Evite estes 10 erros comuns ao usar o micro-ondas! Utilize o seu aparelho de uma forma segura e eficiente! Apesar do micro-ondas ser um eletrodoméstico comum, presente em quase todas as casas, há muitas pessoas que não conhecem bem este aparelho. Por desconhecer como proceder devidamente com o micro-ondas, cometem gaffes que podem prejudicar a saúde do eletrodoméstico ou a própria (e dos restantes elementos da família).
Para que o bom funcionamento do eletrodoméstico se mantenha por muito tempo, há que adotar boas práticas, pois somente com os procedimentos corretos se consegue assegurar longevidade a estes aparelhos.
É comum trocar de micro-ondas? É sinal de que há muitos erros a serem cometidos. O micro-ondas pode ser um grande aliado na cozinha, mas se quer usufruir de todas as potencialidades deste eletrodoméstico por muito tempo, cuide bem dele. Há erros comuns que a maioria comete quando utiliza o micro-ondas, o que gera consequências negativas.
Nunca faça isto! Os 10 erros comuns ao usar o micro-ondas
1 – Usar recipientes não adequados ao aparelho
Este erro deve ser evitado a todo o custo, mas é considerado um dos erros mais comuns ao usar o micro-ondas. Para prolongar a vida do aparelho, deve evitar determinados produtos. Há recipientes de plástico que não se devem colocar no micro-ondas.
Tudo o que tem inox, metais ou folha de alumínio nunca deve ser colocado no aparelho. É até perigoso fazê-lo. Os recipientes com estes materiais estragam o aparelho. No imediato, ouvirá estalidos e poderá ver uns raios (tipo relâmpagos). Por isso, estes materiais podem até originar uma explosão ou descarga elétrica como parte da reação entre os raios do aparelho e o material do recipiente.
2 – Usar recipientes quadrados
É um erro comum usar recipientes quadrados para aquecer comida. Apesar de parecer algo estranho, é fácil de explicar. Este tipo de tupperwares têm os cantos muito duros.
O calor do micro-ondas não consegue chegar a todo o lado de uma forma uniforme, ficando partes quentes e outras frias. Deve optar sempre por recipientes redondos. Se não tiver tupperwares com esse formato, coloque a comida num prato e aqueça de seguida.
3 – Usar plásticos não adequados
Utilize exclusivamente os recipientes de plástico com a informação de que são adequados para micro-ondas. Todos os outros que não tiverem essa aprovação, não utilize, nunca. Se não cumprir esta regra, irá prejudicar a sua saúde! Esses recipientes vão libertar substâncias nocivas para os alimentos e, por isso, vão prejudicar a sua saúde.
Pior do que isso são os recipientes que não são livres de BPA’s (O Bisfenol – A, mais conhecido como BPA, é um produto químico usado na fabricação de plásticos). Eles até podem libertar partículas de plástico que, posteriormente, iremos ingerir.
4 – Somente usar a potência mais elevada
Normalmente, o micro-ondas é usado na potência máxima, ficando sempre assim (ou quase). É um erro comum na casa da maioria das pessoas. Estamos sempre com pressa. Por isso, quanto mais rápido o aparelho cumprir a sua função, melhor.
Contudo, esse erro deve ser evitado. Os alimentos têm características distintas. Devemos respeitar as caraterísticas do alimento no momento de o aquecer. Ao colocar sempre na mesma potência, estamos a desrespeitar o alimento. Os alimentos cozinham de diferentes formas. Por isso, se usar o mesmo método para todos, irá estragar ou alterar o sabor deles.
Assim, até há equipamentos com sugestões de tempo e intensidade diferentes para determinados alimentos. Nas instruções, poderá também encontrar algumas recomendações.
5 – Não limpar o micro-ondas
A limpeza regular deste eletrodoméstico é fundamental. Os resíduos ou líquidos que ficam nas paredes do aparelho até podem contaminar os alimentos que se pretende aquecer ou cozinhar. Desta forma, deve ter sempre o aparelho devidamente higienizado.
6 – Não tapar o recipiente
As tampas que vêm com os micro-ondas ou as que se compram no supermercado são muito importantes. Devem ser usadas para aquecer os alimentos. Além de serem uma proteção de higiene, elas evitam que os salpicos deixem o aparelho todo sujo.
A tampa nos recipientes serve inclusivamente como um escudo para os raios emitidos pelo aparelho. Além de manter o aparelho limpo, deve investir numa tampa de qualidade.
7 – Cozinhar ovos inteiros
É um erro comum tentar cozinhar ovos inteiros com casca no micro-ondas. Os ovos com a casca nunca podem ir ao micro-ondas. A acumulação de vapor no interior poderá até originar a explosão do ovo.
8 – Aquecer grandes pedaços de carne
Aquecer nacos de carne é um erro comum. Se colocar uma sobra de um lombo assado, ele pode escaldar por fora. No entanto, por dentro, a carne fica gelada.
Se o pedaço de carne é muito grande, o calor não irá chegar ao centro da peça, provocando um aquecimento irregular. Desta forma, para o aquecimento da carne ser uniforme, tem de partir a carne em pedaços menores.
Aprenda a usar os seus utensílios:
- Placa de fogão: indução ou vitrocerâmica. Qual a melhor opção?
- Ferro de engomar a vapor: como usar, vantagens e desvantagens
- Aprenda a limpar o forno eficazmente
9 – Aquecer ou cozinhar alimentos com casca fina
Há produtos com casca fina como batatas, tomates ou linguiças. Estes alimentos têm esta casca que serve para proteger o seu interior. A casca protege os alimentos do frio e do quente.
Por isso, se pretende aquecer estes alimentos no eletrodoméstico, deve primeiro perfurar a sua casca. Caso contrário, irá criar vapor no interior que não pode ser libertado. Com a ajuda de um garfo, deve perfurar várias vezes a casca. Posteriormente, pode então aquecer à vontade.
10 – Aquecer água
Aquecer água ou líquidos no aparelho é um erro comum. Este procedimento pode levar a que haja perigo de sobreaquecimento. Por isso, este erro pode até causar queimaduras. Tenha cuidado ao abrir a porta do micro-ondas, uma vez que a água passa muito rapidamente do estado líquido para o gasoso.
Assim, se quiser aquecer água, pode fazê-lo, mas de modo adequado. Faça-o sempre por pouco tempo de cada vez e vá repetindo as vezes necessárias até ela ter a temperatura de desejada.