Quem nunca cometeu um erro destes? Fique a conhecer alguns dos erros mais comuns a passar roupa a ferro. Passe a ferro como um pro! A experiência de passar a ferro não é agradável. Trata-se de uma tarefa que muitos preferem adiar ou não fazer. Depois, quando assumem que a responsabilidade de fazer o que têm de fazer, fazem o que não devem.
Há erros que são frequentemente cometidos no momento de passar a roupa a ferro. O que se revela um problema, porque se perdeu tempo e porque pode resultar em peças estragadas.
Os 10 erros mais comuns a passar roupa a ferro
Há alguns truques que nos ajudam a passar roupa a ferro corretamente. Ter um monte de roupa enrugada para passar é desmotivante, não é verdade? Ninguém gosta de saber que se vai passar muito tempo de pé para se livrar dos vincos da roupa. É algo que se preferia evitar. No entanto, há truques que permitem que se fique menos tempo a passar a ferro.
Dicas rápidas
- Coloque amaciador no momento da lavagem.
- Não encha muito a máquina. Deixe o espaço de um palmo de folga
- Estenda a roupa mal ela termine de lavar.
- Antes de estender, sacuda bem a roupa.
- Coloque a roupa bem esticada na corda ou no estendal.
- Quando a roupa seca, se possível, passe logo a ferro.
- Se não for possível, coloque as camisas em cabides.
- Também pode colocar as camisas nas costas de uma cadeira
- A roupa restante deve ficar bem esticada à espera do ferro
Aprenda a evitar os 10 erros mais comuns ao passar roupa a ferro
1 – Ter o ferro de engomar sujo
Atualmente, os ferros de engomar são muito mais fáceis de limpar. Eles já não sujam com tanta facilidade. Contudo, antes de começar a passar a ferro, é sempre importante confirmar se o ferro está limpo. Também deve verificar se a tampa do reservatório está bem fechada.
É possível que esse espaço apresente resíduos de calcário no interior ou de estampagens na base. Por isso, é importante fazer uma limpeza adequada.
2 – Passe a roupa numa base macia
A sua roupa só vai ficar bem passada se usar o ferro, na temperatura adequada, sobre uma superfície dura e lisa. Por isso, se passar a ferro em cima da cama, do sofá ou de outra superfície que não a tábua de passar a ferro não vai conseguir bons resultados.
3 – Tratar tudo por igual
Tenha em conta que há peças de roupa de materiais distintos. Por isso, deve ter cuidado com as especificidades dessas peças. Quando tem roupas de algodão, de seda, de poliéster ou de cetim, não pode esquecer que estas peças não podem ser passadas toda à mesma temperatura. Caso contrário, elas poderão ficar danificadas.
Por isso, deve separar as peças por tipo de material, antes de começar a passar. Desta forma, não irá necessitar de estar constantemente a ajustar a temperatura. O ajuste só é feito por blocos de peças.
4 – Não seguir uma determinada ordem
Existe uma determinada ordem que se deve seguir para não acabar com a peça mais enrugada do que quando começou a passar a ferro. Este truque é especialmente importante quando se trata de camisas. A ordem é a seguinte:
- Primeiro, comece a passar o ferro pelo colarinho.
- Depois, deve passar os ombros, os punhos e as mangas a ferro.
- Em seguida, comece numa lateral.
- No imediato, sem levantar a camisa da tábua passe até ao outro lado.
- Posteriormente, antes de colocar o ferro, é importante certificar-se que a peça se encontra bem lisa, para se assegurar que não fica com vincos.
5 – Não passar do avesso
As roupas pretas têm que ser passadas do avesso, sempre! O mesmo deve ser feito com as peças de roupa de cetim. Há certos materiais que vão ficar com a marca de lustro, se não os passar do avesso. Depois, a peça irá para o lixo, porque nunca mais se vai livrar desse brilho.
Há certas camisolas que precisam de uma temperatura alta que podem ficar marcadas pelo calor. Por isso, deve colocar um pano e apenas passar o ferro sobre ele. O mesmo deve ser feito com estampagens.
6 – Passar os lençóis abertos
Passar lençóis é uma perda de tempo. Não é necessário. Se fizer questão de o fazer, não passe os lençóis abertos. Dobre o lençol em 4 e passe uma parte de cada vez.
7 – Passar toalhas de banho
As toalhas de banho também não devem ser passadas a ferro. Além da perda de tempo, o calor do ferro irá ressecar as fibras das toalhas, o que as tornará ásperas. Para se ter as toalhas fofas e macias, deve colocar essas peças por alguns minutos na máquina de secar roupa. Também deve evitar passar roupa interior!
Aprenda a cuidar da sua roupa:
- Aprenda a limpar e branquear roupa interior sem a danificar
- Aprenda a lavar roupa de cama e banho com ótimos resultados
- Aprenda a tirar todas as manchas da roupa ou tecido
8 – Passar roupa usada
A roupa usada não deve ser passada. Se estiver algo suja, não ficará limpa. Pode até entranhar alguma da sujidade e do mau cheiro que apresente. Posteriormente, quando for lavar a roupa, as manchas e o cheiro desagradável permanecerão.
9 – Passar fechos e botões
É comum os botões das camisas partirem? A razão pode ser, porque está a passar os botões a ferro, diretamente. Para não riscar o ferro, nem estragar os botões, deve ter em conta que a zona dos botões deve ser passada do avesso.
10 – Passar primeiro a frente
Passar primeiro a frente e só depois atrás é um erro comum. Deve começar a passar as peças por trás, sejam t-shirts, polos ou camisolas. Deve ainda enfiar a camisola na tábua para passar. Senão, deixará a marca da gola nas peças.