Viaje através do deserto do Saara, o deserto de Gobi e outros destinos áridos incríveis! Fique a conhecer os maiores desertos do mundo!
Os desertos são regiões caracterizadas pela escassez de chuva e pelas temperaturas altas. Durante o verão, os termómetros podem superar os 50ºC. Mas o planeta Terra também tem desertos onde o frio se faz sentir durante todo o ano.
Há desertos espalhados em todos os continentes do globo terrestre que podem ser classificados como quentes ou frios. Confirme connosco quais são os 12 maiores desertos do mundo.
Os 12 maiores desertos do mundo
Uma parte do nosso planeta é composta por extensões de desertos que se estendem por determinados continentes.
Se alguns têm uma área territorial reduzida, outros comportam uma dimensão considerável. Conheça quais são os maiores desertos existentes em todo o mundo.
12 – Deserto de Karakum
Localizado na Ásia central, está o 12º maior deserto do mundo. O deserto de Karakum fica situado no território do Turcomenistão, país com uma área de cerca de meio milhão de km2. Karakum ou “areia negra” (traduzido do turcomeno) ocupa cerca de 70% dessa nação.
Uma curiosidade que envolve o inóspito deserto de Karakum é a cratera de Darvaza ou Porta do Inferno, localizada no Norte do Turcomenistão. É que esta cratera tem mais de 30 metros de profundidade, um diâmetro de 69 metros e arde sem aparente explicação há no mínimo cinco décadas, devido ao gás natural que provém do fundo da cratera.
Durante estes 50 anos, houve várias tentativas para extinguir esse fogo, mas nenhuma obteve sucesso.
Tamanho: 350.000 km²
Localização: Turcomenistão, Ásia
11 – Grande Deserto de Vitória
Situado no sudoeste da Austrália, o deserto de Vitória (em inglês: Great Victoria Desert) é, como seria previsível, escassamente povoado, devido ao seu clima extremamente seco, quente e árido. Apenas alguns grupos aborígenes se instalaram nesta área. Este deserto cobre uma área de 422.466 km² e tem uma extensão de mais de 700km.
Neste deserto australiano, existe uma grande diversidade de répteis e nele podemos encontrar a serpente mais venenosa do mundo. Referimo-nos à Taipan-ocidental ou Taipan-do-Interior, cientificamente denominada de Ocyuranus Microleoidotus.
A título de curiosidade, após o explorador Ernest Giles ter cruzado este deserto em 1875, o nome do deserto Vitória passou a remeter para a então Rainha Vitória do Reino Unido.
Tamanho: 422.466 km²
Localização: Austrália, Oceânia
10 – Deserto Sírio
O deserto Sírio, também conhecido como deserto Sírio-Árabe, localizado no sudeste asiático, inclui o norte da Península Arábica e estende-se pelo Iraque, Jordânia e Síria. Dois terços do território sírio são ocupados pelo deserto.
O seu clima é bastante quente e seco. Contudo, no inverno, as temperaturas podem baixar até aos 10 graus Celsius.
Historicamente este deserto foi habitado por povos beduínos, sendo que atualmente muitas tribos beduínas ainda permanecem na região, ocupando zonas próximas dos oásis, mantendo esses estilos de vida tradicionais.
O território do Deserto Sírio cobre uma área aproximada de 500 000 km², ou seja, tem quase o dobro do tamanho do Reino Unido.
Tamanho: 470.000 km²
Localização: Oriente Médio
9 – Deserto da Grande Bacia
Na zona fronteiriça, com as Montanhas Rochosas a leste e a Serra Nevada a oeste, encontramos o Deserto da Grande Bacia (Great Basin, em inglês). O clima seco da Grande Bacia deriva da cordilheira da Serra Nevada, no Leste californiano, que com os seus incríveis 4.421 metros de altitude bloqueiam a humidade oriunda do Oceano Pacífico.
Ocupando uma área de 492.000 km², a Grande Bacia tem quase o mesmo tamanho de Espanha, que tem cerca de 506.030km².
Tamanho: 492.000 km²
Localização: América do Norte
8 – Deserto de Chihuahua
Compartilhado pelos Estados Unidos da América e o México, o deserto de Chihuahua é o maior do continente norte americano. Este deserto ocupa grande parte do oeste do Texas, sudeste do Arizona, partes do sul do Rio Grande (ou Rio Bravo, para os mexicanos) do Novo México, bem como porções do norte e centro do planalto mexicano.
O deserto de Chihuahua, mesmo tendo um clima extremamente seco, contém lagos e rios como, por exemplo, o Rio Grande já citado, o qual estabelece naturalmente a fronteira entre os Estados Unidos da América e o México. É, assim, uma área rica em diversidade biológica, onde podemos encontrar variadas espécies de catos, aves, répteis e anfíbios.
Tamanho: 501.896 km²
Localização: América do Norte
7 – Deserto da Patagónia
O maior deserto do continente sul-americano é o deserto da Patagónia, uma região localizada principalmente no sul da Argentina (cerca de 75,5%). Porém, uma pequena parte encontra-se em território chileno (cerca de 24,5%), a Leste das Cordilheiras dos Andes.
Com um clima árido e semiárido, o deserto da Patagónia tem uma temperatura média anual de 5°Celsius. No geral, tem um clima temperado a frio.
As temperaturas podem variar conforme a sua localização geográfica. Quanto mais a sul, mais frio. A temperatura média anual no Norte é de 10 °C. Já na região sul, fica em torno dos 4 °C.
Na Patagónia Ocidental, o clima é oceânico frio (húmido e chuvoso). Em algumas regiões orientais, o clima é semi-árido. No extremo sul, o clima é subpolar.
Tamanho: 673.000 km²
Localização: América do Sul
6 – Deserto do Kalahari
Localizado na região do sul da África e estendendo-se por vários países, sendo estes a África do Sul, a Namíbia e o Botsuana, o deserto do Kalahari (nome este que deriva de uma palavra tsuana) é o segundo maior deserto do continente africano, ficando apenas atrás do deserto do Saara.
Existe ainda uma controvérsia sobre a classificação do Kalahari como um deserto. Esse “desentendimento” deve-se a estas regiões serem áridas e semi-áridas, contendo até savanas e pastagens.
O seu nome significa “a grande sede”.
Tamanho: 930.000 km²
Localização: África
5 – Deserto de Gobi
Gobi é o maior deserto asiático e o 5º maior do mundo. Este extenso deserto fica localizado entre a região norte da República Popular da China e a região sul da Mongólia. Traduzido do Mongol, a palavra Gobi significa deserto.
O Gobi é um deserto frio. A sua temperatura média anual é de 2°C. Isso ocorre, principalmente, pois está localizado num planalto com altitude média de 1.200 metros. No entanto, no verão, as médias em julho podem atingir os 33º Celsius e, nos meses mais frios, os termómetros baixam até aos – 20º Celsius.
Com toda a sua riqueza e qualidade dos seus jazigos fósseis, o deserto Gobi é também muito popular no mundo da paleontologia, estando classificado com um dos maiores sítios paleontológicos do mundo, local onde já foram descobertas várias e novas espécies de dinossauros, incluindo até fósseis petrificados ao ar livre.
Tamanho: 1.295.000 km²
Localização: Ásia
4 – Deserto da Arábia
Deserto da Arábia ou deserto Arábico, localizado na sub-região asiática do médio oriente, ele ocupa a maioria da Arábia Saudita e expande-se pelo Iémen, Jordânia, Iraque, Kuwait.
Este deserto é um dos locais com menor índice de biodiversidade do mundo, onde são poucas as espécies de animais e vegetais.
Climaticamente, no verão, as temperaturas variam entre os 40°Celsius e os 50°Celsius e, no inverno, as temperaturas têm uma média que oscila entre os 5°Celsius e os 15°Celsius, podendo atingir os 0 °C.
Rub’ al-Khālī (em português, ‘o quarto vazio’ ou ‘a quarta parte vazia’) é um dos maiores desertos do planeta e contém a maior área contínua de areia do mundo, com 650 mil km². Este deserto carateriza-se também pela presença de dunas que podem atingir os 250 metros de altura.
Tamanho: 1.855.000 km²
Localização: Oriente Médio
3 – Deserto do Saara
O Deserto do Saara é conhecido por ser o maior deserto quente do mundo. Oficialmente, é considerado o terceiro maior deserto da Terra, localizado no norte de África. Este deserto abrange 11 países, nomeando alguns: Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egipto, Mali, Sudão entre outros.
Para se ter uma noção, o deserto do Saara ocupa uma área equivalente à dos Estados Unidos da América, ocupando geograficamente cerca de um terço do vasto continente africano.
Durante o dia, os termómetros marcam entre 30ºC e 50ºC. Durante a noite, as temperaturas podem cair abaixo de 0 °C. Acredita-se que o clima desértico quente do Saara existe há cerca de 5 milhões de anos.
Como curiosidade, é no deserto do Saara que se encontram as incríveis e famosas pirâmides do Antigo Egipto e as suas dunas e areia podem atingir os 180 metros de altura.
Tamanho: 9.200.000 km²
Localização: África
2 – Ártico
O Ártico é considerado um deserto polar (assim como a Antártida). O vasto deserto Ártico é uma região que abrange países como a Rússia, a Noruega, a Gronelândia e o Alasca. A sua amplitude é superior a todo o continente europeu.
Como expectável, o deserto ártico é bastante frio, com uma média de temperatura de -2ºC. Os invernos são frios e longos e os verões são frescos e breves. Apesar do deserto ártico ser frio e rigoroso, também ele tem sido afetado pelo aquecimento global profunda e intensamente, uma vez que aquece duas vezes mais rápido que a média global.
Tamanho: 13.900.000 km²
Localização: Polo Norte
1 – Antártida
Antártida ou Antártica é um deserto polar, sendo o continente mais seco e frio do nosso planeta, abrangendo todo o Polo Sul e completamente coberto por glaciares.
Sendo o maior deserto do mundo, a sua área (14.200.000 km²) é aproximadamente duas vezes o tamanho da área do Brasil (8.416.000 km²)
Como curiosidade, foi na Antártida que se registou a temperatura mais baixa de sempre −82°Celsius, em 1983.
Tamanho: 14.200.000 km²
Localização: Polo Sul