couro cabeludo, sem friccionar excessivamente os extremos.
5 – Usar o mesmo champô, sempre
A pele envelhece com o passar dos anos. É algo natural. Por isso, ela modifica-se, o que também acontece com o cabelo. Há estudos que defendem que o cabelo perde proteína a partir dos 50 anos e fica sem elasticidade e densidade.
Desta forma, a partir desta idade, devemos passar a usar champôs sem sulfatos. Além disso, devemos usar mensalmente um condicionador com proteína que permita contribuir para o fortalecimento do cabelo.
6 – Usar sabonete ou champô exageradamente
É um erro comum exagerar na dose recomendada de gel de banho ou champô. Este erro revela-se um problema, porque pode secar ainda mais a pele. Este hábito é nocivo, porque pode gerar um efeito nefasto sobre a pele.
Ao exagerar no uso do champô e do condicionar, irá retirar brilho ao cabelo. Esse hábito também irá secar, irritar e descamar o couro cabeludo.
7 – Ensaboar todo o corpo uniformemente
Como no nosso corpo há partes mais sujeitas à sujidade e à oleosidade, como acontece com as axilas ou os pés, devemos ser mais generosos nessas partes, que são mais propícias a odores desagradáveis.
A pele dos braços e das pernas não necessita de ser tão ensaboada, como essas áreas do corpo.
8 – Não substituir a esponja
A esponja de banho deve ser substituída mensalmente. Caso contrário, ela irá tornar-se num foco de bactérias e infeções. Como pretende que ela apenas seja um elemento de limpeza, deve substituí-la com regularidade. Após o banho, a esponja deve ficar a secar de modo a evitar a formação de fungos e de outros agentes bacterianos.
9 – Água bem quente
Tomar banho com água muito quente é um hábito de muitas pessoas, que até o fazem no verão, exagerando no inverno e nos dias frios. A temperatura elevada da água remove muitos dos óleos naturais presentes na pele.
Por isso, um banho de água quente irá potenciar inflamações e originar comichão e irritações cutâneas. Por isso, lembre-se de moderar a temperatura da água de hoje em diante.
Fique a conhecer algumas curiosidades:
- Faz mal tomar banho depois de comer ou é um mito?
- Tomar banho todos os dias é realmente necessário?
- Tomar banho com vinagre de sidra? Sim! Descubra porquê.
10 – Esquecer-se de lavar as unhas
Devemos fazer uma correta lavagem das extremidades durante o banho. As unhas são frequentemente esquecidas, mas elas acumulam tanto lixo e sujidade que devem merecer uma atenção acrescida.
Faça por ter uma escova de unhas na banheira ou poliban. Assim, irá lembrar-se de aplicar sobre o sabonete na escova. No banho, deve esfregar bem com a esponja as unhas dos pés e as das mãos.
11 – Não lavar as costas
Embora se reconheça que possa ser difícil lavarmos as costas, há vários objetos capazes de nos ajudarem nessa difícil tarefa. Deve fazê-lo sempre. A zona das costas é das zonas mais propensas do corpo a acumular várias células mortas.
12 – Não enxaguar corretamente
Vivemos sempre com pressa. Por isso, queremos sempre despachar as tarefas. É um erro comum sair do banho com espuma no corpo. No entanto, deve evitar esse erro. Se não se enxaguar bem, poderá desenvolver dermatite irritativa, entre outros problemas de pele.
13 – Depilar-se
Muitas pessoas aproveitam o momento do banho para fazer a depilação. Muitas mulheres e alguns homens têm esse hábito. No entanto, o uso da gillette na pele, sem recurso a quaisquer cremes ou espumas específicos, irá originar irritações e vermelhidão na pele. Por isso, deve evitar esse erro.