Descubra o que não deve colocar a lavar na máquina da roupa. São coisas proibidas que levam a que possa vir a ter problemas.
A máquina de lavar a roupa é um eletrodoméstico fundamental em qualquer casa. Por vezes, as famílias abusam da máquina de lavar. Há pessoas que usam este eletrodoméstico para lavar tudo, camisolas e camisas, calças e calções, soutiens e cuecas, meias e sapatilhas, desconhecendo que há itens que são proibidos.
Se quer que a sua máquina de lavar se mantenha “saudável”, há que assegurar que não se prejudica a sua saúde… Saiba tudo o que não deve fazer para assegurar que não comete erros que levem o eletrodoméstico a necessitar de reparações ou de ser substituído!
Descubra o que não deve colocar lavar na máquina da roupa. São coisas proibidas que levam a que se tenha problemas.
Os 15 itens proibidos de lavar na máquina da roupa
1 – Soutiens
Os soutiens são objetos que devem ser lavados à mão, especialmente as peças com aro. Contudo, é um erro comum ver pessoas a insistirem no erro de colocar estes itens na lavagem na máquina. Ora, este erro acaba por resultar em peças que apresentam menor elasticidade, existindo uma perda significativa na capacidade de suporte do peito.
Os soutiens frequentemente têm aros. São peças de metal. Por isso, estes itens devem ficar afastados da máquina da roupa. Se este objeto metálico se soltar da peça, isso irá interferir com o bom funcionamento do eletrodoméstico. Se insistir em cometer este erro, coloque os soutiens dentro de um saco de pano e lembre-se de fechar o saco.
2 – Bolsas e mochilas
Deve verificar bem as instruções de limpeza destes objetos, sempre. A maior parte das bolsas e mochilas não devem ir à máquina de lavar. Por isso, deve sempre querer saber quais as orientações do fabricante. Desta forma, não cairá no erro de fazer o que não deve.
3 – Peluches
Apesar dos bonecos em pelúcia poderem ir à máquina de lavar a roupa, este não deve ser um procedimento comem. É um risco colocar os bonecos na máquina, pois eles podem perder elementos importantes, como um olho, um adereço.
Normalmente, os peluches são muito importantes para os mais novos. Eles têm um valor sentimental distinto. São quase amigos. Portanto, previna os desgostas das crianças e lave os peluches manualmente.
4 – Gorros de lã
Os gorros de lã perdem qualidades quando vão à máquina de lavar regularmente. Ora, estes itens necessitam de cuidados de lavagem regulares por se encontrarem em constante contacto com a transpiração.
Contudo, estes gorros apresentam um tecido delicado. Por isso, podem sair prejudicados num ciclo da máquina. As suas caraterísticas perdem-se numa lavagem feita na máquina. Desta forma, a solução é lavá-los à mão. Assim, eles manterão as suas qualidades.
5 – Peças delicadas
Para lavar a sua roupa de seda ou com rendas, deve escolher sempre o método tradicional (que é o mais antigo). Este tipo de peças deve ser lavado à mão. Se optar por lavar estas peças na máquina, arrisca-se a perder as suas peças favoritas.
6 – Almofadas com enchimento de penas
Lavar as suas almofadas e travesseiros na máquina pode ser complicado. Este tipo de peça não pode ser lavado na máquina. Por isso, certifique-se que as almofadas não têm enchimento de penas. Com a lavagem, as penas de aves tendem a apodrecer e adquirem maus cheiros.
7 – Peças com lantejoulas pedem cuidados especiais
As lantejoulas, ou quaisquer bordados delicados, tornam as peças mais difíceis de lavar. Essas peças não pertencem à máquina de lavar. Lave-as à mão ou leve à lavandaria. Estas peças apresentam costuras delicadas. Logo, não saem ilesas de um ciclo de lavagem.
8 – Algumas cortinas não devem ir à máquina
Algumas cortinas, especialmente as mais pesadas ou as cortinas que apresentam argolas metálicas, não devem ir à máquina. Para preservar estas peças, deve proceder a lavagens manuais ou profissionais. Mantenha as cortinas à janela e bem longe da máquina de lavar a roupa.
9 – Roupa desportiva
A roupa desportiva estraga-se com a centrifugação e as altas temperaturas. Por isso, é daquelas coisas que não deve lavar na máquina de lavar roupa. Estas roupas devem ser lavadas a seguir ao treino, quase no imediato.
Estas roupas estragam-se facilmente quando ficam esquecidas no cesto da roupa suja. Se usar amaciador da roupa, também comete um erro, uma vez que este produto bloqueia os fios da roupa. Por isso, o amaciador impede a eliminação do suor.
10 – Sapatilhas e sapato
Entre os itens proibidos de levar à máquina de lavar, encontram-se os sapatos em pele, sapatilhas desportivas ou ténis de qualidade básica. Apesar de alguns modelos de sapatilhas ou de sapatos estarem autorizados a ser lavados na máquina, existem cuidados básicos a ter em conta antes de os colocar na máquina.
A verdade é que tanto os sapatos, como as sapatilhas, não ficam bem lavados na máquina de lavar roupa. Além disso, este calçado até pode danificar o eletrodoméstico. Se deseja mesmo colocar o calçado na máquina e assegurar que evita avarias na mesma, então, deve colocar as peças num saco de pano e adicionar sempre uma peça têxtil a acompanhar, como um tapete, por exemplo.
11 – Roupas manchadas
Estas roupas não devem entrar na lavagem à máquina. Apesar de parecer algo contraditório, algumas nódoas não são compatíveis com as lavagens feitas na máquina, especialmente aquelas peças com produtos inflamáveis, nomeadamente óleo de cozinha, álcool e gasolina.
As roupas com quantidades elevadas de produtos deste género, até podem provocar um incêndio em casa, quando vão à máquina de lavar. Por isso, se manchou as suas roupas com um produto destes, uma substância inflamável, como a gasolina, opte primeiro por limpar a peça com um removedor de nódoas à base de solvente. Este produto pode ser comprado no supermercado.
12 – Gravatas na máquina de lavar a roupa
A maioria das gravatas são confecionadas com tecidos delicados, nomeadamente lã ou seda. Desta forma, as gravatas são itens que não deve lavar na máquina de lavar.
As gravatas acabam por perder qualidades, tendem a encolher ou a perder a forma e a cor. Por isso, a melhor opção é levar as gravatas para uma limpeza a seco, sempre que necessário.
13 – Panos de limpeza em microfibra
Estes itens também não devem ir à máquina de lavar. Os panos em microfibra são peças proibidas de se colocar na máquina. Se forem colocados na máquina, os panos em microfibra perdem a sua capacidade de absorção.
Ora, esta é uma qualidade que não se quer perder. Trata-se da principal caraterística destes itens. Os próprios fabricantes alertam que estes panos, para serem preservados, após cada uso, devem ser alvo de uma lavagem manual com água e sabão.
14 – Roupa com pelos de cão e gato
Entre as coisas que não deve lavar na máquina, estão as peças com amostras do seu pet. Podem ser lavadas, mas não é recomendado.
Por isso, as roupas que se encontram cobertas com pelos de animais de estimação não devem ir à máquina. Apesar de poderem sair limpas, estas peças podem fazer uma obstrução no filtro.
15 – Objetos de metal pedem atenção extra
Roupa que apresente detalhes em metal, não deve ser colocada na máquina. Roupas com objetos metálicos devem encontrar-se longe da sua máquina, sempre. Estes itens podem danificar a porta ou, até, obstruir o filtro.
Por isso, estas peças são itens proibidos. Desta forma, deve sempre analisar os bolsos, antes de colocar as suas peças para lavar, para verificar se estes têm objetos de metal (ou outros) que possam danificar a máquina.
Também deve existe um cuidado especial com roupas com fechos. O fecho deve estar sempre fechado. Peças de roupa que apresentem missangas podem ser lavadas na máquina. No entanto, estas roupas devem ser colocadas num saco de pano.
Leia também:
- Os melhores truques para eliminar manchas de desodorizante
- Truques infalíveis para limpar tecido de sofá
- 15 dicas para tirar nódoas de vinho tinto facilmente
Cuidados que deve ter no momento de lavar a roupa
Não deixe a roupa molhada lá dentro
É um ato desastroso deixar (ou esquecer-se) da roupa molhada dentro da máquina. Deve evitar fazê-lo, por que causa estragos. Quando a lavagem estiver concluída, retire toda a roupa do eletrodoméstico. Desta forma, evita que a máquina fique com bolor e adquira cheiros menos agradáveis.
Assim, deve retirar toda a roupa da máquina e mesmo que não consiga estender a roupa de imediato, a melhor solução é colocá-la num cesto de plástico.
Sem misturas de roupas
Se deseja poupar nas lavagens e, por isso, mistura peças diferentes, mais tarde ou mais cedo vai gastar dinheiro a comprar roupa nova.
Nunca se deve falhar na separação das suas peças. Apesar desta dica ser conhecida por todas as pessoas, muitas pessoas teimam em misturar roupas ou esquecem-se de fazer a separação. Ora, quando se coloca estas peças na máquina, a roupa fica desbotada ou manchada.
A solução é tomar nota, de forma a não falhar. Separadamente, lave roupas brancas e peças de cores claras, fazendo posteriormente outra máquina especialmente para a lavagem das roupas pretas e escuras.
Desta forma, não pode juntar uma camisa branca com as gangas escuras. Na dúvida, deve verificar sempre se as suas peças de cor deixam escapar tinta.
Não use sempre ciclos com água fria
É verdade que lavar com água fria poupa a máquina e a roupa. As peças mantêm a elasticidade e as suas cores. No entanto, isto pode não ser muito positivo para a máquina de lavar.
A máquina funcionará muito melhor se fizer uma lavagem no programa máximo, juntando 100ml de lixívia à lavagem. Faça-o 1 vez por mês.
Não use muito detergente
Quando se usa muito detergente, tal pode fazer com que a máquina fique com bolor. Esse é um problema que até pode fazer com que a roupa saia da lavagem com resíduos. Por isso, deve sempre usar a dose recomendada pelo fabricante que se encontra descrita na embalagem.
Não coloque roupa em excesso de uma só vez
Pode revelar-se tentador colocar a máquina de lavar cheia de roupa, de forma a esvaziar o cesto de roupa suja. No entanto, não pode colocar a roupa toda de uma só vez, porque o excesso de carga é problemático.
As peças não saem limpas como deveriam e até pode danificar a máquina. Por isso, em vez de poupar, pode ter que investir muito. Desta forma, não deve encher o tambor da máquina de lavar.
Veja sempre os bolsos
Verifique sempre a roupa. Nos bolsos, pode encontrar objetos proibidos, que devem ficar de fora das lavagens. Por exemplo, as chaves do carro podem ficar estragadas ou danificar a máquina.
As moedas também podem causar estragos, se forem parar ao filtro da máquina. Há outros objetos, como as canetas, que têm tinta e que, por isso, podem manchar toda a roupa durante a lavagem.
Como limpar a máquina de lavar roupa?
Há um truque que permite conservar a máquina de lavar roupa e garantir que ela fica apta para a sua função, mesmo com o passar do tempo. A máquina de lavar roupa dura em média nove anos.
Para assegurar que o eletrodoméstico funciona na sua plenitude durante o máximo de tempo possível, devemos conservá-la da melhor forma. Isto só se consegue se se souber lavar o próprio aparelho.
Mais vale fazer um investimento pequeno e comprar produtos certos para limpar o interior da máquina do que investir na compra de um eletrodoméstico novo.
O ácido cítrico
Esta é uma boa opção para esse efeito. Este produto permite remover o calcário que a máquina acumula.
Procedimento:
- Coloque 8 colheres de sopa deste ácido diretamente no tambor.
- Em seguida, lave a máquina, vazia, a 95ºC.
O vinagre branco
Esta é uma boa opção para esse efeito. Este produto é eficaz na remoção do calcário que a máquina acumula.
Deve ser utilizado 2 vezes por ano ou mais…
Caso lave a frio.
Caso utilize detergente em pó.
Caso habite numa zona em que a água é muito rica em calcário.
Deve colocar o produto diretamente no tambor e lave a 40ºC ou 60ºC, como com ácido o cítrico.
Este produto serve para limpar especificamente o tambor. Deite diretamente cerca de um litro de água a ferver. Esta quantidade, à partida, será suficiente para remover impurezas.
Quanto à gaveta onde o detergente é depositado, é necessário que a limpe de modo a evitar a acumulação de detergente seco, que pode gerar bolor. Basta retirar a gaveta e lavar com água morna diretamente no lava-louça.
Assegure que o objeto está bem seco, antes de o colocar no local. Para casos mais ‘graves’, utilize um pouco de lixívia ou vinagre branco, produtos que ajudam a resolver a questão.